Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino Unido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Duarte Nuno Hilário Moraes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6974
Resumo: Após a desregulação do sector do transporte aéreo surgiram novos concorrentes com um inovador modelo de negócio low-cost, agudizando as dificuldades num sector, per si, com margens de lucro reduzidas. Neste ambiente competitivo é vital para as empresas, ainda mais para as incumbentes (fullservice carriers), direcionarem o seu foco para um serviço orientado para o cliente. Com esse intuito, este trabalho teve como objetivos identificar os fatores de compra mais valorizados pelos passageiros de médio-curso e, simultaneamente, aferir qual dos modelos de negócio estará melhor preparado, no longo prazo, para satisfazer as necessidades dos mesmos. De forma a responder a estas questões de investigação, após a revisão bibliográfica, a estratégia metodológica consistiu na elaboração de um inquérito em escala Likert permitindo ordenar por importância os diferentes fatores de compra e, posteriormente, analisar os seus resultados. Para garantir uma aplicabilidade mais prática, de seguida, foi avaliado o fator de compra mais valorizado numa realidade concreta, ou seja, na rota Lisboa-Londres, onde operam transportadoras aéreas com modelos de negócio distintos. Em termos gerais, foi possível concluir que, nas viagens de médio-curso os passageiros valorizam claramente o preço, seguido de dimensões relacionadas com a verdadeira essência de viajar, em detrimento de serviços “complementares”. Comprovou-se ainda que as low-cost carriers praticam preços mais competitivos e que existe uma forte correlação nos preços praticados entre competidores numa rota. As low-cost carriers, no longo prazo, estarão melhor preparadas para servir as necessidades dos clientes de médio-curso, sendo necessária uma reavaliação do modelo estratégico das full-service carriers.
id RCAP_9000d6d3f7e2ef194f8caec2212e771f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino UnidoTransporte aéreoCompetitividadeModelo de negócioLow-costAir transportCompetitivenessBusiness modelLow-costApós a desregulação do sector do transporte aéreo surgiram novos concorrentes com um inovador modelo de negócio low-cost, agudizando as dificuldades num sector, per si, com margens de lucro reduzidas. Neste ambiente competitivo é vital para as empresas, ainda mais para as incumbentes (fullservice carriers), direcionarem o seu foco para um serviço orientado para o cliente. Com esse intuito, este trabalho teve como objetivos identificar os fatores de compra mais valorizados pelos passageiros de médio-curso e, simultaneamente, aferir qual dos modelos de negócio estará melhor preparado, no longo prazo, para satisfazer as necessidades dos mesmos. De forma a responder a estas questões de investigação, após a revisão bibliográfica, a estratégia metodológica consistiu na elaboração de um inquérito em escala Likert permitindo ordenar por importância os diferentes fatores de compra e, posteriormente, analisar os seus resultados. Para garantir uma aplicabilidade mais prática, de seguida, foi avaliado o fator de compra mais valorizado numa realidade concreta, ou seja, na rota Lisboa-Londres, onde operam transportadoras aéreas com modelos de negócio distintos. Em termos gerais, foi possível concluir que, nas viagens de médio-curso os passageiros valorizam claramente o preço, seguido de dimensões relacionadas com a verdadeira essência de viajar, em detrimento de serviços “complementares”. Comprovou-se ainda que as low-cost carriers praticam preços mais competitivos e que existe uma forte correlação nos preços praticados entre competidores numa rota. As low-cost carriers, no longo prazo, estarão melhor preparadas para servir as necessidades dos clientes de médio-curso, sendo necessária uma reavaliação do modelo estratégico das full-service carriers.After the deregulation of air transport, new challengers have emerged with an innovative lowcost business model, accentuating the difficulties in a sector, per si, with reduced profit margins. In this competitive environment it is essential for companies, even more so for incumbent ones (full-service carriers), to focus on a customer-oriented service model. For that purpose, this study aimed to identify the most-valued purchasing factors by mediumhaul passengers while simultaneously assessing which of the business models will be better prepared, in the long-term, to satisfy their needs. In order to respond to these research issues, after the bibliographic review, the methodological strategy consisted in the preparation of a Likert Scale questionnaire that allowed to sort by relevance the different purchasing factors and subsequently analyse its results. In order to guarantee a more practical applicability, the most crucial purchasing factor was evaluated in a real life scenario, i.e. on the Lisbon-London route, where various carriers operate with differing business models. In general terms, it was possible to conclude that, on medium-haul journeys, passengers clearly value the price, followed by elements related to the true essence of travel, rather than “supplementary” services. It was further proven that low-cost carriers have the most competitive prices and there is a strong correlation on the prices charged between competitors on a given route. The low-cost carriers, in the long-term, will be better prepared to serve the medium-haul customers’ needs, requiring a re-evaluation of the full-service carriers’ strategic model.2014-04-21T14:01:46Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6974TID:201018985porMendes, Duarte Nuno Hilário Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:32:40Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:40.368170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino Unido
title Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino Unido
spellingShingle Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino Unido
Mendes, Duarte Nuno Hilário Moraes
Transporte aéreo
Competitividade
Modelo de negócio
Low-cost
Air transport
Competitiveness
Business model
Low-cost
title_short Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino Unido
title_full Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino Unido
title_fullStr Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino Unido
title_full_unstemmed Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino Unido
title_sort Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino Unido
author Mendes, Duarte Nuno Hilário Moraes
author_facet Mendes, Duarte Nuno Hilário Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Duarte Nuno Hilário Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte aéreo
Competitividade
Modelo de negócio
Low-cost
Air transport
Competitiveness
Business model
Low-cost
topic Transporte aéreo
Competitividade
Modelo de negócio
Low-cost
Air transport
Competitiveness
Business model
Low-cost
description Após a desregulação do sector do transporte aéreo surgiram novos concorrentes com um inovador modelo de negócio low-cost, agudizando as dificuldades num sector, per si, com margens de lucro reduzidas. Neste ambiente competitivo é vital para as empresas, ainda mais para as incumbentes (fullservice carriers), direcionarem o seu foco para um serviço orientado para o cliente. Com esse intuito, este trabalho teve como objetivos identificar os fatores de compra mais valorizados pelos passageiros de médio-curso e, simultaneamente, aferir qual dos modelos de negócio estará melhor preparado, no longo prazo, para satisfazer as necessidades dos mesmos. De forma a responder a estas questões de investigação, após a revisão bibliográfica, a estratégia metodológica consistiu na elaboração de um inquérito em escala Likert permitindo ordenar por importância os diferentes fatores de compra e, posteriormente, analisar os seus resultados. Para garantir uma aplicabilidade mais prática, de seguida, foi avaliado o fator de compra mais valorizado numa realidade concreta, ou seja, na rota Lisboa-Londres, onde operam transportadoras aéreas com modelos de negócio distintos. Em termos gerais, foi possível concluir que, nas viagens de médio-curso os passageiros valorizam claramente o preço, seguido de dimensões relacionadas com a verdadeira essência de viajar, em detrimento de serviços “complementares”. Comprovou-se ainda que as low-cost carriers praticam preços mais competitivos e que existe uma forte correlação nos preços praticados entre competidores numa rota. As low-cost carriers, no longo prazo, estarão melhor preparadas para servir as necessidades dos clientes de médio-curso, sendo necessária uma reavaliação do modelo estratégico das full-service carriers.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-10
2014-04-21T14:01:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6974
TID:201018985
url http://hdl.handle.net/10071/6974
identifier_str_mv TID:201018985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134703799762944