Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17514
Resumo: Neste estudo propuséssemo-nos saber qual o papel da Avaliação Externa de Escolas para a mudança e a melhoria de uma escola. O design da investigação foi o de estudo de caso. Escolhemos uma escola que melhorou, em todos os domínios, da primeira avaliação externa para a segunda. As conclusões realizadas tiveram por base a informação extraída da análise de conteúdo, documental, e da perceção dos docentes. Concluímos que, na escola estudada, a avaliação externa serviu fundamentalmente para validar a autoavaliação e prestar contas do trabalho desenvolvido. A cultura organizacional foi determinante para a mudança e a melhoria; o clima de escola foi facilitador e potencializador do trabalho sério e rigoroso desenvolvido; e que a(s) liderança(s) foram importantes no traçar de novos rumos e no aprofundamento da cultura de escola existente; Abstract: School External Evaluation: what to do to change and improve? In this study we’ve proposed to find out the role that School External Evaluation can play to help change and improve a school. The chosen design was of a case study. We’ve chosen a school that has improved in all domains between the first and second evaluation. The conclusions are based on the information taken from contents analyses and from the perception of teachers. We’ve inferred that in the school we’ve studied, external evaluation was essentially useful to validate self-evaluation and show results of the school performance. We’ve deducted that an organizational culture was determinant for changes and improvements, the working relations have facilitated and potentialized the serious and rigorous work which has been developed and the leadership(s) were important to create new paths and to deepen a school culture.
id RCAP_eb77776f0d30ce3a596046f6f0adab4e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundáriaAvaliação externaAutoavaliaçãoCultura organizacional de escolaClima de escola e liderança(s)External evaluationSelf-evaluationOrganizational cultureSchool culture and leadership(s)Neste estudo propuséssemo-nos saber qual o papel da Avaliação Externa de Escolas para a mudança e a melhoria de uma escola. O design da investigação foi o de estudo de caso. Escolhemos uma escola que melhorou, em todos os domínios, da primeira avaliação externa para a segunda. As conclusões realizadas tiveram por base a informação extraída da análise de conteúdo, documental, e da perceção dos docentes. Concluímos que, na escola estudada, a avaliação externa serviu fundamentalmente para validar a autoavaliação e prestar contas do trabalho desenvolvido. A cultura organizacional foi determinante para a mudança e a melhoria; o clima de escola foi facilitador e potencializador do trabalho sério e rigoroso desenvolvido; e que a(s) liderança(s) foram importantes no traçar de novos rumos e no aprofundamento da cultura de escola existente; Abstract: School External Evaluation: what to do to change and improve? In this study we’ve proposed to find out the role that School External Evaluation can play to help change and improve a school. The chosen design was of a case study. We’ve chosen a school that has improved in all domains between the first and second evaluation. The conclusions are based on the information taken from contents analyses and from the perception of teachers. We’ve inferred that in the school we’ve studied, external evaluation was essentially useful to validate self-evaluation and show results of the school performance. We’ve deducted that an organizational culture was determinant for changes and improvements, the working relations have facilitated and potentialized the serious and rigorous work which has been developed and the leadership(s) were important to create new paths and to deepen a school culture.Universidade de Évora2016-02-22T18:10:00Z2016-02-222015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17514http://hdl.handle.net/10174/17514TID:201165686porDepartamento de Pedagogia E Educaçãoluzialbardeiro@@sapo.pt229Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:38.540390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária
title Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária
spellingShingle Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária
Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousa
Avaliação externa
Autoavaliação
Cultura organizacional de escola
Clima de escola e liderança(s)
External evaluation
Self-evaluation
Organizational culture
School culture and leadership(s)
title_short Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária
title_full Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária
title_fullStr Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária
title_full_unstemmed Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária
title_sort Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária
author Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousa
author_facet Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa
Autoavaliação
Cultura organizacional de escola
Clima de escola e liderança(s)
External evaluation
Self-evaluation
Organizational culture
School culture and leadership(s)
topic Avaliação externa
Autoavaliação
Cultura organizacional de escola
Clima de escola e liderança(s)
External evaluation
Self-evaluation
Organizational culture
School culture and leadership(s)
description Neste estudo propuséssemo-nos saber qual o papel da Avaliação Externa de Escolas para a mudança e a melhoria de uma escola. O design da investigação foi o de estudo de caso. Escolhemos uma escola que melhorou, em todos os domínios, da primeira avaliação externa para a segunda. As conclusões realizadas tiveram por base a informação extraída da análise de conteúdo, documental, e da perceção dos docentes. Concluímos que, na escola estudada, a avaliação externa serviu fundamentalmente para validar a autoavaliação e prestar contas do trabalho desenvolvido. A cultura organizacional foi determinante para a mudança e a melhoria; o clima de escola foi facilitador e potencializador do trabalho sério e rigoroso desenvolvido; e que a(s) liderança(s) foram importantes no traçar de novos rumos e no aprofundamento da cultura de escola existente; Abstract: School External Evaluation: what to do to change and improve? In this study we’ve proposed to find out the role that School External Evaluation can play to help change and improve a school. The chosen design was of a case study. We’ve chosen a school that has improved in all domains between the first and second evaluation. The conclusions are based on the information taken from contents analyses and from the perception of teachers. We’ve inferred that in the school we’ve studied, external evaluation was essentially useful to validate self-evaluation and show results of the school performance. We’ve deducted that an organizational culture was determinant for changes and improvements, the working relations have facilitated and potentialized the serious and rigorous work which has been developed and the leadership(s) were important to create new paths and to deepen a school culture.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-22T18:10:00Z
2016-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17514
http://hdl.handle.net/10174/17514
TID:201165686
url http://hdl.handle.net/10174/17514
identifier_str_mv TID:201165686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia E Educação
luzialbardeiro@@sapo.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136578803597312