A escolha dos estabelecimentos escolares para a frequência do ensino secundário : um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponto, Zulay Maria Ferreira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/4013
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
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spelling A escolha dos estabelecimentos escolares para a frequência do ensino secundário : um estudo de caso na Região Autónoma da MadeiraEnsino secundárioEnsino básicoEstabelecimentos de ensinoEscolhaRelações escola-famíliaMadeiraOrganizational cultureSchool-family relationshipSchool education in MadeiraDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaAs expectativas dos alunos com relação ao ensino secundário, a possibilidade de escolha de diferentes percursos possíveis rumo ao ensino superior ou para o ingresso no mundo de trabalho, e as dificuldades que defrontam na superação das diferentes etapas que o constituem, são fatores que conferem grande importância à escolha do estabelecimento escolar onde pretendem frequentar o ensino secundário. Nos últimos anos tem-se verificado que, aproximadamente metade dos alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, EBSAAS, localizada no Funchal, Região Autónoma da Madeira (RAM), optam por mudar para outras escolas secundárias quando transitam para o 10º ano, apesar da primeira disponibilizar de uma série de recursos e de infraestruturas de boa qualidade. O presente trabalho de investigação debruçou-se sobre a temática: “A escolha dos estabelecimentos escolares para a frequência do ensino secundário” identificando quais as razões que os alunos, encarregados de educação e professores apresentam para os alunos continuarem na escola EBSAAS ou mudarem para outra quando do prosseguimento para o ensino secundário. A modalidade de investigação escolhida foi o estudo de caso numa abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada na EBSAAS, envolvendo os alunos das turmas do 9º e 10º ano, os seus encarregados de educação e os professores que lecionam o 3º ciclo e secundário. Foi realizada uma análise documental consultando a plataforma de serviços e recursos para a comunidade educativa, place, da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos da RAM procedeu-se ao levantamento estatístico da evolução do número de alunos inscritos nas turmas do 9º ano que optaram por permanecer na EBSAAS desde o ano letivo 2005-2006 até 2012-2013 e, foram aplicados inquéritos por questionário ao público-alvo já referido. Os resultados revelam que a escolha da escola para frequentar o ensino secundário depende da sua oferta em termos de cursos e agrupamentos, da qualidade das suas instalações e professores, mas também de motivações de carácter subjetivo, relacionadas com a opinião dos seus encarregados de educação e amigos: “Os meus encarregados de educação gostam dessa escola” e “Tenho familiares e amigos a estudar nessa escola”.Expectations of students with regard to secondary education, the choice of different possible pathways towards higher education or to enter the world of work and the difficulties faced in overcoming the different steps that constitute it, are factors that attribute great importance to the choice of school and where they plan to attend secondary school. In recent years statistics have shown that approximately half of the students enrolled in the 9th grade in Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, EBSAAS, located in Funchal, Região Autónoma da Madeira (RAM), opt for changing to other secondary schools when reaching the 10th grade, although the afore mentioned school offers good quality resources and infrastructures. This research work focused on the theme: "The choice of schools to attend secondary school", identifying the reasons which students, parents and teachers refer to have students remain at EBSAAS or move to another school when reaching secondary school. The chosen method of research was case study in a quantitative approach. The survey was conducted in EBSAAS and involved students in the 9th and 10th grades, their parents and the teachers who teach 3rd cycle and secondary levels. A documentary analysis was performed using the platform of services and resources to the educational community, PLACE (Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos da RAM), the statistical survey of the evolution of the number of students enrolled in the 9th grade who chose remain at EBSAAS since 2005-2006 to 2012-2013 and questionnaire surveys administered to the target audience mentioned above. The results show that the decision to choose a secondary school depends not only on what it offers in terms of courses and the quality of its facilities and teachers, but also on motivations of a subjective nature, related to the views of their parents and friends: "My parents like this school" and "I have family and friends in this school."Barreto, Maria AntóniaRepositório AbertoPonto, Zulay Maria Ferreira de2015-05-18T09:13:25Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4013TID:201138131porPonte, Zulay Maria Ferreira de - A escolha dos estabelecimentos escolares para a frequência do ensino secundário [Em linha] : um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira. 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