Factores de risco e protecção na vitimação em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Bruno Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/61
http://hdl.handle.net/20.500.11816/61
Resumo: O presente estudo tem como principais objectivos analisar a dimensão e as tipologias da violência escolar e sua diferenciação em função de variáveis socio-demográficas, bem como a análise dos factores de risco e protecção subjacentes à vítima. Este estudo empírico contou com uma amostra de 425 alunos de uma escola básica do Grande Porto, sendo 49,2 % do sexo masculino (N=290), e 49,2% do sexo feminino (N=290), avaliados por 3 instrumentos, nomeadamente o Questionário de Factores de Risco (QFR), o Questionário de Avaliação da violência na escola e nos tempos livres (CEVEO), e pelo Questionário de Personalidade para crianças e jovens (EPQ-J). No estudo, foi verificado que 68% da amostra sofre, ou já sofreu situações de agressão, tendo-se constatado que a vitimação ocorre na sua maioria sob a forma de exclusão nomeadamente, através dos actos de ignorar, e do impedimento de participar em actividades com o grupo de pares, e a segunda mais verificada, foi a agressão verbal através do insulto A terceira agressão mais aferida foi a física, através do pontapear, e a agressão que surge como sendo a menos frequente, é a agressão de carácter sexual em que uma percentagem muito reduzida referiu ter sido alvo de frases, insultos ou atitudes de carácter sexual. Relativamente às hipóteses formuladas não houve diferenças no que diz respeito às variáveis sócio-demográficas. Quanto aos factores de risco constatou-se que as vitimas percepcionam o ambiente escolar como sendo negativo, apresentando dificuldades em serem aceites pelo grupo de pares. No que diz respeito à família, verificou-se que as vítimas apresentam um fraco suporte afectivo, assim como uma supervisão parental diminuída. Constatou-se também, que as vitimas consideram que o comportamento agressivo favorece os agressores, nomeadamente no estatuto que adquirem junto dos colegas sendo desta forma reconhecidos como sendo os mais “fortes” e “populares”.
id RCAP_ea96198349fc1a8f26c08ed850d11223
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/61
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Factores de risco e protecção na vitimação em contexto escolarbullyingvitimaçãoescolaO presente estudo tem como principais objectivos analisar a dimensão e as tipologias da violência escolar e sua diferenciação em função de variáveis socio-demográficas, bem como a análise dos factores de risco e protecção subjacentes à vítima. Este estudo empírico contou com uma amostra de 425 alunos de uma escola básica do Grande Porto, sendo 49,2 % do sexo masculino (N=290), e 49,2% do sexo feminino (N=290), avaliados por 3 instrumentos, nomeadamente o Questionário de Factores de Risco (QFR), o Questionário de Avaliação da violência na escola e nos tempos livres (CEVEO), e pelo Questionário de Personalidade para crianças e jovens (EPQ-J). No estudo, foi verificado que 68% da amostra sofre, ou já sofreu situações de agressão, tendo-se constatado que a vitimação ocorre na sua maioria sob a forma de exclusão nomeadamente, através dos actos de ignorar, e do impedimento de participar em actividades com o grupo de pares, e a segunda mais verificada, foi a agressão verbal através do insulto A terceira agressão mais aferida foi a física, através do pontapear, e a agressão que surge como sendo a menos frequente, é a agressão de carácter sexual em que uma percentagem muito reduzida referiu ter sido alvo de frases, insultos ou atitudes de carácter sexual. Relativamente às hipóteses formuladas não houve diferenças no que diz respeito às variáveis sócio-demográficas. Quanto aos factores de risco constatou-se que as vitimas percepcionam o ambiente escolar como sendo negativo, apresentando dificuldades em serem aceites pelo grupo de pares. No que diz respeito à família, verificou-se que as vítimas apresentam um fraco suporte afectivo, assim como uma supervisão parental diminuída. Constatou-se também, que as vitimas consideram que o comportamento agressivo favorece os agressores, nomeadamente no estatuto que adquirem junto dos colegas sendo desta forma reconhecidos como sendo os mais “fortes” e “populares”.2011-10-12T13:50:35Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/61http://hdl.handle.net/20.500.11816/61porAlves, Bruno Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T13:58:49Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/61Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:57:01.800909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Factores de risco e protecção na vitimação em contexto escolar
title Factores de risco e protecção na vitimação em contexto escolar
spellingShingle Factores de risco e protecção na vitimação em contexto escolar
Alves, Bruno Martins
bullying
vitimação
escola
title_short Factores de risco e protecção na vitimação em contexto escolar
title_full Factores de risco e protecção na vitimação em contexto escolar
title_fullStr Factores de risco e protecção na vitimação em contexto escolar
title_full_unstemmed Factores de risco e protecção na vitimação em contexto escolar
title_sort Factores de risco e protecção na vitimação em contexto escolar
author Alves, Bruno Martins
author_facet Alves, Bruno Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Bruno Martins
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
vitimação
escola
topic bullying
vitimação
escola
description O presente estudo tem como principais objectivos analisar a dimensão e as tipologias da violência escolar e sua diferenciação em função de variáveis socio-demográficas, bem como a análise dos factores de risco e protecção subjacentes à vítima. Este estudo empírico contou com uma amostra de 425 alunos de uma escola básica do Grande Porto, sendo 49,2 % do sexo masculino (N=290), e 49,2% do sexo feminino (N=290), avaliados por 3 instrumentos, nomeadamente o Questionário de Factores de Risco (QFR), o Questionário de Avaliação da violência na escola e nos tempos livres (CEVEO), e pelo Questionário de Personalidade para crianças e jovens (EPQ-J). No estudo, foi verificado que 68% da amostra sofre, ou já sofreu situações de agressão, tendo-se constatado que a vitimação ocorre na sua maioria sob a forma de exclusão nomeadamente, através dos actos de ignorar, e do impedimento de participar em actividades com o grupo de pares, e a segunda mais verificada, foi a agressão verbal através do insulto A terceira agressão mais aferida foi a física, através do pontapear, e a agressão que surge como sendo a menos frequente, é a agressão de carácter sexual em que uma percentagem muito reduzida referiu ter sido alvo de frases, insultos ou atitudes de carácter sexual. Relativamente às hipóteses formuladas não houve diferenças no que diz respeito às variáveis sócio-demográficas. Quanto aos factores de risco constatou-se que as vitimas percepcionam o ambiente escolar como sendo negativo, apresentando dificuldades em serem aceites pelo grupo de pares. No que diz respeito à família, verificou-se que as vítimas apresentam um fraco suporte afectivo, assim como uma supervisão parental diminuída. Constatou-se também, que as vitimas consideram que o comportamento agressivo favorece os agressores, nomeadamente no estatuto que adquirem junto dos colegas sendo desta forma reconhecidos como sendo os mais “fortes” e “populares”.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-10-12T13:50:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/61
http://hdl.handle.net/20.500.11816/61
url https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/61
http://hdl.handle.net/20.500.11816/61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131644026683392