Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17514 |
Resumo: | Neste estudo propuséssemo-nos saber qual o papel da Avaliação Externa de Escolas para a mudança e a melhoria de uma escola. O design da investigação foi o de estudo de caso. Escolhemos uma escola que melhorou, em todos os domínios, da primeira avaliação externa para a segunda. As conclusões realizadas tiveram por base a informação extraída da análise de conteúdo, documental, e da perceção dos docentes. Concluímos que, na escola estudada, a avaliação externa serviu fundamentalmente para validar a autoavaliação e prestar contas do trabalho desenvolvido. A cultura organizacional foi determinante para a mudança e a melhoria; o clima de escola foi facilitador e potencializador do trabalho sério e rigoroso desenvolvido; e que a(s) liderança(s) foram importantes no traçar de novos rumos e no aprofundamento da cultura de escola existente; Abstract: School External Evaluation: what to do to change and improve? In this study we’ve proposed to find out the role that School External Evaluation can play to help change and improve a school. The chosen design was of a case study. We’ve chosen a school that has improved in all domains between the first and second evaluation. The conclusions are based on the information taken from contents analyses and from the perception of teachers. We’ve inferred that in the school we’ve studied, external evaluation was essentially useful to validate self-evaluation and show results of the school performance. We’ve deducted that an organizational culture was determinant for changes and improvements, the working relations have facilitated and potentialized the serious and rigorous work which has been developed and the leadership(s) were important to create new paths and to deepen a school culture. |
id |
RCAP_eb77776f0d30ce3a596046f6f0adab4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundáriaAvaliação externaAutoavaliaçãoCultura organizacional de escolaClima de escola e liderança(s)External evaluationSelf-evaluationOrganizational cultureSchool culture and leadership(s)Neste estudo propuséssemo-nos saber qual o papel da Avaliação Externa de Escolas para a mudança e a melhoria de uma escola. O design da investigação foi o de estudo de caso. Escolhemos uma escola que melhorou, em todos os domínios, da primeira avaliação externa para a segunda. As conclusões realizadas tiveram por base a informação extraída da análise de conteúdo, documental, e da perceção dos docentes. Concluímos que, na escola estudada, a avaliação externa serviu fundamentalmente para validar a autoavaliação e prestar contas do trabalho desenvolvido. A cultura organizacional foi determinante para a mudança e a melhoria; o clima de escola foi facilitador e potencializador do trabalho sério e rigoroso desenvolvido; e que a(s) liderança(s) foram importantes no traçar de novos rumos e no aprofundamento da cultura de escola existente; Abstract: School External Evaluation: what to do to change and improve? In this study we’ve proposed to find out the role that School External Evaluation can play to help change and improve a school. The chosen design was of a case study. We’ve chosen a school that has improved in all domains between the first and second evaluation. The conclusions are based on the information taken from contents analyses and from the perception of teachers. We’ve inferred that in the school we’ve studied, external evaluation was essentially useful to validate self-evaluation and show results of the school performance. We’ve deducted that an organizational culture was determinant for changes and improvements, the working relations have facilitated and potentialized the serious and rigorous work which has been developed and the leadership(s) were important to create new paths and to deepen a school culture.Universidade de Évora2016-02-22T18:10:00Z2016-02-222015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17514http://hdl.handle.net/10174/17514TID:201165686porDepartamento de Pedagogia E Educaçãoluzialbardeiro@@sapo.pt229Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:38.540390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária |
title |
Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária |
spellingShingle |
Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousa Avaliação externa Autoavaliação Cultura organizacional de escola Clima de escola e liderança(s) External evaluation Self-evaluation Organizational culture School culture and leadership(s) |
title_short |
Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária |
title_full |
Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária |
title_fullStr |
Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária |
title_full_unstemmed |
Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária |
title_sort |
Avaliação externa de escolas: que contributos para a mudança e a melhoria?: o estudo de caso numa escola secundária |
author |
Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousa |
author_facet |
Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albardeiro, Maria Luzia Barroso Rebola de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação externa Autoavaliação Cultura organizacional de escola Clima de escola e liderança(s) External evaluation Self-evaluation Organizational culture School culture and leadership(s) |
topic |
Avaliação externa Autoavaliação Cultura organizacional de escola Clima de escola e liderança(s) External evaluation Self-evaluation Organizational culture School culture and leadership(s) |
description |
Neste estudo propuséssemo-nos saber qual o papel da Avaliação Externa de Escolas para a mudança e a melhoria de uma escola. O design da investigação foi o de estudo de caso. Escolhemos uma escola que melhorou, em todos os domínios, da primeira avaliação externa para a segunda. As conclusões realizadas tiveram por base a informação extraída da análise de conteúdo, documental, e da perceção dos docentes. Concluímos que, na escola estudada, a avaliação externa serviu fundamentalmente para validar a autoavaliação e prestar contas do trabalho desenvolvido. A cultura organizacional foi determinante para a mudança e a melhoria; o clima de escola foi facilitador e potencializador do trabalho sério e rigoroso desenvolvido; e que a(s) liderança(s) foram importantes no traçar de novos rumos e no aprofundamento da cultura de escola existente; Abstract: School External Evaluation: what to do to change and improve? In this study we’ve proposed to find out the role that School External Evaluation can play to help change and improve a school. The chosen design was of a case study. We’ve chosen a school that has improved in all domains between the first and second evaluation. The conclusions are based on the information taken from contents analyses and from the perception of teachers. We’ve inferred that in the school we’ve studied, external evaluation was essentially useful to validate self-evaluation and show results of the school performance. We’ve deducted that an organizational culture was determinant for changes and improvements, the working relations have facilitated and potentialized the serious and rigorous work which has been developed and the leadership(s) were important to create new paths and to deepen a school culture. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-22T18:10:00Z 2016-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17514 http://hdl.handle.net/10174/17514 TID:201165686 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17514 |
identifier_str_mv |
TID:201165686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia E Educação luzialbardeiro@@sapo.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136578803597312 |