Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okada, Alexandra
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Barros, Daniela Melaré Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3315
Resumo: Os formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da educação aberta e colaborativa convergida com possibilidades de interação e comunicação inovadoras. O objetivo está em apresentação de novas perspectivas de referenciais para inovar na construção de ambientes virtuais de aprendizagem abertos. Os procedimentos metodológicos utilizados são qualitativos e descritivos com base em teorias da educação colaborativa, aberta, o paradigma do virtual, os estilos de aprendizagem e aprendizagem situada. Os resultados preliminares do estudo em desenvolvimento destacam elementos de base para reflexão sobre a temática.
id RCAP_eb58d52eb561cca430da7a53666034ed
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3315
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendênciaAmbiente virtual de aprendizagemEstilos de aprendizagemEducação abertaParadigma do virtualAprendizagem situada e educação a distânciaVirtual environments for learningOpen educationParadigm of virtualLearning stylesSituated learning and distance educationOs formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da educação aberta e colaborativa convergida com possibilidades de interação e comunicação inovadoras. O objetivo está em apresentação de novas perspectivas de referenciais para inovar na construção de ambientes virtuais de aprendizagem abertos. Os procedimentos metodológicos utilizados são qualitativos e descritivos com base em teorias da educação colaborativa, aberta, o paradigma do virtual, os estilos de aprendizagem e aprendizagem situada. Os resultados preliminares do estudo em desenvolvimento destacam elementos de base para reflexão sobre a temática.the virtual formats for formal as well as informal teaching and learning process pass by changes and, the construction of didactic designs for environments online become a challenge for the educational work. The problem of inquiry of the research in development that motivates us to analyze such thematic is truly in considering reflections over the new basis in order to think about virtual environment of learning under the perspective of open and cooperative education, converged with new possibilities of interaction and communication. The objective is in presenting new perspectives of references to innovate in building open virtual environments for learning. The methodological procedures are qualitative and descriptive based on theories of open cooperative education, paradigm of virtual, learning styles and situated learning. The preliminary results of the study in development detach elements of basis for reflection about the thematic.Repositório AbertoOkada, AlexandraBarros, Daniela Melaré Vieira2014-07-16T15:10:31Z2010-10-082010-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3315porOkada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira - Ambientes de aprendizagem aberta [Em linha] : bases para uma nova tendência. "Revista Digital de Tecnologias Cognitivas". ISSN 1984-3585. Vol. 3 (Jan.-Jun. 2010), p. 20-351984-3585info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:08Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:34.607491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência
title Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência
spellingShingle Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência
Okada, Alexandra
Ambiente virtual de aprendizagem
Estilos de aprendizagem
Educação aberta
Paradigma do virtual
Aprendizagem situada e educação a distância
Virtual environments for learning
Open education
Paradigm of virtual
Learning styles
Situated learning and distance education
title_short Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência
title_full Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência
title_fullStr Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência
title_full_unstemmed Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência
title_sort Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência
author Okada, Alexandra
author_facet Okada, Alexandra
Barros, Daniela Melaré Vieira
author_role author
author2 Barros, Daniela Melaré Vieira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Okada, Alexandra
Barros, Daniela Melaré Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem
Estilos de aprendizagem
Educação aberta
Paradigma do virtual
Aprendizagem situada e educação a distância
Virtual environments for learning
Open education
Paradigm of virtual
Learning styles
Situated learning and distance education
topic Ambiente virtual de aprendizagem
Estilos de aprendizagem
Educação aberta
Paradigma do virtual
Aprendizagem situada e educação a distância
Virtual environments for learning
Open education
Paradigm of virtual
Learning styles
Situated learning and distance education
description Os formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da educação aberta e colaborativa convergida com possibilidades de interação e comunicação inovadoras. O objetivo está em apresentação de novas perspectivas de referenciais para inovar na construção de ambientes virtuais de aprendizagem abertos. Os procedimentos metodológicos utilizados são qualitativos e descritivos com base em teorias da educação colaborativa, aberta, o paradigma do virtual, os estilos de aprendizagem e aprendizagem situada. Os resultados preliminares do estudo em desenvolvimento destacam elementos de base para reflexão sobre a temática.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-08
2010-10-08T00:00:00Z
2014-07-16T15:10:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3315
url http://hdl.handle.net/10400.2/3315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira - Ambientes de aprendizagem aberta [Em linha] : bases para uma nova tendência. "Revista Digital de Tecnologias Cognitivas". ISSN 1984-3585. Vol. 3 (Jan.-Jun. 2010), p. 20-35
1984-3585
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135016393900032