Repercussões e (re)configurações do Projeto Falar Português na investigação sobre o currículo do ESG em Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Luísa Nunes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27214
Resumo: Enquadrado nos estudos sobre Cooperação e Desenvolvimento e situado na confluência de perspetivas epistemológicas e de análise que abrangem as áreas do desenvolvimento curricular, da didática e do ensino do Português como Língua Segunda (L2)/Língua Estrangeira (LE), o presente trabalho propõe-se analisar as repercussões e (re)configurações do Projeto Falar Português – Reestruturação Curricular do ESG em Timor-Leste (TL), a partir da investigação realizada por membros do Projeto no período de 2010 a 2018. Para o efeito, procedemos ao desenvolvimento de um estudo de natureza qualitativa que, centrando-se num “estudo de caso” – o Projeto Falar Português –, se consubstanciou, numa primeira fase, numa revisão sistemática da literatura sobre a evolução do sistema educativo timorense, em geral, e dos processos de reestruturação curricular realizados, em particular, e, numa segunda fase, na constituição e análise de um corpus composto por produção científica da autoria de membros do referido Projeto sobre os processos de conceção e implementação do novo Currículo do ESG. Na interseção destes dois processos, procurou-se avaliar a relevância das principais repercussões do Projeto em termos de investigação, de formação de professores e de disseminação do conhecimento científico, assim como analisar o relevo das análises realizadas por membros da equipa do Projeto no que se refere à conceção e implementação do Currículo do ESG em TL, em particular no que diz respeito às questões de ensino-aprendizagem do Português como L2. Os resultados evidenciam: i) a existência de repercussões notáveis em termos de investigação e disseminação científica sobre a Reestruturação do Currículo do ESG, em grande parte como resultado do envolvimento de vários membros da equipa do Projeto Falar Português em projetos de formação contínua de professores e de investigação & desenvolvimento subsequentes; ii) um conjunto de áreas-chave a considerar num eventual processo de reconfiguração do Currículo do ESG; iii) áreas-prioritárias de intervenção ao nível das condições de implementação do Currículo; iv) pistas quanto à definição de modelos de conceção e operacionalização de futuros projetos de Cooperação e Desenvolvimento análogos ao Falar Português
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Para o efeito, procedemos ao desenvolvimento de um estudo de natureza qualitativa que, centrando-se num “estudo de caso” – o Projeto Falar Português –, se consubstanciou, numa primeira fase, numa revisão sistemática da literatura sobre a evolução do sistema educativo timorense, em geral, e dos processos de reestruturação curricular realizados, em particular, e, numa segunda fase, na constituição e análise de um corpus composto por produção científica da autoria de membros do referido Projeto sobre os processos de conceção e implementação do novo Currículo do ESG. Na interseção destes dois processos, procurou-se avaliar a relevância das principais repercussões do Projeto em termos de investigação, de formação de professores e de disseminação do conhecimento científico, assim como analisar o relevo das análises realizadas por membros da equipa do Projeto no que se refere à conceção e implementação do Currículo do ESG em TL, em particular no que diz respeito às questões de ensino-aprendizagem do Português como L2. Os resultados evidenciam: i) a existência de repercussões notáveis em termos de investigação e disseminação científica sobre a Reestruturação do Currículo do ESG, em grande parte como resultado do envolvimento de vários membros da equipa do Projeto Falar Português em projetos de formação contínua de professores e de investigação & desenvolvimento subsequentes; ii) um conjunto de áreas-chave a considerar num eventual processo de reconfiguração do Currículo do ESG; iii) áreas-prioritárias de intervenção ao nível das condições de implementação do Currículo; iv) pistas quanto à definição de modelos de conceção e operacionalização de futuros projetos de Cooperação e Desenvolvimento análogos ao Falar PortuguêsThis study, which is part of studies on Cooperation and Development and is located at the intersection of epistemological and analytical perspectives covering the areas of curricular development, didactics and teaching of Portuguese as Second Language (L2)/ Foreign Language (FL), aims at analysing the repercussions and (re)configurations of the Project “Speaking Portuguese” – Curriculum Restructuring of the General Secondary Education (ESG) in East Timor, based on research carried out by Project team members from 2010 to 2018. To this end, we developed a qualitative study which, focusing on a "case study" – the Project “Speaking Portuguese” – gave rise, in a first phase, to a systematic review of the literature on the evolution of the Timorese educational system, in general, and on the curricular restructuring processes carried out, in particular, and, in a second phase, comprised the definition and analysis of a corpus composed by the scientific production produced by team members of the abovementioned Project on the processes of design and implementation of the new ESG Curriculum. At the intersection of these two processes, we sought to evaluate the relevance of the main repercussions of the Project in terms of research, teacher training and dissemination of scientific knowledge, as well as to analyse the relevance of the analyses carried out by members of the Project team concerning the design and implementation of the ESG Curriculum in East Timor, particularly with regard to teaching and learning issues of Portuguese as L2. The results show: i) the existence of notable repercussions in terms of scientific research on and dissemination of the ESG Curriculum Restructuring, mostly as a result of the involvement of several team members of the Project “Speaking Portuguese” both in in-service teacher training and research & development projects; ii) a set of key areas to be considered in a possible reconfiguration of the ESG Curriculum; iii) priority areas for intervention in terms of the Curriculum implementation conditions; iv) clues as to the definition of models for the design and operationalization of future Cooperation and Development projects analogous to the “Speaking Portuguese” one2021-07-27T00:00:00Z2019-07-19T00:00:00Z2019-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27214porOliveira, Ana Luísa Nunes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:45Zoai:ria.ua.pt:10773/27214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:03.204023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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