Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3315 |
Resumo: | Os formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da educação aberta e colaborativa convergida com possibilidades de interação e comunicação inovadoras. O objetivo está em apresentação de novas perspectivas de referenciais para inovar na construção de ambientes virtuais de aprendizagem abertos. Os procedimentos metodológicos utilizados são qualitativos e descritivos com base em teorias da educação colaborativa, aberta, o paradigma do virtual, os estilos de aprendizagem e aprendizagem situada. Os resultados preliminares do estudo em desenvolvimento destacam elementos de base para reflexão sobre a temática. |
id |
RCAP_eb58d52eb561cca430da7a53666034ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3315 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendênciaAmbiente virtual de aprendizagemEstilos de aprendizagemEducação abertaParadigma do virtualAprendizagem situada e educação a distânciaVirtual environments for learningOpen educationParadigm of virtualLearning stylesSituated learning and distance educationOs formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da educação aberta e colaborativa convergida com possibilidades de interação e comunicação inovadoras. O objetivo está em apresentação de novas perspectivas de referenciais para inovar na construção de ambientes virtuais de aprendizagem abertos. Os procedimentos metodológicos utilizados são qualitativos e descritivos com base em teorias da educação colaborativa, aberta, o paradigma do virtual, os estilos de aprendizagem e aprendizagem situada. Os resultados preliminares do estudo em desenvolvimento destacam elementos de base para reflexão sobre a temática.the virtual formats for formal as well as informal teaching and learning process pass by changes and, the construction of didactic designs for environments online become a challenge for the educational work. The problem of inquiry of the research in development that motivates us to analyze such thematic is truly in considering reflections over the new basis in order to think about virtual environment of learning under the perspective of open and cooperative education, converged with new possibilities of interaction and communication. The objective is in presenting new perspectives of references to innovate in building open virtual environments for learning. The methodological procedures are qualitative and descriptive based on theories of open cooperative education, paradigm of virtual, learning styles and situated learning. The preliminary results of the study in development detach elements of basis for reflection about the thematic.Repositório AbertoOkada, AlexandraBarros, Daniela Melaré Vieira2014-07-16T15:10:31Z2010-10-082010-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3315porOkada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira - Ambientes de aprendizagem aberta [Em linha] : bases para uma nova tendência. "Revista Digital de Tecnologias Cognitivas". ISSN 1984-3585. Vol. 3 (Jan.-Jun. 2010), p. 20-351984-3585info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:08Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:34.607491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência |
title |
Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência |
spellingShingle |
Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência Okada, Alexandra Ambiente virtual de aprendizagem Estilos de aprendizagem Educação aberta Paradigma do virtual Aprendizagem situada e educação a distância Virtual environments for learning Open education Paradigm of virtual Learning styles Situated learning and distance education |
title_short |
Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência |
title_full |
Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência |
title_fullStr |
Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência |
title_full_unstemmed |
Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência |
title_sort |
Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência |
author |
Okada, Alexandra |
author_facet |
Okada, Alexandra Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Okada, Alexandra Barros, Daniela Melaré Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem Estilos de aprendizagem Educação aberta Paradigma do virtual Aprendizagem situada e educação a distância Virtual environments for learning Open education Paradigm of virtual Learning styles Situated learning and distance education |
topic |
Ambiente virtual de aprendizagem Estilos de aprendizagem Educação aberta Paradigma do virtual Aprendizagem situada e educação a distância Virtual environments for learning Open education Paradigm of virtual Learning styles Situated learning and distance education |
description |
Os formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da educação aberta e colaborativa convergida com possibilidades de interação e comunicação inovadoras. O objetivo está em apresentação de novas perspectivas de referenciais para inovar na construção de ambientes virtuais de aprendizagem abertos. Os procedimentos metodológicos utilizados são qualitativos e descritivos com base em teorias da educação colaborativa, aberta, o paradigma do virtual, os estilos de aprendizagem e aprendizagem situada. Os resultados preliminares do estudo em desenvolvimento destacam elementos de base para reflexão sobre a temática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-08 2010-10-08T00:00:00Z 2014-07-16T15:10:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3315 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira - Ambientes de aprendizagem aberta [Em linha] : bases para uma nova tendência. "Revista Digital de Tecnologias Cognitivas". ISSN 1984-3585. Vol. 3 (Jan.-Jun. 2010), p. 20-35 1984-3585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135016393900032 |