Estratégias low-cost como forma de melhorar a competitividade : um caso na indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Manuel Maria Cardoso Ribeiro Perestrelo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10498
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
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spelling Estratégias low-cost como forma de melhorar a competitividade : um caso na indústria automóvelestratégias low costcompetitividadeindústria automóvelAutomobile Dacia S.A.low cost strategiescompetitivenessautomobile industryMestrado em Ciências EmpresariaisA necessidade de qualquer empresa se adaptar ao consumidor é crescente, sendo o valor acrescentado já uma condicionante da sobrevivência da mesma. O aparecimento da indústria low cost revolucionou por completo o mercado, desenvolvendo novas formas de pensamento, planeamento, e competição. Com margens operacionais cada vez menores, torna-se essencial ter o melhor desempenho estratégico para a sustentabilização e aumento da competitividade. O objectivo deste trabalho passa por analisar as exigências do consumidor low cost e, posteriormente, estudar como uma marca, que opera num mercado que tipicamente não é associado a estratégias de baixo custo, introduziu linhas orientadoras para o endereçar. Tomando por base inquéritos realizados ao consumidor e entrevistas a colaboradores desta empresa, pretende-se estudar as linhas estratégicas aplicadas pela Automobile Dacia S.A.. Foi possível concluir com o estudo que o consumidor low cost não se limita a olhar para o preço, e que a associação deste tipo de gama a uma empresa estabelecida no mercado, neste caso a Renault, pode ter efeitos positivos na competitividade do produto. Conclui-se ainda que a empresa analisada luta por encontrar um equilíbrio adequado entre a componente operacional e a de vendas para satisfazer as necessidades do consumidor, de forma a proporcionar aos clientes particulares uma compra racional e calculada.Nowadays, there is an increasing need for companies to adapt to its target consumers and added value arises as a determinant factor for any business' survival. With the emerging of the low cost industry, the markets suffered a complete revolution, developing new ways of thinking, planning and competing. The shrinking operational margins make it crucial for companies to have a sharp strategic performance, so as to maintain its sustainability and to increase its competitiveness. The aim of this project is to analyze the low cost consumers' basic requirements, and also to deeply understand how a company, which is not typically associated with low-cost strategies, was able to establish guidelines for this type of business. This research is based on consumer surveys and employees' interviews and it is intended to study Automobile Dacia S.A.'s strategic actions. The major conclusions drawn from this study are the fact that price is not the only variable that low cost consumers are concerned with, and also that the association of this kind of brand to an established company - such as Renault - can indeed have a positive effects on such products' competitiveness. Furthermore, I could also conclude that Dacia is currently struggling to find a balanced strategy between the operational and sales departments which could better meet their customers' needs and consequently lead to a more rational and accurate decision when purchasing its products.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaVasconcelos, Manuel Maria Cardoso Ribeiro Perestrelo de2015-12-18T13:21:51Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10498porVasconcelos, Manuel Maria Cardoso Ribeiro Perestrelo de (2012). "Estratégias low-cost como forma de melhorar a competitividade : um caso na indústria automóvel". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:48Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:57.070896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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