Más experiências na performance de pianistas profissionais : estratégias de superação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Maria Teresa da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6794
Resumo: O presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reúne o trabalho realizado na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2018/2019 e a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A primeira parte do relatório apresenta o desenvolvimento de todo o estágio referente à Prática de Ensino Supervisionada que foi realizado no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Na segunda parte do documento é apresentada a Investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico que tem como tema “Más experiências na performance de pianistas profissionais: estratégias de superação”. Este projeto tem como objetivos descobrir e explorar mecanismos de defesa para o pianista num momento menos conseguido na sua performance, acompanhando as várias fases de descontrolo no palco, desilusão e desmotivação da prática instrumental consequente dessa mesma falha performativa. A metodologia da investigação baseou-se na recolha de dados através de questionários.
id RCAP_eaf7b3a1c0cd37a17ed1f68d9d02ce5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6794
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Más experiências na performance de pianistas profissionais : estratégias de superaçãoPerformanceFalha performativaDesmotivação e motivaçãoSuperaçãoPerformative failureDemotivation and motivationOvercomingDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reúne o trabalho realizado na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2018/2019 e a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A primeira parte do relatório apresenta o desenvolvimento de todo o estágio referente à Prática de Ensino Supervisionada que foi realizado no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Na segunda parte do documento é apresentada a Investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico que tem como tema “Más experiências na performance de pianistas profissionais: estratégias de superação”. Este projeto tem como objetivos descobrir e explorar mecanismos de defesa para o pianista num momento menos conseguido na sua performance, acompanhando as várias fases de descontrolo no palco, desilusão e desmotivação da prática instrumental consequente dessa mesma falha performativa. A metodologia da investigação baseou-se na recolha de dados através de questionários.Abstract : This volume reports, divided in two parts, brings together the work done in the Supervised Teaching Practice developed during the 2018/2019 school year and the research related to the Artistic Teaching Project. The first part of the report presents the development of the entire stage regarding Supervised Teaching Practice that was held at the Conservatório Regional de Música da Covilhã. In the second part of the document is presented the Research related to the Artistic Teaching Project which has as its theme “Bad experiences in the performance of professional pianists: strategies of overcoming”. This project aims to discover and explore defense mechanisms for the pianist at a less successful moment in his performance, following the various stages of stage control, disillusionment and demotivation of the instrumental practice resulting from this same performative flaw. The research methodology was based on data collection through questionnaires.Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaLadeira, Pedro Miguel ReixaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFaustino, Maria Teresa da Silva2019-12-02T12:05:31Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6794TID:202317960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:58Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:26.966510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Más experiências na performance de pianistas profissionais : estratégias de superação
title Más experiências na performance de pianistas profissionais : estratégias de superação
spellingShingle Más experiências na performance de pianistas profissionais : estratégias de superação
Faustino, Maria Teresa da Silva
Performance
Falha performativa
Desmotivação e motivação
Superação
Performative failure
Demotivation and motivation
Overcoming
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Más experiências na performance de pianistas profissionais : estratégias de superação
title_full Más experiências na performance de pianistas profissionais : estratégias de superação
title_fullStr Más experiências na performance de pianistas profissionais : estratégias de superação
title_full_unstemmed Más experiências na performance de pianistas profissionais : estratégias de superação
title_sort Más experiências na performance de pianistas profissionais : estratégias de superação
author Faustino, Maria Teresa da Silva
author_facet Faustino, Maria Teresa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
Ladeira, Pedro Miguel Reixa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Maria Teresa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Falha performativa
Desmotivação e motivação
Superação
Performative failure
Demotivation and motivation
Overcoming
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Performance
Falha performativa
Desmotivação e motivação
Superação
Performative failure
Demotivation and motivation
Overcoming
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reúne o trabalho realizado na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2018/2019 e a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A primeira parte do relatório apresenta o desenvolvimento de todo o estágio referente à Prática de Ensino Supervisionada que foi realizado no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Na segunda parte do documento é apresentada a Investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico que tem como tema “Más experiências na performance de pianistas profissionais: estratégias de superação”. Este projeto tem como objetivos descobrir e explorar mecanismos de defesa para o pianista num momento menos conseguido na sua performance, acompanhando as várias fases de descontrolo no palco, desilusão e desmotivação da prática instrumental consequente dessa mesma falha performativa. A metodologia da investigação baseou-se na recolha de dados através de questionários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02T12:05:31Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6794
TID:202317960
url http://hdl.handle.net/10400.11/6794
identifier_str_mv TID:202317960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130835964657664