Escolas a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guincho, Ana Patrícia Mendes Amaral
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1353
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Escolar apresentada à Universidade Aberta
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spelling Escolas a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira : estudo de casoMadeiraPlaneamento e administração da educaçãoOrganização escolarEnsino básico1º CicloRelações escola-famíliaEstudo de casosDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Escolar apresentada à Universidade AbertaO trabalho, que seguidamente se apresenta, pretende constituir um contributo para a compreensão do papel das Escolas a Tempo Inteiro (ETI) na Região Autónoma da Madeira (RAM). Assim, constitui objectivo principal deste estudo, reconhecer a importância das Escolas Tempo Inteiro na RAM, nomeadamente na EB1/PE da Terça de Cima. Este trabalho é de carácter exploratório e representa um Estudo de Caso demarcado a uma parte da população alvo, docentes e encarregados de educação da EB1/PE da Terça de Cima no decorrer do ano lectivo 2006/2007. O plano metodológico, para a realização deste Estudo de Caso, e de acordo com os objectivos definidos, passou por um enquadramento teórico onde se procura entender teoricamente, com o auxílio bibliográfico, a problemática proposta. Em seguida, optámos por elaborar, como processo de recolha de dados, entrevistas semi-directivas e inquéritos por questionário. Sendo que as entrevistas foram dirigidas a sete docentes e os questionários foram dirigidos a cinquenta e oito encarregados de educação. Os questionários foram constituídos por questões fechadas e, garantindo o anonimato. Depois de tratados e analisados os dados recolhidos, foi possível chegar a algumas conclusões, que dão ênfase à importância das ETI’s nas escolas da RAM.The following paper intends to contribute to a better understanding of the role of Full Time Schools (FTS), on the Autonomous Region of Madeira. The main objective of this study is to recognize the importance of those schools, namely the school EB1/PE from "Terça de Cima". This is an exploratory work represented by a case study from a specific target population, teachers and parents from the EB1/PE "Terça de Cima" school, during the academic year of 2006/2007. The methodological plan for the realization of this case study, in accordance with the objectives set, went through a theoretical framework to understand, with bibliographic aid, the proposed problematic. After that, a data collection process was done, through semi-guided interviews and a questionnaire survey. The interviews were done to seven teachers and the questionnaires to fifty-eight parents or legal tutors. The questionnaire consisted of closed questions, ensuring anonymity. After processed and analyzed all the collected data, some conclusions were reached, which emphasized the importance of FTS's school in Madeira.Barreto, Maria AntóniaRepositório AbertoGuincho, Ana Patrícia Mendes Amaral2009-07-11T10:42:02Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2.919.888 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1353porGuincho, Ana Patrícia Mendes Amaral - Escolas a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2008. 195 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:47:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:13.006492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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