Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/31739 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_eb7bd7632d473f700ac9604d8a415ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/31739 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprenderEstágio CurricularMatemáticaEnsinoEscolaDireção de TurmaAlunosAulasMestradoEnsinarAprenderInternshipMathematicsEducationSchoolClass of DirectionStudentsLessonsMaster dregreeTeachingLearningDissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraO presente relatório tem como objetivo refletir sobre todas as vivências que decorreram ao longo do Estágio Curricular que teve lugar na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, situada na cidade de Coimbra, sob a orientação pedagógica do Dr. José Carlos Balsa, e cientifica do doutor Jaime Carvalho e Silva com a colaboração de dois colegas de estágio, ao longo do ano letivo 2014/2015. O estágio insere-se no segundo ano do Mestrado em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, o qual exige a elaboração de um relatório que documente toda a atividade desenvolvida ao longo do ano letivo. O presente relatório está divido em quatro partes. Na primeira parte é apresentada a estrutura da escola. Na segunda parte descrita a forma como foi levada a cabo a prática letiva. Na terceira parte apresento as funções e a assessoria de diretor de turma. E por fim, menciono algumas atividades desenvolvidas especificando-as de forma breve.The purpose of this report is to describe all the experiences that took place over my Curricular Stage held in Primary and Secondary School Quinta das Flores, in Coimbra, under the pedagogical supervision of Dr. José Carlos Balsa and the scientific supervision of Prof. Jaime Carvalho e Silva from the Department of Mathematics of the University of Coimbra, throughout the academic year 2014/2015. The internship is part of the second year of the Master in Mathematics Teaching, of Mathematics Department at the University of Coimbra, which requires the preparation of a report that documents all the activity developed in the school. This report is divided into four parts. In the first part the school and its structural division is presented. In the second part I describe how the teaching practice was carried out. In the third part is presented the functions and the class of director advisory. And finally, I mention some activities developed by specifying them in briefly.2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31739http://hdl.handle.net/10316/31739TID:201387077porSoares, Rui Pedro Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:34:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:00:59.454236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender |
title |
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender |
spellingShingle |
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender Soares, Rui Pedro Rodrigues Estágio Curricular Matemática Ensino Escola Direção de Turma Alunos Aulas Mestrado Ensinar Aprender Internship Mathematics Education School Class of Direction Students Lessons Master dregree Teaching Learning |
title_short |
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender |
title_full |
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender |
title_fullStr |
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender |
title_full_unstemmed |
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender |
title_sort |
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender |
author |
Soares, Rui Pedro Rodrigues |
author_facet |
Soares, Rui Pedro Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Rui Pedro Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Curricular Matemática Ensino Escola Direção de Turma Alunos Aulas Mestrado Ensinar Aprender Internship Mathematics Education School Class of Direction Students Lessons Master dregree Teaching Learning |
topic |
Estágio Curricular Matemática Ensino Escola Direção de Turma Alunos Aulas Mestrado Ensinar Aprender Internship Mathematics Education School Class of Direction Students Lessons Master dregree Teaching Learning |
description |
Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/31739 http://hdl.handle.net/10316/31739 TID:201387077 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/31739 |
identifier_str_mv |
TID:201387077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133902033387520 |