Supply chain da indústria da música em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, José do Rosário Vargas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16656
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_eb687889ad06cffdb17b79d7ba4ce54f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supply chain da indústria da música em PortugalMarketing na Indústria da MúsicaSupply chainIndústria da MúsicaDesintermediaçãoDistribuição digitalMusic Industry MarketingMusic IndustryDisintermediationDigital distributionMestrado em MarketingPara a grande maioria das pessoas, música é sinónimo de entretenimento, está presente na vida de todas as populações representando assim uma base de consumidores na ordem de biliões de pessoas. O mercado global da Indústria da Música, teve no último ano de 2016 cerca de 15 biliões de dólares em receitas. (IFPI, 2017) A Indústria da Música apresenta-se em constante evolução onde, todos os anos emergem novos artistas no panorama nacional e internacional. Porém o ritmo de mudança na última década acentuou-se devido a novas tecnologias disruptivas. O desenvolvimento de novos meios de difusão e plataformas de distribuição digital de música, vieram alterar o horizonte desta indústria, e consequentemente algumas funções de marketing subjacentes. Desta forma, o presente trabalho terá como objetivo caracterizar e compreender o funcionamento da Indústria da Música em Portugal, depois de ter havido este processo de desintermediação. Primeiro pela caracterização da sua supply chain, depois através de um case study onde se comparam dois métodos/artistas que evoluíram na indústria de forma distinta, fazendo valer os meios disponíveis no pré e pós-revolução digital. Procura-se saber através de entrevistas em profundidade que meios utilizaram quando tiveram contacto com a indústria e em que medida essa abordagem mudou nos tempos modernos. Dentro da indústria é possível observar a mudança de poder e o desaparecimento de barreiras de entrada, antes colocadas pelas editoras/labels à medida que estas perdem protagonismo na supply chain. Os artistas hoje apresentam-se mais independentes e têm na sua mão a gestão da sua carreira.For the vast majority of people, music is synonymous with entertainment, it is present in the lives of all populations, representing a consumer base of billions of people. In the last year of 2016, the global market of the music industry had about 15 billion dollars in revenues (IFPI, 2017). The music industry is constantly evolving, every year, new artists emerge on the national and international scene. But the pace of change in the last decade has accomplished new and unmatched highs due to the new disruptive technologies. The development of new media and digital music distribution platforms has changed the landscape of this industry, and consequently some underlying marketing functions. In this way, the aim of this work is to characterize and understand the functioning of the music industry in Portugal, after the disintermediation process. First by characterizing its supply chain, and afterwards through a case study where two methods / artists who have evolved in the industry with different directions given the means of the digital revolution. It seeks to know through in-depth interviews the type of media used when they had contact with the industry and to what extent this approach has changed in modern times. Within the industry it is possible to observe a change of power and the disappearance of some barriers of entry, previously placed by the labels as they lose prominence in the supply chain. Today, artists are more independent and have in their hands the management of their career.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaFaria, José do Rosário Vargas2019-07-08T00:30:26Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16656porFaria, José do Rosário Vargas (2018). "Supply chain da indústria da música em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:01.367812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supply chain da indústria da música em Portugal
title Supply chain da indústria da música em Portugal
spellingShingle Supply chain da indústria da música em Portugal
Faria, José do Rosário Vargas
Marketing na Indústria da Música
Supply chain
Indústria da Música
Desintermediação
Distribuição digital
Music Industry Marketing
Music Industry
Disintermediation
Digital distribution
title_short Supply chain da indústria da música em Portugal
title_full Supply chain da indústria da música em Portugal
title_fullStr Supply chain da indústria da música em Portugal
title_full_unstemmed Supply chain da indústria da música em Portugal
title_sort Supply chain da indústria da música em Portugal
author Faria, José do Rosário Vargas
author_facet Faria, José do Rosário Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Cristina Pinto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, José do Rosário Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing na Indústria da Música
Supply chain
Indústria da Música
Desintermediação
Distribuição digital
Music Industry Marketing
Music Industry
Disintermediation
Digital distribution
topic Marketing na Indústria da Música
Supply chain
Indústria da Música
Desintermediação
Distribuição digital
Music Industry Marketing
Music Industry
Disintermediation
Digital distribution
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-07-08T00:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16656
url http://hdl.handle.net/10400.5/16656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Faria, José do Rosário Vargas (2018). "Supply chain da indústria da música em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131109844320256