HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEB
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19298 |
Resumo: | Quando os hábitos de higiene são trabalhados na infância, será mais fácil às crianças de incorporar hábitos saudáveis na sua vida. Assim, o presente estudo, de natureza mista, pretendeu: a) conhecer os hábitos de higiene dos alunos de uma turma do 6.º ano (2.º CEB) e b) compreender se existe alguma relação entre os conhecimentos dos alunos em relação à higiene e as suas práticas de higiene. O inquérito por questionário utilizado foi aplicado a uma turma do 6. º ano do 2.º CEB de uma escola pública do conselho de Ourém. Os alunos responderam individualmente, sem qualquer informação prévia sobre a problemática em estudo – a higiene. Os alunos participantes deste estudo apresentaram alguns conhecimentos relativos aos hábitos de higiene reconhecendo a sua importância para uma vida mais saudável. No entanto, verifica-se que alguns comportamentos não se coadunam com hábitos de higiene adequados. Não obstante essa situação, na maioria dos casos, as práticas dos alunos estão relacionadas com os seus conhecimentos relativos ao tema. Conclui-se que a escola tem um papel fulcral na formação de crianças com os conhecimentos adequados e na promoção de práticas que se coadunam com uma higiene infantil adequada. |
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HÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEBHÁBITOS DE HIGIENE DE ALUNOS DO 6.º ANO DO 2.º CEBArtigosQuando os hábitos de higiene são trabalhados na infância, será mais fácil às crianças de incorporar hábitos saudáveis na sua vida. Assim, o presente estudo, de natureza mista, pretendeu: a) conhecer os hábitos de higiene dos alunos de uma turma do 6.º ano (2.º CEB) e b) compreender se existe alguma relação entre os conhecimentos dos alunos em relação à higiene e as suas práticas de higiene. O inquérito por questionário utilizado foi aplicado a uma turma do 6. º ano do 2.º CEB de uma escola pública do conselho de Ourém. Os alunos responderam individualmente, sem qualquer informação prévia sobre a problemática em estudo – a higiene. Os alunos participantes deste estudo apresentaram alguns conhecimentos relativos aos hábitos de higiene reconhecendo a sua importância para uma vida mais saudável. No entanto, verifica-se que alguns comportamentos não se coadunam com hábitos de higiene adequados. Não obstante essa situação, na maioria dos casos, as práticas dos alunos estão relacionadas com os seus conhecimentos relativos ao tema. Conclui-se que a escola tem um papel fulcral na formação de crianças com os conhecimentos adequados e na promoção de práticas que se coadunam com uma higiene infantil adequada.When hygiene habits are worked out in childhood, it will be easier for children to incorporate healthy habits into their life. Thus, the present study, of a mixed nature, intended to: a) know the hygiene of students in a class of 6th grade (2nd CEB) and b) understand whether there is any relationship between students' knowledge in relation to hygiene and hygiene practices. The questionnaire survey used was applied to a group of the 6th grade of the 2nd CEB of a public school of the council of Ourém. The students answered individually, without any previous information about the problem under study - hygiene. The students participating in this study presented some knowledge about hygiene habits recognizing their importance for a healthier life. However, it appears that some behaviors do not fit with proper hygiene habits. Notwithstanding this situation, in most cases, students' practices are related to their knowledge of the subject. It is concluded that the school has a central role in training children with adequate knowledge and in promoting practices that are consistent with adequate child hygiene.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19298por2182-9608Cabral, InêsElias, CláudiaCorreia, AndreiaDavid, DianaTelo, MónicaLinhares, Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:05.042721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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