Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Eliana Fátima Nóbrega da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/33421
Resumo: Relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, apresentado ao Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_339e0613e405f08794cb17be8150d51d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/33421
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!MestradoEstágioEnsinoDireção de TurmaAulasMaster’s DegreeInternshipEducationClass DirectionClassesMestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no SecundárioRelatório de estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, apresentado ao Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.O presente relatório descreve, de uma forma sucinta, o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2013/2014 na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, no âmbito da disciplina Estágio e Relatório no segundo ano do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Este documento encontra-se estruturado em capítulos, onde serão descritos o trabalho da autora deste relatório dentro da componente letiva (conceção, planificação e lecionação das aulas supervisionadas; aulas de apoio individualizadas; participação no processo de avaliação e trabalho de Direção de Turma) e uma descrição das atividades promovidas pelo grupo disciplinar de Matemática e pela Escola. A componente letiva decorreu na disciplina de Matemática no 5º ano do Ensino Básico e na disciplina de Matemática A no 11.º ano do Secundário. O núcleo de Estágio foi constituído pelo professor Orientador Cooperante, Dr. José Carlos Balsa, e pelas alunas estagiárias, Eliana Silveira e Verónica Silva, sob a orientação científica do Doutor Jaime Carvalho Silva. No final será realizada uma reflexão sobre o estágio, numa perspetiva de formação profissional e pessoal.This report describes, in a succinct manner, the work made over the school year of 2013/2014 at the Elementary and High School of Quinta das Flores, in Coimbra, in the context of the subject Internship and Report of the 2nd year of the Master’s Degree in Mathematics Teaching of the 3rd Cycle of Elementary and High School. This document is structured in chapters, where the work of the author of this report will be described in the context of the lecture component (conception, planning, and lecturing of the supervised classes; individual support classes, participation on the evaluation process and work on the Class Direction) and a description of the activities promoted by the Mathematics disciplinary group and by the School. The lecture component occurred on the subject of Mathematics in the 5th Year of Elementary School and in the subject of Mathematics A in the 11th year of High School. The Internship Nucleus was composed by Co-operative Advisor teacher, Dr. José Carlos Balsa, and by the Intern Students, Eliana Silveira and Verónica Silva, under scientific guidance of Dr. Jaime Carvalho Silva. In the end, a reflection over the internship will be made, on a perspective of personal and professional formation.2014-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/33421http://hdl.handle.net/10316/33421TID:201386984porSilveira, Eliana Fátima Nóbrega dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-27T21:50:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/33421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:00:59.731445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!
title Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!
spellingShingle Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!
Silveira, Eliana Fátima Nóbrega da
Mestrado
Estágio
Ensino
Direção de Turma
Aulas
Master’s Degree
Internship
Education
Class Direction
Classes
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário
title_short Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!
title_full Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!
title_fullStr Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!
title_full_unstemmed Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!
title_sort Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!
author Silveira, Eliana Fátima Nóbrega da
author_facet Silveira, Eliana Fátima Nóbrega da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Eliana Fátima Nóbrega da
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado
Estágio
Ensino
Direção de Turma
Aulas
Master’s Degree
Internship
Education
Class Direction
Classes
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário
topic Mestrado
Estágio
Ensino
Direção de Turma
Aulas
Master’s Degree
Internship
Education
Class Direction
Classes
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário
description Relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, apresentado ao Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/33421
http://hdl.handle.net/10316/33421
TID:201386984
url http://hdl.handle.net/10316/33421
identifier_str_mv TID:201386984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133902044921856