HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Inês
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Elias, Cláudia, Correia, Andreia, David, Diana, Telo, Mónica, Linhares, Elisabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19298
Resumo: Quando os hábitos de higiene são trabalhados na infância, será mais fácil às crianças de incorporar hábitos saudáveis na sua vida. Assim, o presente estudo, de natureza mista, pretendeu: a) conhecer os hábitos de higiene dos alunos de uma turma do 6.º ano (2.º CEB) e b) compreender se existe alguma relação entre os conhecimentos dos alunos em relação à higiene e as suas práticas de higiene. O inquérito por questionário utilizado foi aplicado a uma turma do 6. º ano do 2.º CEB de uma escola pública do conselho de Ourém. Os alunos responderam individualmente, sem qualquer informação prévia sobre a problemática em estudo – a higiene. Os alunos participantes deste estudo apresentaram alguns conhecimentos relativos aos hábitos de higiene reconhecendo a sua importância para uma vida mais saudável. No entanto, verifica-se que alguns comportamentos não se coadunam com hábitos de higiene adequados. Não obstante essa situação, na maioria dos casos, as práticas dos alunos estão relacionadas com os seus conhecimentos relativos ao tema. Conclui-se que a escola tem um papel fulcral na formação de crianças com os conhecimentos adequados e na promoção de práticas que se coadunam com uma higiene infantil adequada.
id RCAP_ea9e200ec835353179efee0207d23b30
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEBHÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEBArtigosQuando os hábitos de higiene são trabalhados na infância, será mais fácil às crianças de incorporar hábitos saudáveis na sua vida. Assim, o presente estudo, de natureza mista, pretendeu: a) conhecer os hábitos de higiene dos alunos de uma turma do 6.º ano (2.º CEB) e b) compreender se existe alguma relação entre os conhecimentos dos alunos em relação à higiene e as suas práticas de higiene. O inquérito por questionário utilizado foi aplicado a uma turma do 6. º ano do 2.º CEB de uma escola pública do conselho de Ourém. Os alunos responderam individualmente, sem qualquer informação prévia sobre a problemática em estudo – a higiene. Os alunos participantes deste estudo apresentaram alguns conhecimentos relativos aos hábitos de higiene reconhecendo a sua importância para uma vida mais saudável. No entanto, verifica-se que alguns comportamentos não se coadunam com hábitos de higiene adequados. Não obstante essa situação, na maioria dos casos, as práticas dos alunos estão relacionadas com os seus conhecimentos relativos ao tema. Conclui-se que a escola tem um papel fulcral na formação de crianças com os conhecimentos adequados e na promoção de práticas que se coadunam com uma higiene infantil adequada.When hygiene habits ​​are worked out in childhood, it will be easier for children to incorporate healthy habits into their life. Thus, the present study, of a mixed nature, intended to: a) know the hygiene of students in a class of 6th grade (2nd CEB) and b) understand whether there is any relationship between students' knowledge in relation to hygiene and hygiene practices. The questionnaire survey used was applied to a group of the 6th grade of the 2nd CEB of a public school of the council of Ourém. The students answered individually, without any previous information about the problem under study - hygiene. The students participating in this study presented some knowledge about hygiene habits recognizing their importance for a healthier life. However, it appears that some behaviors do not fit with proper hygiene habits. Notwithstanding this situation, in most cases, students' practices are related to their knowledge of the subject. It is concluded that the school has a central role in training children with adequate knowledge and in promoting practices that are consistent with adequate child hygiene.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19298por2182-9608Cabral, InêsElias, CláudiaCorreia, AndreiaDavid, DianaTelo, MónicaLinhares, Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:05.042721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB
HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB
title HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB
spellingShingle HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB
Cabral, Inês
Artigos
title_short HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB
title_full HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB
title_fullStr HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB
title_full_unstemmed HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB
title_sort HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB
author Cabral, Inês
author_facet Cabral, Inês
Elias, Cláudia
Correia, Andreia
David, Diana
Telo, Mónica
Linhares, Elisabete
author_role author
author2 Elias, Cláudia
Correia, Andreia
David, Diana
Telo, Mónica
Linhares, Elisabete
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Inês
Elias, Cláudia
Correia, Andreia
David, Diana
Telo, Mónica
Linhares, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Quando os hábitos de higiene são trabalhados na infância, será mais fácil às crianças de incorporar hábitos saudáveis na sua vida. Assim, o presente estudo, de natureza mista, pretendeu: a) conhecer os hábitos de higiene dos alunos de uma turma do 6.º ano (2.º CEB) e b) compreender se existe alguma relação entre os conhecimentos dos alunos em relação à higiene e as suas práticas de higiene. O inquérito por questionário utilizado foi aplicado a uma turma do 6. º ano do 2.º CEB de uma escola pública do conselho de Ourém. Os alunos responderam individualmente, sem qualquer informação prévia sobre a problemática em estudo – a higiene. Os alunos participantes deste estudo apresentaram alguns conhecimentos relativos aos hábitos de higiene reconhecendo a sua importância para uma vida mais saudável. No entanto, verifica-se que alguns comportamentos não se coadunam com hábitos de higiene adequados. Não obstante essa situação, na maioria dos casos, as práticas dos alunos estão relacionadas com os seus conhecimentos relativos ao tema. Conclui-se que a escola tem um papel fulcral na formação de crianças com os conhecimentos adequados e na promoção de práticas que se coadunam com uma higiene infantil adequada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19298
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485854568448