Consumo de substâncias psicoativas na adolescência: que intervenção social escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Real, Daniela Inês Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5803
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar: Especialização em Crianças e Jovens em Risco.
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spelling Consumo de substâncias psicoativas na adolescência: que intervenção social escolar?AdolescênciaConsumo de substâncias psicoativasIntervenção social escolarPrevençãoAdolescenceUse of psychoactive substancesSocial intervention at schoolPreventionDomínio/Área Científica::Ciências SociaisTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar: Especialização em Crianças e Jovens em Risco.A adolescência é descrita como um período que acarreta grandes transformações na vida do jovem, podendo, assim, deixá-lo mais exposto e vulnerável face a inúmeros comportamentos de risco, nomeadamente o consumo de substâncias psicoativas que tem vindo a tomar grandes proporções entre a população mais jovem. Devido ao facto do juízo cognitivo do adolescente se encontrar ainda em desenvolvimento e em fase de maturação, este é caracterizado pela impulsividade e pela vivência do aqui e agora, do imediato, o que limita o seu poder de tomar decisões saudáveis face ao risco. Tendo em conta os dados estatísticos que confirmam o peso das prevalências desta problemática entre a população adolescente, e considerando que devido à obrigatoriedade escolar todos os jovens permanecem, durante um período de tempo significativo, em instituições escolares, atribui-se grande importância ao trabalho que é desenvolvido em meio escolar com vista à prevenção deste problema. Hoje em dia as crianças são integradas no setor da educação cada vez mais cedo e a escola apresenta-se como um importante agente socializador. Nesta medida, a comunidade escolar desempenha um trabalho decisivo no processo de integração plena e saudável dos indivíduos na sociedade. Devido aos inúmeros problemas sociais com que os alunos, e consequentemente a escola, se têm vindo a confrontar, impõe-se um trabalho preventivo, sobretudo por parte de trabalhadores da área social, face a comportamentos de risco que os jovens poderão vir a adotar. Assim, é de grande relevância estudar a configuração e o impacto da intervenção social escolar desenvolvida no âmbito de determinados comportamentos de risco entre os alunos, como o eventual comportamento de consumo de substâncias psicoativas. Considerando os impactos deste fenómeno, a nível da saúde física e mental dos indivíduos, assim como sociais, económicos e, portanto, de sustentabilidade das sociedades, não obstante as políticas de dissuasão e tratamento da toxicodependência, verificou-se com a revisão da literatura que persiste uma insuficiência no que diz respeito à informação acerca da intervenção social escolar desenvolvida no âmbito da problemática em estudo concluindo-se que, em Portugal, a discussão em torno deste assunto tem vindo a diminuir. Constatou-se, ainda, uma insuficiência no que diz respeito aos esforços que têm sido feitos no sentido de prevenir estes comportamentos. Deste modo, a presente investigação dedicou-se à análise da Intervenção Social Escolar realizada, na Escola Secundária Amato Lusitano de Castelo Branco, face ao consumo de substâncias psicoativas na adolescência. Assim, este trabalho de investigação social foi desenvolvido com vista à apresentação de uma proposta do projeto de intervenção social escolar preventiva, no âmbito da problemática em estudo. Assim, este trabalho de investigação social de cariz exploratório e qualitativo foi desenvolvido com base em entrevistas semiestruturadas que captaram o conhecimento de alunos-adolescentes e de profissionais, com vista à fundamentação e apresentação de uma proposta de intervenção social escolar preventiva, no âmbito da problemática em estudo.Adolescence is described as a period which entails major transformations in the life of the young, and may, thus, leave them more exposed and vulnerable to various risk behaviors, in particular the use of psychoactive substances, which has been taking large proportions amongst the younger population. Due to his or her cognitive judgement being still in development and in the stage of maturation, the teenager is characterized by impulsiveness and experience of the "here and now", which limits their ability to make healthy decisions when facing risk factors. Taking into account the statistical data confirming the weight of this problema amongst the adolescent population, and considering that due to mandatory school all young people remain, for a significant period of time, in educational institutions, a great importance is given to the work developed in this particular environment aiming the prevention of this issue. Nowadays children are integrated into the education sector earlier than ever making school a very important socializing agent. To this extent, the school community plays a decisive role in the process of a complete and healthy integration of the individuals in society. As a result of the several social problems that the students, and therefore the school, must face, a preventive work is necessary, mainly by social workers, against risk behaviors that young people may choose to adopt. For this reason, it's of great importance to study the configuration and impact of social intervention at school developed in the context of certain risk behaviors among students, one of which is the possible use of psychoactive substances. Considering the impacts of this phenomenon on the physical and mental health of individuals, as well as social, economic and, therefore, sustainability of societies, despite the policies of deterrence and treatment of drug addiction, it was verified with the literature review that there is still a lack of information regarding the social intervention of the school in the context of the problem at hand was observed, concluding this way that, in Portugal, the discussion around this matter has been diminishing. An inadequacy concerning the efforts made in order to prevent these kind of behaviors was also found. This investigation focused on the analysis of the social intervention carried out at the Amato Lusitano Secondary School in Castelo Branco, concerning the use of psychoactive substances by teenagers. Thus, this research was developed aiming to present a proposal of preventive social intervention at school project concerning the issue studied. Thus, this exploratory and qualitative social research was developed based on semi-structured interviews that captured the knowledge of students-adolescents and professionals, with a view to the foundation and presentation of a proposal of preventive school social intervention, within the scope of the problematic in study.Vieira, Sandra Regina Alexandre FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoReal, Daniela Inês Nunes2017-12-15T10:06:17Z2017-10-262017-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5803TID:201783452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:16Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:34.779082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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