Fazer a escola acontecer: a colaboração crianças-professores-pais como prática de cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Teresa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Freire, Ilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/32671
Resumo: O exercício da cidadania é hoje entendido como um dever e um direito a usufruir em qualquer contexto educativo. No interior da escola todos os seus protagonistas são convidados a exercitar práticas de cidadania. Não se exclui ninguém, mesmo os mais pequenos interlocutores têm o direito a participar nas decisões que, por alguma razão, possam ter influência na sua vida académica. As relações que se estabelecem no interior das instituições educativas podem ser determinantes para dar voz e visibilidade à criança. Se até há décadas atrás as fronteiras entre a escola e as famílias estavam claramente definidas e fechadas cada uma em si, atualmente, e tendo em linha de conta a relevância da cidadania, torna-se pertinente efectivar práticas de colaboração que impliquem a co-responsabilização de todos (pais, professores e comunidade) na educação. A escola faz parte da vida quotidiana das famílias e nos dias que correm a gestão partilhada da instituição escolar é uma realidade cada vez mais assumida, contribuindo para uma cooperação mais estreita entre todos os actores directamente envolvidos. A existência de relações harmoniosas entre a comunidade educativa, a escola, as crianças e a família está dependente da capacidade de entendimento e de comunicação entre todos. Deve, por isso, basear-se num processo de respeito mútuo, de tolerância e de reconhecimento dos diversos pontos de vista, com o intuito de proporcionar aos educandos melhores condições de aprendizagem e conduzindo ao sucesso escolar. Pais e professores comprometem-se agora com um diálogo profícuo e uníssono em prol de uma educação de qualidade. Ora, a relação escola-pais, aparentemente mais fortalecida, faz prevalecer a ideia de que a escola possibilita a existência de uma participação efectiva e activa dos pais em actividades educativas. Por um lado, para que a parceria escola-pais seja sustentada por uma ligação mais efectiva, será necessário que a escola crie oportunidades de participação e se abra sem reservas à família e à comunidade, permitindo um envolvimento real nas suas actividades. Por outro lado, os pais também devem mostrar uma postura de abertura e estarem disponíveis para estabelecer e manter essa relação. Neste artigo parte-se de uma análise sobre as novas realidades sociais e os diferentes sentidos atribuídos à educação, para depois se reflectir nos valores educativos actuais e nas práticas congruentes com essas finalidades. A cidadania, bem como a autonomia, surgem assim como conceitos centrais a partir do qual cada comunidade educativa encontra razões para Fazer a Escola Acontecer.
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