Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Joaquim
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Faísca, Luís, Nunes, Odete, Hipólito, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/4116
Resumo: O objectivo do presente estudo foi adaptar e validar para a língua portuguesa o Roland Morris Disability Questionnaire (RMDQ) por não existirem escalas em Português Europeu para avaliar o grau de incapacidade dos doentes com lombalgias. Após os procedimentos de tradução e retroversão, a versão portuguesa do RMDQ foi testada em 112 doentes com lombalgias (30 homens e 82 mulheres), a fim de analisar as suas características psicométricas. A análise da fidelidade das medidas indica que o RMDQ apresenta níveis elevados de consistência interna (α de Cronbach: 0,81) e de estabilidade temporal (correlação teste-reteste: 0,86). A validade externa foi avaliada através da convergência com resultados obtidos através da Escala Numérica de Dor (END), do Teste de Schober (TS) e do grau de flexão anterior da coluna (GFA). Os resultados revelaram uma correlação elevada entre o RMDQ e o END (r = 0,73) e uma correlação moderada com o TS e o GFA (respectivamente, r = -0,52 e r = 0,42). A análise psicométrica mostrou, assim, que o RMDQ fornece medidas fiáveis e válidas de incapacidade para o doente com lombalgia, encontrando-se assim adaptado e validado para os doentes portugueses.
id RCAP_eb6d5ea096888a8fd6f905e609f9fe15
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/4116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain.RMDQPsicometriaO objectivo do presente estudo foi adaptar e validar para a língua portuguesa o Roland Morris Disability Questionnaire (RMDQ) por não existirem escalas em Português Europeu para avaliar o grau de incapacidade dos doentes com lombalgias. Após os procedimentos de tradução e retroversão, a versão portuguesa do RMDQ foi testada em 112 doentes com lombalgias (30 homens e 82 mulheres), a fim de analisar as suas características psicométricas. A análise da fidelidade das medidas indica que o RMDQ apresenta níveis elevados de consistência interna (α de Cronbach: 0,81) e de estabilidade temporal (correlação teste-reteste: 0,86). A validade externa foi avaliada através da convergência com resultados obtidos através da Escala Numérica de Dor (END), do Teste de Schober (TS) e do grau de flexão anterior da coluna (GFA). Os resultados revelaram uma correlação elevada entre o RMDQ e o END (r = 0,73) e uma correlação moderada com o TS e o GFA (respectivamente, r = -0,52 e r = 0,42). A análise psicométrica mostrou, assim, que o RMDQ fornece medidas fiáveis e válidas de incapacidade para o doente com lombalgia, encontrando-se assim adaptado e validado para os doentes portugueses.Ordem dos Médicos2019-03-18T12:15:46Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/4116por1646-0758Monteiro, JoaquimFaísca, LuísNunes, OdeteHipólito, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:14:58Zoai:repositorio.ual.pt:11144/4116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:32:53.176500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain.
title Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain.
spellingShingle Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain.
Monteiro, Joaquim
RMDQ
Psicometria
title_short Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain.
title_full Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain.
title_fullStr Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain.
title_full_unstemmed Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain.
title_sort Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain.
author Monteiro, Joaquim
author_facet Monteiro, Joaquim
Faísca, Luís
Nunes, Odete
Hipólito, João
author_role author
author2 Faísca, Luís
Nunes, Odete
Hipólito, João
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Joaquim
Faísca, Luís
Nunes, Odete
Hipólito, João
dc.subject.por.fl_str_mv RMDQ
Psicometria
topic RMDQ
Psicometria
description O objectivo do presente estudo foi adaptar e validar para a língua portuguesa o Roland Morris Disability Questionnaire (RMDQ) por não existirem escalas em Português Europeu para avaliar o grau de incapacidade dos doentes com lombalgias. Após os procedimentos de tradução e retroversão, a versão portuguesa do RMDQ foi testada em 112 doentes com lombalgias (30 homens e 82 mulheres), a fim de analisar as suas características psicométricas. A análise da fidelidade das medidas indica que o RMDQ apresenta níveis elevados de consistência interna (α de Cronbach: 0,81) e de estabilidade temporal (correlação teste-reteste: 0,86). A validade externa foi avaliada através da convergência com resultados obtidos através da Escala Numérica de Dor (END), do Teste de Schober (TS) e do grau de flexão anterior da coluna (GFA). Os resultados revelaram uma correlação elevada entre o RMDQ e o END (r = 0,73) e uma correlação moderada com o TS e o GFA (respectivamente, r = -0,52 e r = 0,42). A análise psicométrica mostrou, assim, que o RMDQ fornece medidas fiáveis e válidas de incapacidade para o doente com lombalgia, encontrando-se assim adaptado e validado para os doentes portugueses.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2019-03-18T12:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/4116
url http://hdl.handle.net/11144/4116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-0758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136808266629120