O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Rita Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15179
Resumo: Os motivos para beber têm sido os principais preditores do consumo de álcool nos jovens adultos, contudo, novas investigações têm sublinhado a importância dos processos implícitos no consumo de álcool. Para levarmos a cabo uma investigação sobre a influência dos processos implícitos e explícitos no consumo de álcool em jovens adultos definimos dois objetivos, a saber: O primeiro consiste em avaliar o contributo das associações implícitas face ao consumo (processos implícitos) e os motivos para beber (processos explícitos) para o padrão habitual de consumo nos jovens adultos; o segundo, pretende avaliar se as associações implícitas face ao consumo (processos implícitos) moderam o contributo dos motivos para beber (processos explícitos) sobre o padrão de consumo de álcool. Foram incluídos neste estudo 64 participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos de idade. A avaliação do consumo de álcool foi feita através do Teste de Identificação dos Transtornos do Uso de Álcool (AUDIT). A variável, motivos para beber foi avaliada através do instrumento Drinking Motives Questionnarie – Revised (DMQ-R), e a variável associações implícitas através do Teste de Associação Implícita – Identidade Álcool (TAI-IA). Tanto os processos implícitos como os explícitos contribuíram para o consumo de álcool. As associações implícitas moderam a influência dos motivos para beber no consumo de álcool; quando os sujeitos apresentam níveis elevados de associação implícita favoráveis ao álcool, mas motivos (sociais, coping e de conformidade) para beber correspondem a maiores consumos de álcool. Deste modo, mesmo em populações com baixos níveis de consumo, conclui-se que os processos implícitos e os explícitos contribuem para o consumo de álcool, podendo existir uma interação entre estes dois processos.
id RCAP_eacb5f33e06d5cbe0c1bf6f26c3c2862
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcoolAssociações implícitasConsumo de álcoolMotivos para beberTeste de associação implícitaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisOs motivos para beber têm sido os principais preditores do consumo de álcool nos jovens adultos, contudo, novas investigações têm sublinhado a importância dos processos implícitos no consumo de álcool. Para levarmos a cabo uma investigação sobre a influência dos processos implícitos e explícitos no consumo de álcool em jovens adultos definimos dois objetivos, a saber: O primeiro consiste em avaliar o contributo das associações implícitas face ao consumo (processos implícitos) e os motivos para beber (processos explícitos) para o padrão habitual de consumo nos jovens adultos; o segundo, pretende avaliar se as associações implícitas face ao consumo (processos implícitos) moderam o contributo dos motivos para beber (processos explícitos) sobre o padrão de consumo de álcool. Foram incluídos neste estudo 64 participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos de idade. A avaliação do consumo de álcool foi feita através do Teste de Identificação dos Transtornos do Uso de Álcool (AUDIT). A variável, motivos para beber foi avaliada através do instrumento Drinking Motives Questionnarie – Revised (DMQ-R), e a variável associações implícitas através do Teste de Associação Implícita – Identidade Álcool (TAI-IA). Tanto os processos implícitos como os explícitos contribuíram para o consumo de álcool. As associações implícitas moderam a influência dos motivos para beber no consumo de álcool; quando os sujeitos apresentam níveis elevados de associação implícita favoráveis ao álcool, mas motivos (sociais, coping e de conformidade) para beber correspondem a maiores consumos de álcool. Deste modo, mesmo em populações com baixos níveis de consumo, conclui-se que os processos implícitos e os explícitos contribuem para o consumo de álcool, podendo existir uma interação entre estes dois processos.The reason for drinking has been the main predictors of alcohol consumption in young adults, however, new investigations have underlined the importance of the implicit processes in alcohol consumption. In order to investigate the influence of implicit and explicit processes on alcohol consumption in young adults, we have defined two objectives. The first consisted of assessing the contribution of implicit associations to consumption (implicit process) and the reasons for drinking (explicit process) for the usual pattern of consumption in young adults; the second, intended to assess whether the implicit associations with consumption (implicit process) moderated the contribution the reasons for drinking (explicit process) on the pattern of alcohol consumption. This study included 64 participants on aged between 18 and 25 years old. The assessment of alcohol consumption was carried out through the Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). The variable, reasons for drinking was evaluated using the instrument Drinking Motives Questionnaire – Revised (DMQ-R), and the variable implicit associations through the Implicit Association Test – Alcohol Identity (IAT-AI). Both implicit and explicit processes contributed to alcohol consumption. Implicit associations moderate the influence of reasons for drinking on alcohol consumption; when subjects have high levels of implicit association favorable to alcohol, more reasons for drinking (social, coping and conformity) correspond to more alcohol consumption. Thus, even in populations with levels of consumption, it was concluded that implicit and explicit processes contribute to alcohol consumption, and there may be an interaction between these two processes.Janeiro, LuísSapientiaSoares, Ana Rita Rodrigues2021-03-05T16:24:51Z2020-12-112020-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15179TID:202653480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:04.684352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcool
title O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcool
spellingShingle O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcool
Soares, Ana Rita Rodrigues
Associações implícitas
Consumo de álcool
Motivos para beber
Teste de associação implícita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcool
title_full O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcool
title_fullStr O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcool
title_full_unstemmed O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcool
title_sort O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcool
author Soares, Ana Rita Rodrigues
author_facet Soares, Ana Rita Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Janeiro, Luís
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Rita Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Associações implícitas
Consumo de álcool
Motivos para beber
Teste de associação implícita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Associações implícitas
Consumo de álcool
Motivos para beber
Teste de associação implícita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Os motivos para beber têm sido os principais preditores do consumo de álcool nos jovens adultos, contudo, novas investigações têm sublinhado a importância dos processos implícitos no consumo de álcool. Para levarmos a cabo uma investigação sobre a influência dos processos implícitos e explícitos no consumo de álcool em jovens adultos definimos dois objetivos, a saber: O primeiro consiste em avaliar o contributo das associações implícitas face ao consumo (processos implícitos) e os motivos para beber (processos explícitos) para o padrão habitual de consumo nos jovens adultos; o segundo, pretende avaliar se as associações implícitas face ao consumo (processos implícitos) moderam o contributo dos motivos para beber (processos explícitos) sobre o padrão de consumo de álcool. Foram incluídos neste estudo 64 participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos de idade. A avaliação do consumo de álcool foi feita através do Teste de Identificação dos Transtornos do Uso de Álcool (AUDIT). A variável, motivos para beber foi avaliada através do instrumento Drinking Motives Questionnarie – Revised (DMQ-R), e a variável associações implícitas através do Teste de Associação Implícita – Identidade Álcool (TAI-IA). Tanto os processos implícitos como os explícitos contribuíram para o consumo de álcool. As associações implícitas moderam a influência dos motivos para beber no consumo de álcool; quando os sujeitos apresentam níveis elevados de associação implícita favoráveis ao álcool, mas motivos (sociais, coping e de conformidade) para beber correspondem a maiores consumos de álcool. Deste modo, mesmo em populações com baixos níveis de consumo, conclui-se que os processos implícitos e os explícitos contribuem para o consumo de álcool, podendo existir uma interação entre estes dois processos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
2020-12-11T00:00:00Z
2021-03-05T16:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15179
TID:202653480
url http://hdl.handle.net/10400.1/15179
identifier_str_mv TID:202653480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133301686927360