Plataformas de e-Learning orientadas a serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Paulo Hélio dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3991
Resumo: Na era da economia e das sociedades baseadas no conhecimento, o acesso à informação é um dos factores de maior relevância no bom funcionamento das organizações. Para as organizações estarem preparados para estes desafios, implica uma mudança para um paradigma de formação ao longo da vida e o recurso às tecnologias da informação (TI), de modo a tornar as organizações mais eficientes, evitando o desperdício de recursos por vezes vitais numa organização. O e-learning assume-se como a solução para a formação sem limitações de espaço e de tempo. Com o crescimento das TI no seio das organizações leva a uma necessidade de adaptação constante das aplicações às estratégias organizacionais. Assim, o desenvolvimento de software assume um papel relevante na missão das organizações, em que qualquer aplicação numa empresa deverá ser um objecto de trabalho catalisador. Foi com base na necessidade de flexibilidade das arquitecturas de software que surgiram as arquitecturas orientadas a serviços, prevendo o crescimento organizacional de modo a tornar possível a transformação de aplicações rígidas em componentes de software. A flexibilidade e a interoperabilidade entre os diversos componentes e tecnologias permitem uma maior diversidade de serviços para disponibilização final. Neste trabalho pretende-se efectuar um estudo das potencialidades das arquitecturas SOA aplicadas ao e-learning, de modo a aumentar a competitividade das empresas e das organizações. Neste sentido é proposto um modelo de arquitectura de software para plataformas de elearning orientadas a serviços, com o objectivo de tornar os paradigmas de negócio empresariais mais flexíveis e adaptados à necessidade de constante mutação das organizações. Now days, in times of economic society and knowledge, the access to information are a major factor for the good function of organizations. To be prepared for that challenge any organization must change their paradigm to lifelong learning. Supported by new Information Technologies (IT), it is possible to increase the efficiency and avoid waist resources that could be vital in the organization. E-learning assumes such a solution for the training areas, without limits for space and time. With growing of IT adoption in organizations, it’s necessary to be prepared for continues adaptations of business strategies. For that, the software development assumes important role on the mission of organizations, such all applications must be a catalyst object for work development in organization. It was based on flexibility that in the area of software architectures it appears the service oriented architectures, having the main goal to respond to organizations growing, making possible to transform rigid applications in software components. Flexibility and interoperability with many components and technologic allow a bigger set of final service available. In this dissertation, we pretend to study the potential of SOA architectures applicable to elearning, to sustain the growing of applications in organizations. For that, it’s propose an architecture model for e-learning platforms with service oriented approach, with the objective to support the flexibility of business organization paradigms and to be easily adapted to new organization requirements.
id RCAP_eb79cd2c0e9afdb2c4f598301c996776
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataformas de e-Learning orientadas a serviçose-learningSOAOrganizaçõesFlexibilidadeNa era da economia e das sociedades baseadas no conhecimento, o acesso à informação é um dos factores de maior relevância no bom funcionamento das organizações. Para as organizações estarem preparados para estes desafios, implica uma mudança para um paradigma de formação ao longo da vida e o recurso às tecnologias da informação (TI), de modo a tornar as organizações mais eficientes, evitando o desperdício de recursos por vezes vitais numa organização. O e-learning assume-se como a solução para a formação sem limitações de espaço e de tempo. Com o crescimento das TI no seio das organizações leva a uma necessidade de adaptação constante das aplicações às estratégias organizacionais. Assim, o desenvolvimento de software assume um papel relevante na missão das organizações, em que qualquer aplicação numa empresa deverá ser um objecto de trabalho catalisador. Foi com base na necessidade de flexibilidade das arquitecturas de software que surgiram as arquitecturas orientadas a serviços, prevendo o crescimento organizacional de modo a tornar possível a transformação de aplicações rígidas em componentes de software. A flexibilidade e a interoperabilidade entre os diversos componentes e tecnologias permitem uma maior diversidade de serviços para disponibilização final. Neste trabalho pretende-se efectuar um estudo das potencialidades das arquitecturas SOA aplicadas ao e-learning, de modo a aumentar a competitividade das empresas e das organizações. Neste sentido é proposto um modelo de arquitectura de software para plataformas de elearning orientadas a serviços, com o objectivo de tornar os paradigmas de negócio empresariais mais flexíveis e adaptados à necessidade de constante mutação das organizações. Now days, in times of economic society and knowledge, the access to information are a major factor for the good function of organizations. To be prepared for that challenge any organization must change their paradigm to lifelong learning. Supported by new Information Technologies (IT), it is possible to increase the efficiency and avoid waist resources that could be vital in the organization. E-learning assumes such a solution for the training areas, without limits for space and time. With growing of IT adoption in organizations, it’s necessary to be prepared for continues adaptations of business strategies. For that, the software development assumes important role on the mission of organizations, such all applications must be a catalyst object for work development in organization. It was based on flexibility that in the area of software architectures it appears the service oriented architectures, having the main goal to respond to organizations growing, making possible to transform rigid applications in software components. Flexibility and interoperability with many components and technologic allow a bigger set of final service available. In this dissertation, we pretend to study the potential of SOA architectures applicable to elearning, to sustain the growing of applications in organizations. For that, it’s propose an architecture model for e-learning platforms with service oriented approach, with the objective to support the flexibility of business organization paradigms and to be easily adapted to new organization requirements.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de GestãoAlves, PauloBiblioteca Digital do IPBAlves, Paulo Hélio dos Santos2011-04-11T10:32:47Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3991TID:201456249porAlves, Paulo Hélio dos Santos (2010). Plataformas de e-Learning orientadas a serviços. Bragança: Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão. Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:10:10Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:38.201987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataformas de e-Learning orientadas a serviços
title Plataformas de e-Learning orientadas a serviços
spellingShingle Plataformas de e-Learning orientadas a serviços
Alves, Paulo Hélio dos Santos
e-learning
SOA
Organizações
Flexibilidade
title_short Plataformas de e-Learning orientadas a serviços
title_full Plataformas de e-Learning orientadas a serviços
title_fullStr Plataformas de e-Learning orientadas a serviços
title_full_unstemmed Plataformas de e-Learning orientadas a serviços
title_sort Plataformas de e-Learning orientadas a serviços
author Alves, Paulo Hélio dos Santos
author_facet Alves, Paulo Hélio dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Paulo
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Paulo Hélio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv e-learning
SOA
Organizações
Flexibilidade
topic e-learning
SOA
Organizações
Flexibilidade
description Na era da economia e das sociedades baseadas no conhecimento, o acesso à informação é um dos factores de maior relevância no bom funcionamento das organizações. Para as organizações estarem preparados para estes desafios, implica uma mudança para um paradigma de formação ao longo da vida e o recurso às tecnologias da informação (TI), de modo a tornar as organizações mais eficientes, evitando o desperdício de recursos por vezes vitais numa organização. O e-learning assume-se como a solução para a formação sem limitações de espaço e de tempo. Com o crescimento das TI no seio das organizações leva a uma necessidade de adaptação constante das aplicações às estratégias organizacionais. Assim, o desenvolvimento de software assume um papel relevante na missão das organizações, em que qualquer aplicação numa empresa deverá ser um objecto de trabalho catalisador. Foi com base na necessidade de flexibilidade das arquitecturas de software que surgiram as arquitecturas orientadas a serviços, prevendo o crescimento organizacional de modo a tornar possível a transformação de aplicações rígidas em componentes de software. A flexibilidade e a interoperabilidade entre os diversos componentes e tecnologias permitem uma maior diversidade de serviços para disponibilização final. Neste trabalho pretende-se efectuar um estudo das potencialidades das arquitecturas SOA aplicadas ao e-learning, de modo a aumentar a competitividade das empresas e das organizações. Neste sentido é proposto um modelo de arquitectura de software para plataformas de elearning orientadas a serviços, com o objectivo de tornar os paradigmas de negócio empresariais mais flexíveis e adaptados à necessidade de constante mutação das organizações. Now days, in times of economic society and knowledge, the access to information are a major factor for the good function of organizations. To be prepared for that challenge any organization must change their paradigm to lifelong learning. Supported by new Information Technologies (IT), it is possible to increase the efficiency and avoid waist resources that could be vital in the organization. E-learning assumes such a solution for the training areas, without limits for space and time. With growing of IT adoption in organizations, it’s necessary to be prepared for continues adaptations of business strategies. For that, the software development assumes important role on the mission of organizations, such all applications must be a catalyst object for work development in organization. It was based on flexibility that in the area of software architectures it appears the service oriented architectures, having the main goal to respond to organizations growing, making possible to transform rigid applications in software components. Flexibility and interoperability with many components and technologic allow a bigger set of final service available. In this dissertation, we pretend to study the potential of SOA architectures applicable to elearning, to sustain the growing of applications in organizations. For that, it’s propose an architecture model for e-learning platforms with service oriented approach, with the objective to support the flexibility of business organization paradigms and to be easily adapted to new organization requirements.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-11T10:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3991
TID:201456249
url http://hdl.handle.net/10198/3991
identifier_str_mv TID:201456249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Paulo Hélio dos Santos (2010). Plataformas de e-Learning orientadas a serviços. Bragança: Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão. Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135176576466944