Fracções contínuas no ensino pré-universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, João Carreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7734
Resumo: Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011
id RCAP_ead33b58e9b3f18a51a4f2d61cc02ea5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7734
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fracções contínuas no ensino pré-universitárioFracção contínuaVantagem de uma aproximaçãoFracção reduzidaSucessão de reduzidasAplicação de GaussSistema discreto caóticoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011Esta dissertação foi concebida com o objectivo de obter o grau de Mestre em Matemática para Professores, pela Universidade de Lisboa. As Fracções Contínuas possibilitam abordar conceitos que os alunos estudam ao longo do seu percurso escolar mas muitas vezes tendem a percepcionar como estanques e sem qualquer tipo de inter-relação. É frequentemente apontado como obstáculo principal a extrema dificuldade que os alunos manifestam em estabelecer conexões e relacionar conceitos. Se por um lado é necessário promover a resolução de exercícios que assegurem o esclarecimento do assunto em estudo, também não é menos verdade que apresentar aos alunos diferentes perspectivas do mesmo conceito, permite despertar a sua consciência para propriedades que por vezes se esbatem quando a visão sobre um objecto não se altera. A par de uma explicação teórica do tema, apresentam-se sugestões de tarefas possíveis de serem aplicadas em aulas da disciplina de Matemática do 3º Ciclo/Secundário sem prejudicar o tempo necessário à conclusão do programa da disciplina e que não exige conhecimentos para além do esperado que um aluno, ao terminar o 2º Ciclo do Ensino Básico, possua.This Dissertation was written to obtain the Master Degree in Mathematics for Teachers by the University of Lisbon. Continued fractions allow the understanding of concepts that students work along the different school levels but often tend to understand as completely sealed and without any kind of relationship. It is often pointed out as major obstacle the extreme difficulty that students show in making connections and relating concepts. On the one hand we need to promote the resolution of exercises to ensure the clarification of the subject under study, but it is no less true that introducing students to different perspectives of the same concept, makes them aware to properties that sometimes fade when the vision on an object does not change. Along with a theoretical explanation of the topic, some suggestions of possible tasks are presented to be implemented in the lessons of Mathematics from intermediate to secondary level without sacrificing the time needed to complete the program of the subject and does not require extra knowledge beyond what is expected a student to know, after finishing his elementary level of basic education.Freitas, Pedro Jorge, 1970-Repositório da Universidade de LisboaPaixão, João Carreira2013-02-14T12:02:08Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:29.495247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fracções contínuas no ensino pré-universitário
title Fracções contínuas no ensino pré-universitário
spellingShingle Fracções contínuas no ensino pré-universitário
Paixão, João Carreira
Fracção contínua
Vantagem de uma aproximação
Fracção reduzida
Sucessão de reduzidas
Aplicação de Gauss
Sistema discreto caótico
Teses de mestrado - 2011
title_short Fracções contínuas no ensino pré-universitário
title_full Fracções contínuas no ensino pré-universitário
title_fullStr Fracções contínuas no ensino pré-universitário
title_full_unstemmed Fracções contínuas no ensino pré-universitário
title_sort Fracções contínuas no ensino pré-universitário
author Paixão, João Carreira
author_facet Paixão, João Carreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Pedro Jorge, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, João Carreira
dc.subject.por.fl_str_mv Fracção contínua
Vantagem de uma aproximação
Fracção reduzida
Sucessão de reduzidas
Aplicação de Gauss
Sistema discreto caótico
Teses de mestrado - 2011
topic Fracção contínua
Vantagem de uma aproximação
Fracção reduzida
Sucessão de reduzidas
Aplicação de Gauss
Sistema discreto caótico
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-02-14T12:02:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7734
url http://hdl.handle.net/10451/7734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217319219200