A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Rio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batoco, Sara Raquel Vinagre
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13713
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_950270953e54eeb081fcec6aefdff7ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in RioRelações PúblicasComunicação integradaRock in RioFestivais de MúsicaMusic FestivalsPublic relationsIntegrated communicationDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Os eventos são acontecimentos especiais que podem ser de vários tipos, dimensões e ter várias finalidades. Os festivais de música são um dos tipos de eventos existentes, que comemoram um acontecimento e que têm uma programação musical intensa. Em Portugal e no mundo, o número de festivais de música tem vindo a aumentar, nomeadamente pelo aumento do tempo de lazer. Qualquer evento requer um planeamento e uma estratégia bem delineada. Os festivais de música têm muitos aspetos com os quais lidar, desde patrocínios, comunicação do festival, produção, entre outros. Com uma grande estrutura operacional e com a variedade de pessoas que trabalham nas diversas áreas é essencial que haja uma coesão ao nível da comunicação. Esta coesão é essencial a nível interno e externo e aqui entra a comunicação integrada. A comunicação deve ser coerente e transparente, estando em harmonia com a estratégia global do festival, com a missão e os valores. Na presente dissertação, optou-se pela metodologia qualitativa de Estudo de Caso para responder à pergunta “Será que o Rock in Rio segue uma lógica de comunicação integrada, nas diferentes plataformas de comunicação, e, se sim, em que medida é que esta contribui para o sucesso do festival?”. Para tal, começou por se fazer uma revisão de literatura dos mais diversos conceitos e foram realizadas entrevistas, análises aos canais digitais do RIR e duas análises SWOT. A análise dos resultados permitiu concluir que, de facto, o Rock in Rio segue uma estratégia de comunicação integrada e que a mesma contribui para a consolidação do festival. Com esta investigação pretende-se evidenciar a importância e o contributo das Relações Públicas e da Comunicação Integrada na área dos eventos, mais concretamente dos festivais de música.ABSTRACT: Events are special occasions that can be of various types, sizes, and with various purposes. Music festivals are one of the existing types of events that commemorate an occasion and have an intense musical program. In Portugal and worldwide, the number of music festivals has been increasing, namely due to the increase in leisure time. Any event requires planning and a well-designed strategy. Music festivals have many aspects to deal with, from sponsorship, festival communication, production, among others. With a large operational structure and with the variety of people working in the various areas, it is essential that there is cohesion in terms of communication. This cohesion is essential internally and externally, and this is where integrated communication comes in. Communication must be coherent and transparent, being in harmony with the festival's global strategy, mission and values. In this dissertation, the qualitative methodology of Case Study was chosen to answer the question "Does Rock in Rio follow a logic of integrated communication in the different communication platforms and, if so, to how much does it contribute to the success of the festival?". To do this, a literature review of the most diverse concepts was first performed and interviews, analysis of RIR's digital channels and two SWOT analyses were carried out. The analysis of the results allowed us to conclude that, in fact, Rock in Rio follows an integrated communication strategy and that it contributes to the consolidation of the festival. This research aims to highlight the importance and contribution of Public Relations and Integrated Communication in events, more specifically in music festivals.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCenteno, Maria JoãoRCIPLBatoco, Sara Raquel Vinagre2021-09-15T09:38:23Z2021-07-212021-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13713TID:202768066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:36.542883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Rio
title A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Rio
spellingShingle A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Rio
Batoco, Sara Raquel Vinagre
Relações Públicas
Comunicação integrada
Rock in Rio
Festivais de Música
Music Festivals
Public relations
Integrated communication
title_short A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Rio
title_full A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Rio
title_fullStr A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Rio
title_full_unstemmed A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Rio
title_sort A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in Rio
author Batoco, Sara Raquel Vinagre
author_facet Batoco, Sara Raquel Vinagre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centeno, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Batoco, Sara Raquel Vinagre
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Públicas
Comunicação integrada
Rock in Rio
Festivais de Música
Music Festivals
Public relations
Integrated communication
topic Relações Públicas
Comunicação integrada
Rock in Rio
Festivais de Música
Music Festivals
Public relations
Integrated communication
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-15T09:38:23Z
2021-07-21
2021-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13713
TID:202768066
url http://hdl.handle.net/10400.21/13713
identifier_str_mv TID:202768066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133487198896128