Transporte de crianças em ambulâncias terrestres: segurança e conhecimentos dos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Sílvia Cristina Abreu de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas, Carvalhais, Maribel Domingues, Apóstolo, Jorge Manuel Amado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=lxSyGf6a
Resumo: Introdução: O transporte de crianças em ambulâncias terrestres é uma problemática ainda insuficientemente investigada em todo o mundo. Neste contexto pretende-se conhecer as medidas de segurança usadas no transporte de crianças em ambulâncias terrestres e identificar o conhecimento dos profissionais acerca das medidas a adotar para este tipo de transporte. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, exploratório descritivo. A análise das medidas de segurança usadas no transporte de crianças tem por base as recomendações da National Highway Traffic Safety Administration. Aplicado um questionário a 135 enfermeiros e bombeiros/tripulantes de ambulâncias portuguesas baseado em 4 possíveis situações de transporte e abrangendo 5 faixas etárias pediátricas. Resultados: Os profissionais adotam uma grande variedade de medidas de segurança na prática havendo uma diferença significativa entre a forma como transportam as crianças e o modo que consideram ser o ideal. Os resultados da avaliação do transporte situam-se mais próximos dos níveis de segurança aceitáveis do que dos níveis recomendados como ideais. Verifica-se que mulheres, profissionais graduados e enfermeiros de pediatria transportam as crianças em ambulâncias com mais segurança. Discussão e Conclusões: Muitos profissionais desconhecem as possibilidades de transporte seguro para as crianças nem conhecem recomendações para este tipo de transporte. A dispersão apurada na forma como o transporte é efetuado e os resultados obtidos sugerem a necessidade de regulamentação deste transporte, de investimento na formação dos profissionais e de sensibilização das instituições de saúde para a importância do uso de sistemas de retenção para crianças durante o seu transporte.
id RCAP_eb0b59afe8b44bee7ffa649064722f99
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:6485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transporte de crianças em ambulâncias terrestres: segurança e conhecimentos dos profissionaisTransporte de PacientesAmbulânciasAcidentesCriançaMedidas de Segurança.Introdução: O transporte de crianças em ambulâncias terrestres é uma problemática ainda insuficientemente investigada em todo o mundo. Neste contexto pretende-se conhecer as medidas de segurança usadas no transporte de crianças em ambulâncias terrestres e identificar o conhecimento dos profissionais acerca das medidas a adotar para este tipo de transporte. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, exploratório descritivo. A análise das medidas de segurança usadas no transporte de crianças tem por base as recomendações da National Highway Traffic Safety Administration. Aplicado um questionário a 135 enfermeiros e bombeiros/tripulantes de ambulâncias portuguesas baseado em 4 possíveis situações de transporte e abrangendo 5 faixas etárias pediátricas. Resultados: Os profissionais adotam uma grande variedade de medidas de segurança na prática havendo uma diferença significativa entre a forma como transportam as crianças e o modo que consideram ser o ideal. Os resultados da avaliação do transporte situam-se mais próximos dos níveis de segurança aceitáveis do que dos níveis recomendados como ideais. Verifica-se que mulheres, profissionais graduados e enfermeiros de pediatria transportam as crianças em ambulâncias com mais segurança. Discussão e Conclusões: Muitos profissionais desconhecem as possibilidades de transporte seguro para as crianças nem conhecem recomendações para este tipo de transporte. A dispersão apurada na forma como o transporte é efetuado e os resultados obtidos sugerem a necessidade de regulamentação deste transporte, de investimento na formação dos profissionais e de sensibilização das instituições de saúde para a importância do uso de sistemas de retenção para crianças durante o seu transporte.Universidad de Santander2017-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://web.esenfc.pt/?url=lxSyGf6aporhttp://web.esenfc.pt/?url=lxSyGf6aurn:isbn:ISSN: 2216-0973 E-ISSN: 2346-3414info:doi:10.15649/cuidarte.v8i1.349Faria, Sílvia Cristina Abreu deLomba, Maria de Lurdes Lopes de FreitasCarvalhais, Maribel DominguesApóstolo, Jorge Manuel Amadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2018-02-12T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:6485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:23.679637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transporte de crianças em ambulâncias terrestres: segurança e conhecimentos dos profissionais
title Transporte de crianças em ambulâncias terrestres: segurança e conhecimentos dos profissionais
spellingShingle Transporte de crianças em ambulâncias terrestres: segurança e conhecimentos dos profissionais
Faria, Sílvia Cristina Abreu de
Transporte de Pacientes
Ambulâncias
Acidentes
Criança
Medidas de Segurança.
title_short Transporte de crianças em ambulâncias terrestres: segurança e conhecimentos dos profissionais
title_full Transporte de crianças em ambulâncias terrestres: segurança e conhecimentos dos profissionais
title_fullStr Transporte de crianças em ambulâncias terrestres: segurança e conhecimentos dos profissionais
title_full_unstemmed Transporte de crianças em ambulâncias terrestres: segurança e conhecimentos dos profissionais
title_sort Transporte de crianças em ambulâncias terrestres: segurança e conhecimentos dos profissionais
author Faria, Sílvia Cristina Abreu de
author_facet Faria, Sílvia Cristina Abreu de
Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas
Carvalhais, Maribel Domingues
Apóstolo, Jorge Manuel Amado
author_role author
author2 Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas
Carvalhais, Maribel Domingues
Apóstolo, Jorge Manuel Amado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Sílvia Cristina Abreu de
Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas
Carvalhais, Maribel Domingues
Apóstolo, Jorge Manuel Amado
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte de Pacientes
Ambulâncias
Acidentes
Criança
Medidas de Segurança.
topic Transporte de Pacientes
Ambulâncias
Acidentes
Criança
Medidas de Segurança.
description Introdução: O transporte de crianças em ambulâncias terrestres é uma problemática ainda insuficientemente investigada em todo o mundo. Neste contexto pretende-se conhecer as medidas de segurança usadas no transporte de crianças em ambulâncias terrestres e identificar o conhecimento dos profissionais acerca das medidas a adotar para este tipo de transporte. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, exploratório descritivo. A análise das medidas de segurança usadas no transporte de crianças tem por base as recomendações da National Highway Traffic Safety Administration. Aplicado um questionário a 135 enfermeiros e bombeiros/tripulantes de ambulâncias portuguesas baseado em 4 possíveis situações de transporte e abrangendo 5 faixas etárias pediátricas. Resultados: Os profissionais adotam uma grande variedade de medidas de segurança na prática havendo uma diferença significativa entre a forma como transportam as crianças e o modo que consideram ser o ideal. Os resultados da avaliação do transporte situam-se mais próximos dos níveis de segurança aceitáveis do que dos níveis recomendados como ideais. Verifica-se que mulheres, profissionais graduados e enfermeiros de pediatria transportam as crianças em ambulâncias com mais segurança. Discussão e Conclusões: Muitos profissionais desconhecem as possibilidades de transporte seguro para as crianças nem conhecem recomendações para este tipo de transporte. A dispersão apurada na forma como o transporte é efetuado e os resultados obtidos sugerem a necessidade de regulamentação deste transporte, de investimento na formação dos profissionais e de sensibilização das instituições de saúde para a importância do uso de sistemas de retenção para crianças durante o seu transporte.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=lxSyGf6a
url http://web.esenfc.pt/?url=lxSyGf6a
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=lxSyGf6a
urn:isbn:ISSN: 2216-0973 E-ISSN: 2346-3414
info:doi:10.15649/cuidarte.v8i1.349
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de Santander
publisher.none.fl_str_mv Universidad de Santander
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137226365337600