Avaliação e intervenção em famílias com membro idoso portador de doenças crónicas: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Familiar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/50166 |
Resumo: | O presente relatório reporta o desenvolvimento de competências em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar (ECESF). A sua elaboração promoveu a reflexão crítica sobre o percurso realizado no estágio de natureza profissional Módulo I e II, desenvolvido numa Unidade de Saúde Familiar no ano letivo 2022/2023, num total de 510 horas realizadas num período de 7 meses. Como objetivos foram estipulados: desenvolver competências para cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção; desenvolver competências para liderar e colaborar nos processos de intervenção no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar. O recurso à evidência científica, ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) como referencial teórico e operativo, e à Teoria das Transições, permitiu identificar as forças, os recursos e as necessidades das famílias sensíveis ao exercício do Enfermeiro Especialista em ECESF, bem como compreender as propriedades da experiência de transição individual em situação de saúde ou de doença. Foram utilizados instrumentos para a avaliação familiar e dos seus membros, permitindo elaborar um processo de cuidados individualizado conducente à modificação positiva dos diagnósticos de enfermagem. A avaliação e intervenção à família e aos seus membros, bem como à análise formalizada dos resultados refletidos em ganhos em saúde, permitiu desenvolver competências para cuidar da família constituída por membros idosos portadores de doença crónica. A identificação da ausência de documentação no programa saúde da família incentivou a exploração e o reconhecimento da carência de conhecimento e competência dos enfermeiros para o fazer. Neste seguimento, foi elaborada uma formação em serviço sobre a documentação no programa saúde da família, com recurso ao sistema informático Sclinico e à Matriz Operativa do MDAIF para orientação da documentação. O envolvimento em eventos científicos proporcionou o desenvolvimento da competência para gerir e participar ativamente em intervenções relacionadas com a Enfermagem Saúde Familiar. Cuidar da família foi identificado como um processo complexo devido à importância de conhecer a individualidade da família, bem como dos seus membros. A utilização do MDAIF e da Teoria das Transições foi essencial para elaborar o processo de cuidados e refletir-se nos ganhos em saúde. O contexto de estágio proporcionou a oportunidade para a criar e sustentar uma visão partilhada sobre Enfermagem de Saúde Familiar. |
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Avaliação e intervenção em famílias com membro idoso portador de doenças crónicas: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde FamiliarEvaluation and intervention in families with na elderly member with chronics diseases - Specialized clinical skills development project in family health nursingSaúde da famíliaDoença crónicaIdosoFamíliaEnfermagemRelatório de estágioEnfermagemO presente relatório reporta o desenvolvimento de competências em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar (ECESF). A sua elaboração promoveu a reflexão crítica sobre o percurso realizado no estágio de natureza profissional Módulo I e II, desenvolvido numa Unidade de Saúde Familiar no ano letivo 2022/2023, num total de 510 horas realizadas num período de 7 meses. Como objetivos foram estipulados: desenvolver competências para cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção; desenvolver competências para liderar e colaborar nos processos de intervenção no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar. O recurso à evidência científica, ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) como referencial teórico e operativo, e à Teoria das Transições, permitiu identificar as forças, os recursos e as necessidades das famílias sensíveis ao exercício do Enfermeiro Especialista em ECESF, bem como compreender as propriedades da experiência de transição individual em situação de saúde ou de doença. Foram utilizados instrumentos para a avaliação familiar e dos seus membros, permitindo elaborar um processo de cuidados individualizado conducente à modificação positiva dos diagnósticos de enfermagem. A avaliação e intervenção à família e aos seus membros, bem como à análise formalizada dos resultados refletidos em ganhos em saúde, permitiu desenvolver competências para cuidar da família constituída por membros idosos portadores de doença crónica. A identificação da ausência de documentação no programa saúde da família incentivou a exploração e o reconhecimento da carência de conhecimento e competência dos enfermeiros para o fazer. Neste seguimento, foi elaborada uma formação em serviço sobre a documentação no programa saúde da família, com recurso ao sistema informático Sclinico e à Matriz Operativa do MDAIF para orientação da documentação. O envolvimento em eventos científicos proporcionou o desenvolvimento da competência para gerir e participar ativamente em intervenções relacionadas com a Enfermagem Saúde Familiar. Cuidar da família foi identificado como um processo complexo devido à importância de conhecer a individualidade da família, bem como dos seus membros. A utilização do MDAIF e da Teoria das Transições foi essencial para elaborar o processo de cuidados e refletir-se nos ganhos em saúde. O contexto de estágio proporcionou a oportunidade para a criar e sustentar uma visão partilhada sobre Enfermagem de Saúde Familiar.This report describes the development of skills in Community Nursing in the area of Family Health Nursing (CNFHN). Its preparation promoted critical reflection on the progress made during the professional internship, Modules I and II, carried out in a Family Health Unit during the academic year 2022/2023, totaling 510 hours completed over a period of 7 months. The objectives established were: to develop competencies for caring for the family as a unit of care and for each of its members throughout the life cycle and at different levels of prevention; to develop competencies for leading and collaborating in the processes of intervention in the field of Family Health Nursing. The use of scientific evidence, Dynamic Model of Family Assessment and Intervention (MDAIF) as a theoretical and operational framework, and the Theory of Transitions allowed for the identification of the strengths, resources, and needs of families sensitive to the practice of the Specialist Nurse in CNFHN, as well as the understanding of the properties of the individual transition experience in situations of health or illness. Instruments were used for the assessment of families and their members, enabling the development of an individualized care process leading to positive changes in nursing diagnoses. The assessment and intervention with the family and its members, as well as the formalized analysis of results reflected in health improvements, facilitated the development of skills to care for families consisting of elderly members with chronic illnesses. The identification of a lack of documentation in the Family Health Program prompted the exploration and recognition of nurses' knowledge and competence deficits in this regard. Consequently, an in-service training program was developed on documentation in the Family Health Program, utilizing the Sclinico computer system and the MDAIF Operational Matrix as guidance for documentation. Participation in scientific events contributed to the development of competence in managing and actively engaging in Family Health Nursing-related interventions. Caring for the family was identified as a complex process due to the importance of understanding the individuality of the family as well as its members. The use of MDAIF and the Theory of Transitions was crucial in developing the care process and reflecting it in health gains. The internship context provided an opportunity to create and sustain a shared vision of Family Health Nursing.Peixoto, Maria JoséRepositório ComumSilva, Maria João Ferreira da2024-03-06T12:47:40Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50166TID:203545290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:09:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:39.539463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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