O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.28050 |
Resumo: | Este artigo aborda a importância do diálogo multidisciplinar entre a disciplina de arte e as demais disciplinas do currículo escolar, no ensino básico, para o sucesso das práticas de alfabetização e letramento/ multiletramento. O problema que motivou a pesquisa que se encontra relatada neste artigo foi como o ensino de arte poderia contribuir com o sucesso do processo de alfabetização e letramento/ multiletramento e quiçá para uma proposta de currículo interdisciplinar. Esse artigo faz parte da pesquisa de mestrado de um dos autores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, envolvendo procedimentos de levantamento bibliográfico da literatura voltada para os fundamentos analíticos do discurso da pesquisa. Abrange também relatos descritos por um dos autores sobre sua experiência como docente de Arte, seguindo etapas da metodologia de pesquisa interdisciplinar. Verificou-se que a arte tem um grande potencial de diálogo com as demais disciplinas curriculares e contribuidor dos processos de alfabetização, letramento e multiletramento. No entanto, isso se potencializaria, se pudesse dialogar intencionalmente com outras disciplinas, num processo de construção de um currículo interdisciplinar. |
id |
RCAP_ea90576d32c3bac0ae36e9a05b25ecbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28050 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e MultiletramentoArtigosEste artigo aborda a importância do diálogo multidisciplinar entre a disciplina de arte e as demais disciplinas do currículo escolar, no ensino básico, para o sucesso das práticas de alfabetização e letramento/ multiletramento. O problema que motivou a pesquisa que se encontra relatada neste artigo foi como o ensino de arte poderia contribuir com o sucesso do processo de alfabetização e letramento/ multiletramento e quiçá para uma proposta de currículo interdisciplinar. Esse artigo faz parte da pesquisa de mestrado de um dos autores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, envolvendo procedimentos de levantamento bibliográfico da literatura voltada para os fundamentos analíticos do discurso da pesquisa. Abrange também relatos descritos por um dos autores sobre sua experiência como docente de Arte, seguindo etapas da metodologia de pesquisa interdisciplinar. Verificou-se que a arte tem um grande potencial de diálogo com as demais disciplinas curriculares e contribuidor dos processos de alfabetização, letramento e multiletramento. No entanto, isso se potencializaria, se pudesse dialogar intencionalmente com outras disciplinas, num processo de construção de um currículo interdisciplinar.This article addresses the importance of multidisciplinary dialogue between the discipline of art and other disciplines of the school curriculum, in primary education, for the success of literacy and literacy/multilingualism practices. The problem that motivated the research reported in this article was how art teaching could contribute to the success of the literacy and literacy/multilingualism process and perhaps to a proposal for an interdisciplinary curriculum. This article is part of the master's research of one of the authors, with the second author as advisor. It is an exploratory, qualitative research, involving bibliographic survey of the literature focused on the analytical foundations of the research discourse. It also includes reports described by one of the authors about his experience as an Art teacher. For the content analysis, steps of the interdisciplinary research methodology were used. It was found that art has a great multidisciplinary potential and contributor to the processes of literacy, literacy and multilingualism, however, this would be enhanced if it could intentionally dialogue with other subjects, in a process of building an interdisciplinary curriculum.Este artículo aborda la importancia del diálogo multidisciplinar entre la disciplina del arte y otras disciplinas del currículo escolar, en la educación primaria, para el éxito de las prácticas de alfabetización y alfabetización/multilingüismo. El problema que motivó la investigación de la que se informa en este artículo fue cómo la enseñanza del arte podría contribuir al éxito del proceso de alfabetización y alfabetización/multilingüismo y, tal vez, a una propuesta de currículo interdisciplinario. Este artículo forma parte de la investigación de maestría de uno de los autores, con el segundo autor como asesor. Se trata de una investigación exploratoria y cualitativa, que incluye un estudio bibliográfico de la literatura centrado en los fundamentos analíticos del discurso de la investigación. También incluye informes descritos por uno de los autores sobre su experiencia como profesor de Arte. Para el análisis de contenido, se utilizaron los pasos de la metodología de investigación interdisciplinaria. Se constató que el arte tiene un gran potencial multidisciplinar y contribuye a los procesos de alfabetización, lectura y escritura y multilingüismo, sin embargo, esto se vería potenciado si pudiera dialogar intencionadamente con otras materias, en un proceso de construcción de un currículo interdisciplinar. Cet article traite de l'importance du dialogue multidisciplinaire entre la discipline de l'art et les autres disciplines du programme scolaire, dans l'enseignement primaire, pour la réussite des pratiques d'alphabétisation et d'alphabétisation/multilinguisme. La problématique qui a motivé la recherche rapportée dans cet article est de savoir comment l'enseignement de l'art pourrait contribuer à la réussite du processus de littératie et de littératie/multilinguisme et peut-être à une proposition de curriculum interdisciplinaire. Cet article fait partie de la recherche de maîtrise de l'un des auteurs, avec le deuxième auteur comme conseiller. Il s'agit d'une recherche exploratoire, qualitative, comprenant une étude bibliographique de la littérature axée sur les fondements analytiques du discours de recherche. Elle comprend également des rapports décrits par l'un des auteurs sur son expérience en tant que professeur d'art. Pour l'analyse de contenu, les étapes de la méthodologie de recherche interdisciplinaire ont été utilisées. Il a été constaté que l'art a un grand potentiel multidisciplinaire et contribue aux processus d'alphabétisation, de littératie et de multilinguisme, cependant, cela serait renforcé s'il pouvait dialoguer intentionnellement avec d'autres matières, dans un processus de construction d'un curriculum interdisciplinaire. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.28050por1646-2335Migyiama, LeonardoGonzaga, Kátiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-28T13:30:19Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:07.047739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento |
title |
O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento |
spellingShingle |
O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento Migyiama, Leonardo Artigos |
title_short |
O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento |
title_full |
O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento |
title_fullStr |
O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento |
title_full_unstemmed |
O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento |
title_sort |
O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento |
author |
Migyiama, Leonardo |
author_facet |
Migyiama, Leonardo Gonzaga, Kátia |
author_role |
author |
author2 |
Gonzaga, Kátia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Migyiama, Leonardo Gonzaga, Kátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo aborda a importância do diálogo multidisciplinar entre a disciplina de arte e as demais disciplinas do currículo escolar, no ensino básico, para o sucesso das práticas de alfabetização e letramento/ multiletramento. O problema que motivou a pesquisa que se encontra relatada neste artigo foi como o ensino de arte poderia contribuir com o sucesso do processo de alfabetização e letramento/ multiletramento e quiçá para uma proposta de currículo interdisciplinar. Esse artigo faz parte da pesquisa de mestrado de um dos autores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, envolvendo procedimentos de levantamento bibliográfico da literatura voltada para os fundamentos analíticos do discurso da pesquisa. Abrange também relatos descritos por um dos autores sobre sua experiência como docente de Arte, seguindo etapas da metodologia de pesquisa interdisciplinar. Verificou-se que a arte tem um grande potencial de diálogo com as demais disciplinas curriculares e contribuidor dos processos de alfabetização, letramento e multiletramento. No entanto, isso se potencializaria, se pudesse dialogar intencionalmente com outras disciplinas, num processo de construção de um currículo interdisciplinar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.28050 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.28050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130952061943808 |