Fracções contínuas no ensino pré-universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7734 |
Resumo: | Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011 |
id |
RCAP_ead33b58e9b3f18a51a4f2d61cc02ea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7734 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fracções contínuas no ensino pré-universitárioFracção contínuaVantagem de uma aproximaçãoFracção reduzidaSucessão de reduzidasAplicação de GaussSistema discreto caóticoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011Esta dissertação foi concebida com o objectivo de obter o grau de Mestre em Matemática para Professores, pela Universidade de Lisboa. As Fracções Contínuas possibilitam abordar conceitos que os alunos estudam ao longo do seu percurso escolar mas muitas vezes tendem a percepcionar como estanques e sem qualquer tipo de inter-relação. É frequentemente apontado como obstáculo principal a extrema dificuldade que os alunos manifestam em estabelecer conexões e relacionar conceitos. Se por um lado é necessário promover a resolução de exercícios que assegurem o esclarecimento do assunto em estudo, também não é menos verdade que apresentar aos alunos diferentes perspectivas do mesmo conceito, permite despertar a sua consciência para propriedades que por vezes se esbatem quando a visão sobre um objecto não se altera. A par de uma explicação teórica do tema, apresentam-se sugestões de tarefas possíveis de serem aplicadas em aulas da disciplina de Matemática do 3º Ciclo/Secundário sem prejudicar o tempo necessário à conclusão do programa da disciplina e que não exige conhecimentos para além do esperado que um aluno, ao terminar o 2º Ciclo do Ensino Básico, possua.This Dissertation was written to obtain the Master Degree in Mathematics for Teachers by the University of Lisbon. Continued fractions allow the understanding of concepts that students work along the different school levels but often tend to understand as completely sealed and without any kind of relationship. It is often pointed out as major obstacle the extreme difficulty that students show in making connections and relating concepts. On the one hand we need to promote the resolution of exercises to ensure the clarification of the subject under study, but it is no less true that introducing students to different perspectives of the same concept, makes them aware to properties that sometimes fade when the vision on an object does not change. Along with a theoretical explanation of the topic, some suggestions of possible tasks are presented to be implemented in the lessons of Mathematics from intermediate to secondary level without sacrificing the time needed to complete the program of the subject and does not require extra knowledge beyond what is expected a student to know, after finishing his elementary level of basic education.Freitas, Pedro Jorge, 1970-Repositório da Universidade de LisboaPaixão, João Carreira2013-02-14T12:02:08Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:29.495247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fracções contínuas no ensino pré-universitário |
title |
Fracções contínuas no ensino pré-universitário |
spellingShingle |
Fracções contínuas no ensino pré-universitário Paixão, João Carreira Fracção contínua Vantagem de uma aproximação Fracção reduzida Sucessão de reduzidas Aplicação de Gauss Sistema discreto caótico Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
Fracções contínuas no ensino pré-universitário |
title_full |
Fracções contínuas no ensino pré-universitário |
title_fullStr |
Fracções contínuas no ensino pré-universitário |
title_full_unstemmed |
Fracções contínuas no ensino pré-universitário |
title_sort |
Fracções contínuas no ensino pré-universitário |
author |
Paixão, João Carreira |
author_facet |
Paixão, João Carreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Pedro Jorge, 1970- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, João Carreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracção contínua Vantagem de uma aproximação Fracção reduzida Sucessão de reduzidas Aplicação de Gauss Sistema discreto caótico Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Fracção contínua Vantagem de uma aproximação Fracção reduzida Sucessão de reduzidas Aplicação de Gauss Sistema discreto caótico Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2013-02-14T12:02:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7734 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134217319219200 |