Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12997 |
Resumo: | A pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes. |
id |
RCAP_eabb755baceb2369f79733cbce0c0c34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12997 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemiaOnline teaching and learning practices in Macau, Portugal and Brazil: towards a post-pandemic global virtual pedagogical modelPandemia Covid-19Práticas de ensino e aprendizagemEnsino a distância onlineAprendizagem colaborativaModelo pedagógico virtualEnsino pós-pandémicoCovid-19 pandemicTeaching and learning practicesOnline distance learningCollaborative learningVirtual pedagogical modelPost-pandemic educationODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesA pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes.The Covid-19 pandemic had a profound impact on the pedagogical processes of face-to-face universities. The mandatory confinement of the university population implied the transposition of classroom teaching to online classes, leading to a considerable increase in the use of videoconferencing systems, establishing new (or reinforcing the existing ones) online learning communities. These online learning practices tend to be maintained after the end of the pandemic insofar as they provide complementary alternatives for contact, sharing and collaboration in a network, determining unstructured forms of hybrid pedagogical models of distance learning. In this article we describe concrete emergency online teaching practices implemented during the pandemic in two face-to-face teaching universities, the University of Saint Joseph in Macau; and the University of São Paulo, Brazil, carrying out a critical analysis in light of the online distance learning praxis in vogue at Portuguese Open University, Portugal, a virtual distance learning university, with a view to defining a virtual pedagogical model of general nature that can provide principles and guidelines for the planning, organization and implementation of a manageable online university-level educational offer for post-pandemic times supported by research evidence and emerging trends.EduSoC Lab, Universidad Complutense de MadridRepositório AbertoMarcos, AdéritoMorgado, LinaFerreira, Ricardo Alexino2023-01-04T16:51:28Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12997porFernandes Marcos, A., Morgado, L., & Alexino Ferreira, R. (2022). “Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia”. Revista de Estilos de Aprendizaje, 15(30), 130–149. https://doi.org/10.55777/rea.v15i30.46731988-899610.55777/rea.v15i30.4673info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:13:25ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia Online teaching and learning practices in Macau, Portugal and Brazil: towards a post-pandemic global virtual pedagogical model |
title |
Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia |
spellingShingle |
Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia Marcos, Adérito Pandemia Covid-19 Práticas de ensino e aprendizagem Ensino a distância online Aprendizagem colaborativa Modelo pedagógico virtual Ensino pós-pandémico Covid-19 pandemic Teaching and learning practices Online distance learning Collaborative learning Virtual pedagogical model Post-pandemic education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia |
title_full |
Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia |
title_fullStr |
Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia |
title_sort |
Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia |
author |
Marcos, Adérito |
author_facet |
Marcos, Adérito Morgado, Lina Ferreira, Ricardo Alexino |
author_role |
author |
author2 |
Morgado, Lina Ferreira, Ricardo Alexino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos, Adérito Morgado, Lina Ferreira, Ricardo Alexino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Covid-19 Práticas de ensino e aprendizagem Ensino a distância online Aprendizagem colaborativa Modelo pedagógico virtual Ensino pós-pandémico Covid-19 pandemic Teaching and learning practices Online distance learning Collaborative learning Virtual pedagogical model Post-pandemic education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
Pandemia Covid-19 Práticas de ensino e aprendizagem Ensino a distância online Aprendizagem colaborativa Modelo pedagógico virtual Ensino pós-pandémico Covid-19 pandemic Teaching and learning practices Online distance learning Collaborative learning Virtual pedagogical model Post-pandemic education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
A pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12 2022-12-01T00:00:00Z 2023-01-04T16:51:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/12997 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/12997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes Marcos, A., Morgado, L., & Alexino Ferreira, R. (2022). “Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia”. Revista de Estilos de Aprendizaje, 15(30), 130–149. https://doi.org/10.55777/rea.v15i30.4673 1988-8996 10.55777/rea.v15i30.4673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EduSoC Lab, Universidad Complutense de Madrid |
publisher.none.fl_str_mv |
EduSoC Lab, Universidad Complutense de Madrid |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302861595541505 |