A pesquisa científica (re) significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Anna Katyanne Arruda Silva e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5192
Resumo: O Ensino Técnico em Saúde é caracterizado por especificidades e peculiaridades, em virtude de sua oferta estar diretamente relacionada com as permanentes mudanças ocorridas nas práticas sociais e políticas e, ainda, com as inovações do mundo do trabalho, cabendo às instituições e aos professores responsáveis por essa modalidade de ensino pensar nas estratégias e instrumentos para promover a sua (re) estruturação. A crescente inserção dos professores que atuam no ensino de nível técnico no desenvolvimento da pesquisa científica pode ser vista como uma contribuição para a esperada (re) significação. Deste modo, o estudo visa analisar a associação entre a pesquisa científica e a (re) significação das práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde. A pesquisa molda-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A unidade selecionada para o estudo foi a Escola de Enfermagem de Natal, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa 14 (catorze) professores do ensino técnico em saúde, selecionados de acordo com critérios préestabelecidos. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados desta análise nos mostraram que a participação destes professores na pesquisa científica vem influenciando sua prática pedagógica.
id RCAP_ead0467b538373cb6e8c1658414503cc
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pesquisa científica (re) significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúdeEDUCAÇÃOENSINO TÉCNICO-PROFISSIONALSAÚDEPESQUISAPRÁTICAS PEDAGÓGICASMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONTECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATIONHEALTHRESEARCHPEDAGOGICAL PRACTICESO Ensino Técnico em Saúde é caracterizado por especificidades e peculiaridades, em virtude de sua oferta estar diretamente relacionada com as permanentes mudanças ocorridas nas práticas sociais e políticas e, ainda, com as inovações do mundo do trabalho, cabendo às instituições e aos professores responsáveis por essa modalidade de ensino pensar nas estratégias e instrumentos para promover a sua (re) estruturação. A crescente inserção dos professores que atuam no ensino de nível técnico no desenvolvimento da pesquisa científica pode ser vista como uma contribuição para a esperada (re) significação. Deste modo, o estudo visa analisar a associação entre a pesquisa científica e a (re) significação das práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde. A pesquisa molda-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A unidade selecionada para o estudo foi a Escola de Enfermagem de Natal, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa 14 (catorze) professores do ensino técnico em saúde, selecionados de acordo com critérios préestabelecidos. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados desta análise nos mostraram que a participação destes professores na pesquisa científica vem influenciando sua prática pedagógica.The Technician Teaching Health is characterized by specificities and peculiarities, by virtue of its offer to be directly related to permanent changes in the social and political practices and yet with the innovations in the world of work, with the institutions and teachers responsible for this mode of teaching thinking strategies and tools to promote their (re) structuring. The increasing participation of teachers who work in high -level technical development of scientific research can be seen as a contribution to the expected (re) signification . Thus, the study aims to examine the association between scientific research and (re) signification of teaching practices in technical education in health. Research shapes up as a case study with a qualitative approach. The unit selected for the study was the Nursing School of Natal, linked to the Federal University of Rio Grande do Norte. Participants were (14) fourteen teachers of technical education in health, selected according to predetermined criteria. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed using the content analysis. The results of this analysis showed that the participation of these teachers in scientific research has influenced their practice.2014-07-08T15:55:51Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5192TID:201252104porSouza, Anna Katyanne Arruda Silva einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:28.772686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa científica (re) significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde
title A pesquisa científica (re) significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde
spellingShingle A pesquisa científica (re) significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde
Souza, Anna Katyanne Arruda Silva e
EDUCAÇÃO
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
SAÚDE
PESQUISA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
HEALTH
RESEARCH
PEDAGOGICAL PRACTICES
title_short A pesquisa científica (re) significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde
title_full A pesquisa científica (re) significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde
title_fullStr A pesquisa científica (re) significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde
title_full_unstemmed A pesquisa científica (re) significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde
title_sort A pesquisa científica (re) significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde
author Souza, Anna Katyanne Arruda Silva e
author_facet Souza, Anna Katyanne Arruda Silva e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Anna Katyanne Arruda Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
SAÚDE
PESQUISA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
HEALTH
RESEARCH
PEDAGOGICAL PRACTICES
topic EDUCAÇÃO
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
SAÚDE
PESQUISA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
HEALTH
RESEARCH
PEDAGOGICAL PRACTICES
description O Ensino Técnico em Saúde é caracterizado por especificidades e peculiaridades, em virtude de sua oferta estar diretamente relacionada com as permanentes mudanças ocorridas nas práticas sociais e políticas e, ainda, com as inovações do mundo do trabalho, cabendo às instituições e aos professores responsáveis por essa modalidade de ensino pensar nas estratégias e instrumentos para promover a sua (re) estruturação. A crescente inserção dos professores que atuam no ensino de nível técnico no desenvolvimento da pesquisa científica pode ser vista como uma contribuição para a esperada (re) significação. Deste modo, o estudo visa analisar a associação entre a pesquisa científica e a (re) significação das práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde. A pesquisa molda-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A unidade selecionada para o estudo foi a Escola de Enfermagem de Natal, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa 14 (catorze) professores do ensino técnico em saúde, selecionados de acordo com critérios préestabelecidos. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados desta análise nos mostraram que a participação destes professores na pesquisa científica vem influenciando sua prática pedagógica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-08T15:55:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5192
TID:201252104
url http://hdl.handle.net/10437/5192
identifier_str_mv TID:201252104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131241932390400