Oscilação do frete marítimo nas exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4620 |
Resumo: | Frente à dificuldade das indústrias brasileiras em projetar os custos logísticos envolvidos nos processos de exportação e importação e sendo o frete internacional responsável pela maior fatia destes custos, é necessário que os gestores de logística conheçam os motivos que fazem o valor do frete marítimo se manter estável ou com constantes oscilações. Este trabalho teve como objetivo identificar as variáveis que contribuem na precificação do frete marítimo internacional das exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas. Foi realizado um estudo de campo exploratório dos trades da costa leste dos Estados Unidos, norte da Europa e Ásia com o Brasil através de pesquisas qualitativa e quantitativa e com a utilização de dados de pesquisa bibliográfica assim como dados secundários de análise documental. A coleta de dados qualitativos por sua vez foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e conduzidas com um painel de experts formado por gestores responsáveis pela precificação do frete marítimo internacional nas suas empresas. Apesar da impossibilidade de proceder com a análise sistêmica devido à falta de significância estatística nos testes realizados, os resultados encontrados foram levados ao julgamento de um painel de experts que delimitaram as variáveis que de fato contribuem na precificação do frete marítimo. Considerando os trades estudados, observou-se que a relação entre a oferta e a demanda com o valor do frete são as variáveis que mais interferem na flutuação do frete marítimo porém outras variáveis são simultaneamente analisadas no processo de precificação do frete. Capacidade dos navios, custos operacionais, concorrência e alteração nos serviços ofertados estão entre as variáveis que os especialistas identificaram como as que mais interferem neste processo. |
id |
USIN_f8159ca9267c9f332d2f0c528715c104 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4620 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-07-27T16:28:26Z2015-07-27T16:28:26Z2015-01-26Submitted by Vanessa Nunes (vnunes) on 2015-07-27T16:28:26Z No. of bitstreams: 1 Felipe Balthazar.pdf: 943281 bytes, checksum: 9c1a495a3effcebc8e3c6a0a1b38e242 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-27T16:28:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Felipe Balthazar.pdf: 943281 bytes, checksum: 9c1a495a3effcebc8e3c6a0a1b38e242 (MD5) Previous issue date: 2015-01-26Frente à dificuldade das indústrias brasileiras em projetar os custos logísticos envolvidos nos processos de exportação e importação e sendo o frete internacional responsável pela maior fatia destes custos, é necessário que os gestores de logística conheçam os motivos que fazem o valor do frete marítimo se manter estável ou com constantes oscilações. Este trabalho teve como objetivo identificar as variáveis que contribuem na precificação do frete marítimo internacional das exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas. Foi realizado um estudo de campo exploratório dos trades da costa leste dos Estados Unidos, norte da Europa e Ásia com o Brasil através de pesquisas qualitativa e quantitativa e com a utilização de dados de pesquisa bibliográfica assim como dados secundários de análise documental. A coleta de dados qualitativos por sua vez foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e conduzidas com um painel de experts formado por gestores responsáveis pela precificação do frete marítimo internacional nas suas empresas. Apesar da impossibilidade de proceder com a análise sistêmica devido à falta de significância estatística nos testes realizados, os resultados encontrados foram levados ao julgamento de um painel de experts que delimitaram as variáveis que de fato contribuem na precificação do frete marítimo. Considerando os trades estudados, observou-se que a relação entre a oferta e a demanda com o valor do frete são as variáveis que mais interferem na flutuação do frete marítimo porém outras variáveis são simultaneamente analisadas no processo de precificação do frete. Capacidade dos navios, custos operacionais, concorrência e alteração nos serviços ofertados estão entre as variáveis que os especialistas identificaram como as que mais interferem neste processo.Based on the difficulty of Brazilian industries in providing a forecast of logistic costs involved in the export and import processes and being the international freight responsible for the largest share of these costs, it is necessary for the logistic managers know the reasons that make the price of ocean freight remains stable or continuously changing. This study aimed to identify the variables that contribute to the pricing of international ocean freight of Brazilian exports and imports of containerized dry cargoes. It has been conducted by an exploratory field study of east cost of United States, northern Europe and Asia with Brazil through a qualitative and quantitative research and the use of bibliographic data as well as secondary data analysis of documents. The qualitative data collection was carried out through semi-structured interviews and conducted with experts made up of managers in charge of the pricing of international ocean freight in their companies. Despite the impossibility of proceeding with systemic analysis due to lack of statistical significance in the tests, the results were taken out to the judgment of experts to delimit in fact the variables that contribute to the pricing of ocean freight. Considering the trades studied, it was noticed that the relation between supply and demand with the ocean freight are the variable that most influence the fluctuation of the freight, but other variables are simultaneously analyzed in the pricing process. Capacity of vessels, operating costs, competitors and changes in the services offered are among the variables that experts have identified as those most contribute in this process.NenhumaBalthazar, Felipe Búrigohttp://lattes.cnpq.br/1254781114268208Machado, Marcelo AndréUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosOscilação do frete marítimo nas exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadasACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoTransporte marítimoOscilação do frete marítimoVariáveis do transporte marítimoLogística internacionalShippingOcean freightVariable of shippingInternational logisticsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4620info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFelipe Balthazar.pdfFelipe Balthazar.pdfapplication/pdf943281http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4620/1/Felipe+Balthazar.pdf9c1a495a3effcebc8e3c6a0a1b38e242MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4620/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/46202015-07-28 14:32:36.455oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-07-28T17:32:36Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Oscilação do frete marítimo nas exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas |
title |
Oscilação do frete marítimo nas exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas |
spellingShingle |
Oscilação do frete marítimo nas exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas Balthazar, Felipe Búrigo ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Transporte marítimo Oscilação do frete marítimo Variáveis do transporte marítimo Logística internacional Shipping Ocean freight Variable of shipping International logistics |
title_short |
Oscilação do frete marítimo nas exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas |
title_full |
Oscilação do frete marítimo nas exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas |
title_fullStr |
Oscilação do frete marítimo nas exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas |
title_full_unstemmed |
Oscilação do frete marítimo nas exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas |
title_sort |
Oscilação do frete marítimo nas exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas |
author |
Balthazar, Felipe Búrigo |
author_facet |
Balthazar, Felipe Búrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1254781114268208 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balthazar, Felipe Búrigo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Marcelo André |
contributor_str_mv |
Machado, Marcelo André |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Transporte marítimo Oscilação do frete marítimo Variáveis do transporte marítimo Logística internacional Shipping Ocean freight Variable of shipping International logistics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte marítimo Oscilação do frete marítimo Variáveis do transporte marítimo Logística internacional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Shipping Ocean freight Variable of shipping International logistics |
description |
Frente à dificuldade das indústrias brasileiras em projetar os custos logísticos envolvidos nos processos de exportação e importação e sendo o frete internacional responsável pela maior fatia destes custos, é necessário que os gestores de logística conheçam os motivos que fazem o valor do frete marítimo se manter estável ou com constantes oscilações. Este trabalho teve como objetivo identificar as variáveis que contribuem na precificação do frete marítimo internacional das exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas. Foi realizado um estudo de campo exploratório dos trades da costa leste dos Estados Unidos, norte da Europa e Ásia com o Brasil através de pesquisas qualitativa e quantitativa e com a utilização de dados de pesquisa bibliográfica assim como dados secundários de análise documental. A coleta de dados qualitativos por sua vez foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e conduzidas com um painel de experts formado por gestores responsáveis pela precificação do frete marítimo internacional nas suas empresas. Apesar da impossibilidade de proceder com a análise sistêmica devido à falta de significância estatística nos testes realizados, os resultados encontrados foram levados ao julgamento de um painel de experts que delimitaram as variáveis que de fato contribuem na precificação do frete marítimo. Considerando os trades estudados, observou-se que a relação entre a oferta e a demanda com o valor do frete são as variáveis que mais interferem na flutuação do frete marítimo porém outras variáveis são simultaneamente analisadas no processo de precificação do frete. Capacidade dos navios, custos operacionais, concorrência e alteração nos serviços ofertados estão entre as variáveis que os especialistas identificaram como as que mais interferem neste processo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-27T16:28:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-07-27T16:28:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4620 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4620/1/Felipe+Balthazar.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4620/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c1a495a3effcebc8e3c6a0a1b38e242 e130fff006551e19abf270f718b7ab21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844973655556096 |