Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos, Adérito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Morgado, Lina, Ferreira, Ricardo Alexino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12997
Resumo: A pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes.
id RCAP_eabb755baceb2369f79733cbce0c0c34
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemiaOnline teaching and learning practices in Macau, Portugal and Brazil: towards a post-pandemic global virtual pedagogical modelPandemia Covid-19Práticas de ensino e aprendizagemEnsino a distância onlineAprendizagem colaborativaModelo pedagógico virtualEnsino pós-pandémicoCovid-19 pandemicTeaching and learning practicesOnline distance learningCollaborative learningVirtual pedagogical modelPost-pandemic educationODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesA pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes.The Covid-19 pandemic had a profound impact on the pedagogical processes of face-to-face universities. The mandatory confinement of the university population implied the transposition of classroom teaching to online classes, leading to a considerable increase in the use of videoconferencing systems, establishing new (or reinforcing the existing ones) online learning communities. These online learning practices tend to be maintained after the end of the pandemic insofar as they provide complementary alternatives for contact, sharing and collaboration in a network, determining unstructured forms of hybrid pedagogical models of distance learning. In this article we describe concrete emergency online teaching practices implemented during the pandemic in two face-to-face teaching universities, the University of Saint Joseph in Macau; and the University of São Paulo, Brazil, carrying out a critical analysis in light of the online distance learning praxis in vogue at Portuguese Open University, Portugal, a virtual distance learning university, with a view to defining a virtual pedagogical model of general nature that can provide principles and guidelines for the planning, organization and implementation of a manageable online university-level educational offer for post-pandemic times supported by research evidence and emerging trends.EduSoC Lab, Universidad Complutense de MadridRepositório AbertoMarcos, AdéritoMorgado, LinaFerreira, Ricardo Alexino2023-01-04T16:51:28Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12997porFernandes Marcos, A., Morgado, L., & Alexino Ferreira, R. (2022). “Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia”. Revista de Estilos de Aprendizaje, 15(30), 130–149. https://doi.org/10.55777/rea.v15i30.46731988-899610.55777/rea.v15i30.4673info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:13:25ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
Online teaching and learning practices in Macau, Portugal and Brazil: towards a post-pandemic global virtual pedagogical model
title Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
spellingShingle Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
Marcos, Adérito
Pandemia Covid-19
Práticas de ensino e aprendizagem
Ensino a distância online
Aprendizagem colaborativa
Modelo pedagógico virtual
Ensino pós-pandémico
Covid-19 pandemic
Teaching and learning practices
Online distance learning
Collaborative learning
Virtual pedagogical model
Post-pandemic education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
title_full Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
title_fullStr Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
title_full_unstemmed Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
title_sort Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
author Marcos, Adérito
author_facet Marcos, Adérito
Morgado, Lina
Ferreira, Ricardo Alexino
author_role author
author2 Morgado, Lina
Ferreira, Ricardo Alexino
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos, Adérito
Morgado, Lina
Ferreira, Ricardo Alexino
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia Covid-19
Práticas de ensino e aprendizagem
Ensino a distância online
Aprendizagem colaborativa
Modelo pedagógico virtual
Ensino pós-pandémico
Covid-19 pandemic
Teaching and learning practices
Online distance learning
Collaborative learning
Virtual pedagogical model
Post-pandemic education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Pandemia Covid-19
Práticas de ensino e aprendizagem
Ensino a distância online
Aprendizagem colaborativa
Modelo pedagógico virtual
Ensino pós-pandémico
Covid-19 pandemic
Teaching and learning practices
Online distance learning
Collaborative learning
Virtual pedagogical model
Post-pandemic education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description A pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-01-04T16:51:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12997
url http://hdl.handle.net/10400.2/12997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes Marcos, A., Morgado, L., & Alexino Ferreira, R. (2022). “Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia”. Revista de Estilos de Aprendizaje, 15(30), 130–149. https://doi.org/10.55777/rea.v15i30.4673
1988-8996
10.55777/rea.v15i30.4673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EduSoC Lab, Universidad Complutense de Madrid
publisher.none.fl_str_mv EduSoC Lab, Universidad Complutense de Madrid
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302861595541505