Música, necessidades educativas especiais e inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Alberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/21142
Resumo: Neste trabalho apresentam-se os resultados de um estudo em torno da importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna portadora de Trissomia 21 (T21), que reforça conceitos musicais com recurso ao Soundbeam. Orientado pelos princípios da Educação Inclusiva e pelo pressuposto de que as TIC têm impacto nos processos de Ensino e de Aprendizagem, particularmente naqueles destinados a alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE) e especificamente de T21. Realizou-se uma revisão bibliográfica visando constituir o enquadramento teórico da problemática do estudo, pretendendo compreender e colmatar uma dificuldade de marcação do ritmo, recorrendo a algumas estratégias como meio para atingir objetivos e resultados positivos, no processo de ensino aprendizagem. Os resultados apurados da aplicação permitiram constatar o elevado grau de motivação e interesse revelados pela jovem no uso das TIC, bem como a sua capacidade em utilizar equipamentos de uso generalizado e não especificamente adaptados.
id RCAP_eaff251ab5d6b8b0461bbfbaa74b09f4
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música, necessidades educativas especiais e inclusãoMusic, special educational needs and inclusionMúsicaInclusãoTICNNET21Neste trabalho apresentam-se os resultados de um estudo em torno da importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna portadora de Trissomia 21 (T21), que reforça conceitos musicais com recurso ao Soundbeam. Orientado pelos princípios da Educação Inclusiva e pelo pressuposto de que as TIC têm impacto nos processos de Ensino e de Aprendizagem, particularmente naqueles destinados a alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE) e especificamente de T21. Realizou-se uma revisão bibliográfica visando constituir o enquadramento teórico da problemática do estudo, pretendendo compreender e colmatar uma dificuldade de marcação do ritmo, recorrendo a algumas estratégias como meio para atingir objetivos e resultados positivos, no processo de ensino aprendizagem. Os resultados apurados da aplicação permitiram constatar o elevado grau de motivação e interesse revelados pela jovem no uso das TIC, bem como a sua capacidade em utilizar equipamentos de uso generalizado e não especificamente adaptados.This work presents the results of a study about the importance of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching and learning process of a female student with Trisomy 21 (T21), which reinforces musical concepts using Soundbeam. Guided by the principles of Inclusive Education and the assumption that ICT have an impact on the processes of Teaching and Learning, particularly those destined to students with Special Educational Needs (SEN) and specifically T21. A bibliographical review was carried out aiming at constituting the theoretical framework of the problem of the study, aiming at understanding and filling a difficulty of marking the rhythm, resorting to some strategies as a means to achieve goals and positive results in the process of teaching learning. The verified results of the application allowed to verify the high degree of motivation and interest revealed by the young person in the use of the TIC, as well as their capacity to use equipment of generalized use and not specifically adapted.RIESABiblioteca Digital do IPBRocha, AlbertoCardoso, Mário2020-03-27T11:13:46Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/21142porRocha, Alberto; Cardoso, Mário (2019). Música, necessidades educativas especiais e inclusão. International Journal of Education, Health and Environment. ISSN 2184-4569. 2:1, p. 43-562184-456910.37334/riesa.v2i1.10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:47:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:20.804689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música, necessidades educativas especiais e inclusão
Music, special educational needs and inclusion
title Música, necessidades educativas especiais e inclusão
spellingShingle Música, necessidades educativas especiais e inclusão
Rocha, Alberto
Música
Inclusão
TIC
NNE
T21
title_short Música, necessidades educativas especiais e inclusão
title_full Música, necessidades educativas especiais e inclusão
title_fullStr Música, necessidades educativas especiais e inclusão
title_full_unstemmed Música, necessidades educativas especiais e inclusão
title_sort Música, necessidades educativas especiais e inclusão
author Rocha, Alberto
author_facet Rocha, Alberto
Cardoso, Mário
author_role author
author2 Cardoso, Mário
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Alberto
Cardoso, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Inclusão
TIC
NNE
T21
topic Música
Inclusão
TIC
NNE
T21
description Neste trabalho apresentam-se os resultados de um estudo em torno da importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna portadora de Trissomia 21 (T21), que reforça conceitos musicais com recurso ao Soundbeam. Orientado pelos princípios da Educação Inclusiva e pelo pressuposto de que as TIC têm impacto nos processos de Ensino e de Aprendizagem, particularmente naqueles destinados a alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE) e especificamente de T21. Realizou-se uma revisão bibliográfica visando constituir o enquadramento teórico da problemática do estudo, pretendendo compreender e colmatar uma dificuldade de marcação do ritmo, recorrendo a algumas estratégias como meio para atingir objetivos e resultados positivos, no processo de ensino aprendizagem. Os resultados apurados da aplicação permitiram constatar o elevado grau de motivação e interesse revelados pela jovem no uso das TIC, bem como a sua capacidade em utilizar equipamentos de uso generalizado e não especificamente adaptados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-27T11:13:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/21142
url http://hdl.handle.net/10198/21142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rocha, Alberto; Cardoso, Mário (2019). Música, necessidades educativas especiais e inclusão. International Journal of Education, Health and Environment. ISSN 2184-4569. 2:1, p. 43-56
2184-4569
10.37334/riesa.v2i1.10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RIESA
publisher.none.fl_str_mv RIESA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135394997993472