Transporte marítimo deep-sea: estudo do frete marítimo do Extremo Oriente para a Europa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, José Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8783
Resumo: O transporte marítimo de carga contentorizada afirma-se como um método de transporte de baixo custo, com uma cobertura à escala mundial, capaz de responder às necessidades de uma economia globalizada, suportando assim redes de abastecimento intercontinentais integradas. Neste contexto, o Extremo Oriente afirmou-se, de modo consistente e duradouro, como um polo logístico e de produção de muitos dos produtos consumidos no Ocidente. Apesar deste facto, a componente de custo logístico correspondente ao fluxo marítimo intercontinental (frete), vê muitas vezes a sua negociação descurada por parte dos importadores. Até há poucos anos boa parte da contratação do frete marítimo era assumidamente rígida, fixando-se valores por períodos longos, que muitas vezes iam até um ano. Com a crescente volatilidade que assolou este mercado a partir de 2008, verificou-se uma procura crescente de fretes spot, o que obrigou a um maior conhecimento das particularidades do mercado e maior disponibilidade dos responsáveis logísticos. Ao mesmo tempo, surgiram, e maturaram-se, índices de preços para os fretes de transporte marítimo em contentores. Verificada a sua representatividade, estes índices acabaram por permitir o desenvolvimento de modelos de contratação alternativos com fretes indexados aos índices mencionados (ILCC). Estes modelos possibilitaram aos importadores acompanhar as variações dos valores do mercado de forma mais sustentada, e com um menor esforço negocial (sem a necessidade de contratação caso a caso – spot, uma vez fechados os contratos indexados). O importador tem assim garantias que o frete pago acompanha os valores do mercado, dado a indexação a índices de valores spot. Nesta dissertação desenvolve-se um modelo de apuramento de fretes marítimos indexado. Procede-se à verificação da sua validade prática em contexto real através de um caso de estudo, tendo-se simulado diferentes valores de coeficientes do modelo, verificando- se que valores permitem uma poupança efetiva, e quantificado esse ganho. O trabalho desenvolvido é, assim, também um contributo importante para médios e grandes importadores cujas importações têm características que permitam a negociação de fretes sustentada por modelos semelhantes ao apresentado. São ainda sugeridos trabalhos futuros com vista à garantia de que o modelo se mantém ajustado a eventuais alterações nas condicionantes do mercado, bem como à sua inclusão num modelo logístico integrado. São ainda sugeridas eventuais alterações e adaptações do modelo apresentado.
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Apesar deste facto, a componente de custo logístico correspondente ao fluxo marítimo intercontinental (frete), vê muitas vezes a sua negociação descurada por parte dos importadores. Até há poucos anos boa parte da contratação do frete marítimo era assumidamente rígida, fixando-se valores por períodos longos, que muitas vezes iam até um ano. Com a crescente volatilidade que assolou este mercado a partir de 2008, verificou-se uma procura crescente de fretes spot, o que obrigou a um maior conhecimento das particularidades do mercado e maior disponibilidade dos responsáveis logísticos. Ao mesmo tempo, surgiram, e maturaram-se, índices de preços para os fretes de transporte marítimo em contentores. Verificada a sua representatividade, estes índices acabaram por permitir o desenvolvimento de modelos de contratação alternativos com fretes indexados aos índices mencionados (ILCC). Estes modelos possibilitaram aos importadores acompanhar as variações dos valores do mercado de forma mais sustentada, e com um menor esforço negocial (sem a necessidade de contratação caso a caso – spot, uma vez fechados os contratos indexados). O importador tem assim garantias que o frete pago acompanha os valores do mercado, dado a indexação a índices de valores spot. Nesta dissertação desenvolve-se um modelo de apuramento de fretes marítimos indexado. Procede-se à verificação da sua validade prática em contexto real através de um caso de estudo, tendo-se simulado diferentes valores de coeficientes do modelo, verificando- se que valores permitem uma poupança efetiva, e quantificado esse ganho. O trabalho desenvolvido é, assim, também um contributo importante para médios e grandes importadores cujas importações têm características que permitam a negociação de fretes sustentada por modelos semelhantes ao apresentado. São ainda sugeridos trabalhos futuros com vista à garantia de que o modelo se mantém ajustado a eventuais alterações nas condicionantes do mercado, bem como à sua inclusão num modelo logístico integrado. São ainda sugeridas eventuais alterações e adaptações do modelo apresentado.Since its beginning, in the 1950’s, container shipping has evolved as a comparatively cheap transport mode. Its worldwide coverage is able to meet the needs of today’s globalised economy, supporting integrated intercontinental supply chains. In the last decades of the 20th century, the Far East emerged as an important global logistics hub and production centre to many of the goods consumed in the West. Despite this, container shipping freight costs negotiation is often neglected by shippers. Until the first decade of the 21th century, container freight costs were normally negotiated under a contract that settled values for long periods, which in many cases went up to one year. A historical increase in price volatility has hit the container freight market since 2008, making the demand for spot freight rates grow significantly, requiring a greater knowledge of the market and consuming more of the logistics departments resources. While this occurred, price indices for container shipping freight rates emerged, having their methodologies matured in recent years. As these indices were proven to correctly represent the real life freight market, an alternative contracting model appeared – indexed linked container contracts (ILCC) – helping shippers mitigate volatility exposure. These indexed models help shippers to deal with market price variations in a more sustained manner, shortening the negotiating effort to keep up with spot prices. This thesis presents a case study of an ILCC based on a company’s historic imports data, its spot freight costs, and a suitable freight index. The model’s validity is verified through the company’s historical data. Different values of the model coefficients were simulated, in order to verify the values that allow an effective quantified saving. The work is thus also an important contribution to medium and large shippers whose imports’ have freight rates that can have their negotiation sustained by similar models. Future developments to the model are also suggested to ensure the model is adjusted to market changes, being also mentioned the importance of an integrated approach to the supply chain, despite the important share sea freight has in good’s landed costs. Future adjustments and variations to the model are also suggested.Pereira, TeresaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, José Carlos2016-12-13T15:59:37Z2016-11-242016-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8783TID:201344998pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:33.655059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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