A inovação de serviço no setor público : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19255 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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A inovação de serviço no setor público : um estudo exploratórioInovaçãoInovação nos ServiçosInovação no Setor PúblicoLaboratório de Experimentação da Administração PublicaInnovationService innovationPublic Sector InnovationExperimentation Laboratory for Public AdministrationMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA inovação constitui uma fonte de vantagem competitiva para as empresas. Para o Setor Público a inovação surge como um elemento central na eficiência e eficácia dos serviços, contando com a tecnologia e pessoas para a sua implementação. No entanto, valores como a rigidez, burocracia e aversão ao risco, característicos do Setor Público, contrastam com os valores da inovação como a flexibilidade, agilidade e propensão ao risco. Em Portugal destacam-se medidas para inovar no Setor Público como o Simplex e o Programa Aproximar que pretenderam, respetivamente, superar os constrangimentos organizacionais e aproximar os serviços aos cidadãos. Recentemente, o Governo português apostou no Laboratório de Experimentação da Administração Pública (LabX) e na criação de um espaço para a experimentação de novas soluções, focando a sua metodologia no cidadão, trabalhando em conjunto com o Setor Público, Privado e academia. O LabX não surge apenas como uma unidade que desenvolve projetos, como se propõe igualmente a transformar a cultura do Setor Público, incentivando práticas mais colaborativas e centradas nos utilizadores. O presente trabalho destina-se à análise do LabX e de três projetos realizados. A metodologia de análise contou com uma observação participante realizada no laboratório. Os três pontos principais pretendem focar: a importância do laboratório para o Setor Público português e de que forma desenvolve os seus projetos; como consegue estabelecer parcerias no Setor Público e Privado; e de que forma utiliza as opiniões dos cidadãos para desenvolver e melhorar os serviços públicos.Innovation is a source of competitive advantage for companies. Within the Public Sector, innovation emerges as a central element in the efficiency and effectiveness of services, relying on technology and people for implementation. Values like rigidity, burocracy and risk aversion that are characteristic of the Public Sector contrast with the values of innovation regarding flexibility, agility and risk propensity. Measures such as the Simplex and Programa Aproximar, that wanted to break silos and bring services closer to citizens are highlighted in the case of Portugal. Recently the Portuguese government invested in the Experimentation Laboratory for Public Administration (LabX) and in the creation of a space for experimentation of new solutions, with a methodology focused on citizens, working with the Public Sector, Private Sector and academia. The present work intends to analyse LabX and three of the projects carried out. The methodology of analysis included a participant observation in LabX. LabX not only emerges as a project developer unit, it also aims to transform the culture of a sector, by encouraging collaborative practices centered in users. The three main points focus on: the importance of the laboratory for the Portuguese Public Sector and how it develops its projects; how can it establish partnerships with both the Private and Public Sector; and how it uses the citizens? opinions to develop and build new public services.Instituto Superior de Economia e GestãoSimões, Vítor CoradoRepositório da Universidade de LisboaParalta, Patrícia Louro2020-07-08T00:30:15Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19255porParalta, Patrícia Louro (2019). "A inovação de serviço no setor público : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:10.628976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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