Literacia em saúde mental e o papel da proximidade a problemas de saúde mental : follow-up do projeto abrir espaço à saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Márcia Goreti Teles de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20556
Resumo: A promoção de literacia em saúde mental é referida na literatura como uma estratégia chave de promoção da saúde mental e de redução do estigma. Este estudo integra o projeto Abrir Espaço à Saúde Mental, tendo como objetivo geral contribuir para a avaliação da eficácia da intervenção de promoção de literacia em saúde mental, realizada no âmbito do referido projeto. A amostra foi constituída por 160 jovens, maioritariamente do género feminino, entre os 11 e os 15 anos de idade, do 3.º ciclo do ensino básico. Para avaliação da eficácia da intervenção foi aplicado o LSMq - Questionário de literacia em saúde mental, em três momentos - pré e pós-teste e follow-up (seis meses após a intervenção). Os principais resultados apontam para diferenças significativas na literacia em saúde mental, em função do tipo de proximidade (familiar vs amigo) a problemas de saúde mental. Entre o pré-teste e o follow-up, ambos os grupos apresentaram aumento nos níveis de literacia em saúde mental, sem diferenças significativas. Estes resultados reforçam a importância de se explorarem características específicas das amostras permitindo, assim, informar a construção de intervenções; bem como a eficácia da intervenção desenvolvida no âmbito do projeto Abrir Espaço à Saúde Mental.
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