A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires , Ana Isabel Amaral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8332
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.
id RCAP_eb248bc84aefe910a76f939ad2789690
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática do ensino supervisionadaPadletTrabalho colaborativoTecnologias da informação e comunicação1st Cycle of Basic EducationPadletCollaborative workInformation and communication technologiesSupervised teaching practiceDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.Vivemos numa sociedade em constante mudança em que as TIC adquirem um papel preponderante na vida de cada cidadão, a sociedade deve agir em conformidade com a realidade. Neste sentido, é urgente que o sistema educativo inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, proporcionando aos alunos um contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais que serão úteis para o exercício de uma cidadania plena. O relatório de estágio pretendeu averiguar se a aplicação digital Padlet e, com base no trabalho colaborativo, pode promover melhores aprendizagens. Esta investigação-ação de natureza qualitativa desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com vinte e quatro alunos. Como principais fontes de recolha de dados, privilegiou-se a observação participante; as notas de campo no decorrer das intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação; e as entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a três docentes do agrupamento. Ao longo de todo o processo foi envolvido foram recolhidos diferentes dados e opiniões que permitiram que numa fase final se recorresse à triangulação dos dados recolhidos, averiguando-se que a utilização do Padlet, com base no trabalho colaborativo, se tornou uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação. No decorrer da investigação foram realizadas cinco sessões de intervenção pedagógica nas quais foram desenvolvidas atividades de trabalho colaborativo e que permitiram verificar que: a utilização das TIC, mais concretamente a aplicação digital Padlet e o trabalho colaborativo tornam-se uma mais-valia pelo grande envolvimento e empenho dos alunos na realização das diferentes atividades propostas e, ao mesmo tempo, foram criados contextos e oportunidades para os alunos adquirirem competências digitais que serão postas em prática como futuros cidadãos num sociedade cada vez mais digital.Abstract: We live in a society in constant change in which ICT acquire a preponderant role in the life of each citizen, society must act in accordance with reality. In this sense, it is urgent that the educational system include ICT in the daily life of the educational community, providing students with an educational-digital context, developing digital skills and competences that will be useful for the exercise of full citizenship. The internship report intended to find out whether the Padlet digital application, based on collaborative work, can promote better learning. This qualitative action research was developed within the scope of Supervised Teaching Practice in the 1st cycle of Basic Education, in the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic, in a 2nd year class schooling, with twenty-four students. As the main sources of data collection, participant observation was privileged; field notes during the pedagogical interventions; questionnaire surveys for parents and guardians; and semi-structured interviews with the Cooperating Advisor and three professors in the group. Throughout the whole process, different data and opinions were collected, which allowed the triangulation of the collected data to be used in the final phase, verifying that the use of the Padlet, based on collaborative work, had become an added value, promoting higher and better levels of motivation. During the course of the investigation, five sessions of pedagogical intervention were carried out in which collaborative work activities were carried out in which collaborative work activities were developed and which made it possible to verify that: the use of ICT, more specifically the Padlet digital application and collaborative work become an added value due to the great involvement and commitment of students in carrying out the different proposed activities and, at the same time, contexts and opportunities were created for students to acquire digital skills that will be put into practice as future citizens in an increasingly digital society.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPires , Ana Isabel Amaral2023-02-17T10:19:27Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8332TID:203230159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-18T01:47:52Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:45.169621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB
title A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB
spellingShingle A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB
Pires , Ana Isabel Amaral
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática do ensino supervisionada
Padlet
Trabalho colaborativo
Tecnologias da informação e comunicação
1st Cycle of Basic Education
Padlet
Collaborative work
Information and communication technologies
Supervised teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB
title_full A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB
title_fullStr A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB
title_full_unstemmed A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB
title_sort A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB
author Pires , Ana Isabel Amaral
author_facet Pires , Ana Isabel Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires , Ana Isabel Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática do ensino supervisionada
Padlet
Trabalho colaborativo
Tecnologias da informação e comunicação
1st Cycle of Basic Education
Padlet
Collaborative work
Information and communication technologies
Supervised teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática do ensino supervisionada
Padlet
Trabalho colaborativo
Tecnologias da informação e comunicação
1st Cycle of Basic Education
Padlet
Collaborative work
Information and communication technologies
Supervised teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-17T10:19:27Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8332
TID:203230159
url http://hdl.handle.net/10400.11/8332
identifier_str_mv TID:203230159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939245199360