Hábitos de leitura no 2º CEB: discursos de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiana Andreia Castro e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23313
Resumo: O foco do presente estudo é a relação entre os sujeitos e os hábitos de leitura numa lógica de compreender se a família, a escola e a sociedade são capazes de motivar suficientemente crianças do segundo ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento de hábitos de leitura como forma de prazer ou de distracção e como fonte de conhecimento. Assim, o presente estudo pretende precisamente identificar as representações dos alunos face à leitura, bem como identificar os hábitos de leitura das crianças do estudo e, por último, identificar as práticas familiares e escolares em relação à leitura, refletir sobre as mesmas e apresentar possíveis caminhos de melhoria. Partindo destas finalidades, chegou-se à seguinte questão de investigação: “Quais as representações e práticas dos alunos face à leitura?” seguida de uma questão subsidiária de teor reflexivo: “Como é que a família e a escola podem contribuir para a mudança de atitude e de comportamento dos alunos face ao livro e à leitura e, consequentemente, à aquisição de competências de leitura?” Tendo em consideração os principais objetivos apresentados, o presente estudo enquadrou-se numa metodologia de estudo de caso e foi realizado numa turma do 6.º ano, constituída por 20 alunos, pertencente a um Agrupamento de Escolas onde se desenvolveu a Prática Pedagógica Supervisionada. Com o intuito de responder às questões de investigação foram recolhidos dados através de biografias leitoras e de um inquérito por questionário aos alunos da turma acima referida, que era o grupo com que se trabalhou na disciplina de Português. Com base nos dados recolhidos e analisados, verificou-se que a maioria dos alunos demonstra representações positivas face à leitura, sendo que a maioria dos alunos considera a leitura importante porque permite aprender e a maioria afirma gostar de ler. Ainda assim, existem alunos que entendem a leitura como um aborrecimento e afirmam não gostar de ler. Ora, estes resultados, bem como outros levaram-me como professora estagiária em processo de formação, a implementar cinco atividades que pretendessem consciencializar os alunos para os hábitos de leitura bem como para os benefícios da mesma. Através dos dados e análise inseridos no presente relatório, poder-se-ão, no futuro, desenvolver investigações que contemplem, não só as representações e práticas dos alunos face à leitura, mas também a realização de instrumentos e sessões adequadas ao desenvolvimento e melhoria dos hábitos de leitura do público escolar, envolvendo outros atores, como a família.
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Partindo destas finalidades, chegou-se à seguinte questão de investigação: “Quais as representações e práticas dos alunos face à leitura?” seguida de uma questão subsidiária de teor reflexivo: “Como é que a família e a escola podem contribuir para a mudança de atitude e de comportamento dos alunos face ao livro e à leitura e, consequentemente, à aquisição de competências de leitura?” Tendo em consideração os principais objetivos apresentados, o presente estudo enquadrou-se numa metodologia de estudo de caso e foi realizado numa turma do 6.º ano, constituída por 20 alunos, pertencente a um Agrupamento de Escolas onde se desenvolveu a Prática Pedagógica Supervisionada. Com o intuito de responder às questões de investigação foram recolhidos dados através de biografias leitoras e de um inquérito por questionário aos alunos da turma acima referida, que era o grupo com que se trabalhou na disciplina de Português. Com base nos dados recolhidos e analisados, verificou-se que a maioria dos alunos demonstra representações positivas face à leitura, sendo que a maioria dos alunos considera a leitura importante porque permite aprender e a maioria afirma gostar de ler. Ainda assim, existem alunos que entendem a leitura como um aborrecimento e afirmam não gostar de ler. Ora, estes resultados, bem como outros levaram-me como professora estagiária em processo de formação, a implementar cinco atividades que pretendessem consciencializar os alunos para os hábitos de leitura bem como para os benefícios da mesma. Através dos dados e análise inseridos no presente relatório, poder-se-ão, no futuro, desenvolver investigações que contemplem, não só as representações e práticas dos alunos face à leitura, mas também a realização de instrumentos e sessões adequadas ao desenvolvimento e melhoria dos hábitos de leitura do público escolar, envolvendo outros atores, como a família.The focus of the present study is the relationship between subjects and reading habits in a logic of understanding if the family, school and society are able to sufficiently motivate children from the second cycle of Basic Education to the development of reading habits as a form of pleasure or distraction and as a source of knowledge. Thus, the present study aims precisely to identify the representations of the students in relation to reading, as well as to identify the reading habits of the children in the study and, finally, to identify the family and school practices in relation to reading, to reflect on them and to present possible ways of improvement. From these ends, the following research question was reached: "What are the representations and practices of students in relation to reading?" Followed by a subsidiary question with a reflexive content: "How can family and school contribute to the change of attitude and behavior of students in relation to reading and reading and, consequently, the acquisition of reading skills? " Taking into account the main objectives presented, the present study was part of a methodology of case study and was carried out in a group of the 6th year, constituted by 20 students, belonging to a Grouping of Schools where the Supervised Pedagogical Practice was developed. In order to answer the research questions, data were collected through reader biographies and a questionnaire survey of the students of the group referred to above, who were the group that worked on the Portuguese course. Based on the data collected and analyzed, it was found that the majority of the students demonstrates positive representations in relation to reading, and most of the students consider reading important because it allows learning and most of them say they enjoy reading. Still, there are students who understand reading as an annoyance and say they do not like to read. However, these results, as well as others led me as a trainee teacher in the process of training, to implement five activities that aimed to raise students' awareness of reading habits as well as the benefits of reading. Through the data and analysis inserted in this report, investigations may be carried out in the future, which include not only the students' representations and practices in relation to reading, but also the development of tools and sessions adequate for the development and improvement of reading habits of the school public, involving other actors, such as the family.Universidade de Aveiro2018-05-30T09:04:49Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23313TID:201943107porSilva, Fabiana Andreia Castro einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:25Zoai:ria.ua.pt:10773/23313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:07.425371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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