Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Catarina Correia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1830
Resumo: Relatório final apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
id RCAP_eaa263efa5f6a7478afa4e52f463bb75
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemáticaensino-aprendizagem da matemáticamateriais didáticosmateriais manipuláveismanual escolarmathematics teachingdidactic materialsmanipulative materialstextbookRelatório final apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Na primeira parte são dadas a conhecer um conjunto de experiências e aprendizagens vivenciadas nos diversos contextos de estágio (Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico), e apresenta-se uma reflexão acerca da prática desenvolvida ao longo do meu percurso enquanto estagiária e futura profissional. A segunda parte é constituída pela componente investigativa, que tem como base a questão central da pesquisa: “Em que medida a utilização de materiais manipuláveis, em articulação com o manual escolar, promove o aprofundamento/consolidação de conceitos matemáticos?”. Neste sentido, a pesquisa foi realizada através de uma metodologia de natureza qualitativa com um design de investigação-ação. Os participantes deste estudo foram os alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade e duas professoras do 1º CEB, cooperantes da ESE, e que acompanharam os estágios. Os resultados deste estudo, parecem evidenciar que a aula de matemática, com o recurso a dois tipos diferentes de materiais didáticos (manual escolar e materiais manipuláveis) e com diferentes intencionalidades pode tornar-se mais estimulante e motivadora para os alunos e consequentemente potenciadora de aprendizagens. Os dados evidenciam, principalmente, na situação do estudo de números racionais sob a forma de fração, que os alunos recorrem, mais tarde, à representação dos materiais manipuláveis utilizados na resolução de outras tarefas. As professoras entrevistadas salientam a importância da utilização dos dois materiais didáticos bem como a estrutura da aula de matemática, onde se proporcionou aos alunos momentos de concretização através do material manipulável reforçando a sua importância no ensino da Matemática.The first part of this report is intended to present the experiences and the acquisitions experienced in the different contexts of my training (Preschool and 1st Cycle of Basic Education) as well as to reflect on the practice developed along my course as a trainee and a professional. The second part of this work includes the research based on the following central question: “To what extent may the use of materials to be manipulated aiming at introducing/deepening a mathematical concept together with the use of the textbook, for consolidation and reinforcement, promote the acquisition of those very concepts?”. Thus, the research was performed by means of an investigation-action methodology, with a fourth grade class and through semi-structured interviews to two teachers in order to achieve the following aim: to identify the potential of the use of manipulating materials and of textbooks, at different moments of mathematics class. This study leads to the conclusion that the use of both didactic materials in lesson planning and performance is essential when teaching Maths. Manipulative materials work to deepen the mathematical contents as students use them in order to get a proper knowledge of the contents that are being taught. As to the textbook it enables students to consolidate their acquisitions and works as a support and reinforcement device. The interviewed teachers point out the relevance of both didactic materials in the lesson dynamics devised by me and reinforce how essential they are in the teaching and learning of Mathematics.Colaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDias, Catarina Correia2017-08-14T08:59:11Z2016-01-192016-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1830TID:201062577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:10Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:43.346040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
title Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
spellingShingle Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
Dias, Catarina Correia
ensino-aprendizagem da matemática
materiais didáticos
materiais manipuláveis
manual escolar
mathematics teaching
didactic materials
manipulative materials
textbook
title_short Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
title_full Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
title_fullStr Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
title_full_unstemmed Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
title_sort Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
author Dias, Catarina Correia
author_facet Dias, Catarina Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colaço, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Catarina Correia
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem da matemática
materiais didáticos
materiais manipuláveis
manual escolar
mathematics teaching
didactic materials
manipulative materials
textbook
topic ensino-aprendizagem da matemática
materiais didáticos
materiais manipuláveis
manual escolar
mathematics teaching
didactic materials
manipulative materials
textbook
description Relatório final apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-19
2016-01-19T00:00:00Z
2017-08-14T08:59:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1830
TID:201062577
url http://hdl.handle.net/10400.15/1830
identifier_str_mv TID:201062577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027639214080