Algumas reflexões em torno de uma educação pós-moderna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/471 |
Resumo: | Utilizando alguns aspectos do pensamento de M. Montessori, A. S. Neill e “mestres-camaradas” de Hamburgo, pretende-se, numa primeira fase, mostrar como estes autores, ao perspectivarem a relação pedagógica, efectuaram uma alteração dos valores tradicionais, desvalorizando o papel do professor e do adulto, no que forma fortemente contestados pela sua época; numa segunda fase, fazendo apelo a pensadores como Lipovetski e Lyotard, procura-se compreender como é que as inovações introduzidas pelos educadores mencionados acabaram por se banalizar, o que será relacionado com a entrada numa época genericamente caracterizada como “pós-moderna”. Finalmente, dentro deste contexto, esboçam-se algumas pistas de reflexão sobre a situação actualmente vivida a nível educacional. |
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