Internet of Musical Things Aplicado a Instrumentos Musicais Robóticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camporez, Higor Araujo Fim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Garcia, Anilton, Silva, Jair, Costalonga, Leandro, Rocha, Helder
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i5.4262
Resumo: Em meados da década de 1950, os músicos começaram a fazer uso do computador em atividades musicais, frequentemente não relacionados a processamento em tempo real. Porém, os avanços tecnológicos propiciaram um maior uso do computador em performances musicais, criando novas áreas de pesquisa como a de música ubíqua (ubimus), que promove ferramentas tecnológicas para auxiliar atividades musicais criativas e a Internet das Coisas Musicais (Internet of Musical Things -IoMusT), descrita como o uso da eletrônica (sensores, atuadores, conectividade e etc.) para propósitos musicais. Uma aplicação englobando essas duas áreas de pesquisa é o desenvolvimento de instrumentos musicais robóticos para performances em conjunto, que demandam sincronização. Este artigo apresenta conceitos de IoMusT e ubimus juntamente com exemplos de protótipos de robôs musicais (RoboMus), além de uma proposta para a sincronização dos robôs utilizando redes neurais para aprendizado e compensação de atrasos mecânicos e o protocolo PTP (Precision Time Protocol) para alinhamento de relógios. (In the 1950s, musicians started to explore computer use for musical activities, often unrelated to real-time processing. However, technological advances have made the computer more present in musical performances, creating research areas such as ubiquitous music (ubimus), which aims to promote tools that support creative musical activities, and Internet of Musical Things (IoMusT), which is described as the use of electronics (sensors, actuators, connectivity, etc) for a musical purpose. Although, the increasingly intelligent and invasive technology has perhaps changed the way we think, sometimes even allowing smart devices to think for us. Thus, a question arises: how ubimus technology has influenced the musicality of human beings. In this paper, some of the key concepts of IoMusT is presented alongside examples using musical robots (RoboMus) and a proposal for robots synchronization including mechanical delay compensation. In addition, some considerations regarded to the interactions design of such technology are drawn.)
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