A Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música: o Rock in Rio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juca, Juliana Lima Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11383
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_eae37052c754f51368a1e5aed0017311
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música: o Rock in RioRelações públicasResponsabilidade social corporativaIndústria culturalEventos culturaisFestivais de músicaRock in RioPortugalMusic festivalsPublic relationsCorporate social responsibilityCultural industryCultural eventsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.A presente dissertação tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre Gestão Estratégica da Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música. Visa também refletir sobre os aspetos fundamentais que interligam as áreas das Relações Públicas e da Responsabilidade Social Corporativa no âmbito da comunicação com os públicos e stakeholders. Partindo da revisão da literatura sobre os conceitos de Relações Públicas, Responsabilidade Social Corporativa, Indústria Cultural e Eventos (Festivais de Música) pretende-se apresentar a importância das políticas e iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa nos festivais de música com intuito de diminuir o impacto que os mesmos causam na sociedade e meio ambiente e fortalecer o seu relacionamento com stakeholders e públicos. A metodologia estudo de caso incide sobre a empresa promotora do Festival Rock In Rio por ser uma empresa que pratica a Responsabilidade Social Corporativa em seus eventos. Através desta investigação pretende-se evidenciar o contributo que as Relações Públicas e a Responsabilidade Social Corporativa podem dar à área dos eventos em Portugal.ABSTRACT : The current dissertation aims at deepening knowledge in Strategic Management of Social Corporative Responsibility in Music Festivals. It also aims at reflecting the fundamental aspects that interconnect the areas from Public Relations and Social Corporative Responsibility in the scope of communication with public and stakeholders. Starting from the revision of literature about the concepts of Public Relations, Social Corporative Responsibility, Cultural Industry and Events (Music Festivals), the goal is to present the importance of the Social Corporative Responsibility's policies and initiatives in music festivals with the intent to reduce the impact that they cause in society and the environment and to strenghten its relationship with stakeholders and audiences. The study of case metodology resorts the company promoting the Rock in Rio Festival for being an enterprise that practices Social Corporative Responsibility in its events. Through this investigation it is intended to put in evidence the contribution that Public Relations and Social Corporative Responsibility can give to the events area in Portugal.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCenteno, Maria JoãoRCIPLJuca, Juliana Lima Martins2020-03-31T15:10:50Z2019-12-032019-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11383TID:202323471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:38.773660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música: o Rock in Rio
title A Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música: o Rock in Rio
spellingShingle A Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música: o Rock in Rio
Juca, Juliana Lima Martins
Relações públicas
Responsabilidade social corporativa
Indústria cultural
Eventos culturais
Festivais de música
Rock in Rio
Portugal
Music festivals
Public relations
Corporate social responsibility
Cultural industry
Cultural events
title_short A Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música: o Rock in Rio
title_full A Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música: o Rock in Rio
title_fullStr A Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música: o Rock in Rio
title_full_unstemmed A Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música: o Rock in Rio
title_sort A Responsabilidade Social Corporativa nos Festivais de Música: o Rock in Rio
author Juca, Juliana Lima Martins
author_facet Juca, Juliana Lima Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centeno, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Juca, Juliana Lima Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Responsabilidade social corporativa
Indústria cultural
Eventos culturais
Festivais de música
Rock in Rio
Portugal
Music festivals
Public relations
Corporate social responsibility
Cultural industry
Cultural events
topic Relações públicas
Responsabilidade social corporativa
Indústria cultural
Eventos culturais
Festivais de música
Rock in Rio
Portugal
Music festivals
Public relations
Corporate social responsibility
Cultural industry
Cultural events
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
2019-12-03T00:00:00Z
2020-03-31T15:10:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11383
TID:202323471
url http://hdl.handle.net/10400.21/11383
identifier_str_mv TID:202323471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133463996006400