Ir mais além das competências técnico-científicas…

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marisa João
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8727
Resumo: O presente relatório evidencia os principais contributos do Estágio, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, realizado numa Unidade de Cuidados Intensivos e num Serviço de Urgência, para o desenvolvimento de competências clínicas especializadas na assistência à pessoa em situação crítica e a vivenciar processos de saúde/doença súbita. Tem por objectivos documentar a aprendizagem efectuada durante o Estágio, através da capacidade de síntese e da análise crítico-reflexiva, e conduzir à obtenção do grau de Mestre. Como metodologia, apresenta o método descritivo e reflexivo. Estruturalmente, face aos vários domínios de competências a adquirir/desenvolver, são apresentadas as competências propostas pelo plano de estudos do curso e descritas as actividades realizadas para a sua concretização, através da reflexão pessoal das situações vivenciadas, fundamentada em referenciação bibliográfica. Descreve o processo de ensino/aprendizagem como estratégia, não só para o desenvolvimento de competências, mas também como meio para a partilha de informação proveniente da experiência profissional e pós-graduada, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de outros enfermeiros, através da promoção da formação em serviço no âmbito da dor aguda em contexto do Serviço de Urgência. Relata as actividades direccionadas à pessoa adulta, idosa e família, de acordo com a ética e deontologia profissional, avaliando, adequando e aplicando os diferentes métodos de análise de situações complexas. Evidencia as dificuldades encontradas como momentos de aprendizagem e de reflexão, no âmbito das estratégias de comunicação com a família e doente ventilado, e na utilização dos sistemas de informação em enfermagem informatizados. Mostra a aplicabilidade do modelo conceptual de enfermagem na prática profissional, através da elaboração de um estudo de caso. Expõe a importância da prática baseada na evidência, através da análise de protocolos, normas e procedimentos de forma a verificar a sua validação científica, sugerindo, também, algumas alterações/actualizações que foram aceites, promovendo cuidados de saúde de qualidade e práticas seguras. Conclui que o Estágio proporcionou a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos e habilidades múltiplas para a tomada de decisão na prestação de cuidados mais diferenciados, globais e humanizados ao doente e família, no contexto da área de especialização e valorização pessoal e profissional, com vista à melhoria da qualidade dos cuidados prestados.
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Estruturalmente, face aos vários domínios de competências a adquirir/desenvolver, são apresentadas as competências propostas pelo plano de estudos do curso e descritas as actividades realizadas para a sua concretização, através da reflexão pessoal das situações vivenciadas, fundamentada em referenciação bibliográfica. Descreve o processo de ensino/aprendizagem como estratégia, não só para o desenvolvimento de competências, mas também como meio para a partilha de informação proveniente da experiência profissional e pós-graduada, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de outros enfermeiros, através da promoção da formação em serviço no âmbito da dor aguda em contexto do Serviço de Urgência. Relata as actividades direccionadas à pessoa adulta, idosa e família, de acordo com a ética e deontologia profissional, avaliando, adequando e aplicando os diferentes métodos de análise de situações complexas. Evidencia as dificuldades encontradas como momentos de aprendizagem e de reflexão, no âmbito das estratégias de comunicação com a família e doente ventilado, e na utilização dos sistemas de informação em enfermagem informatizados. Mostra a aplicabilidade do modelo conceptual de enfermagem na prática profissional, através da elaboração de um estudo de caso. Expõe a importância da prática baseada na evidência, através da análise de protocolos, normas e procedimentos de forma a verificar a sua validação científica, sugerindo, também, algumas alterações/actualizações que foram aceites, promovendo cuidados de saúde de qualidade e práticas seguras. Conclui que o Estágio proporcionou a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos e habilidades múltiplas para a tomada de decisão na prestação de cuidados mais diferenciados, globais e humanizados ao doente e família, no contexto da área de especialização e valorização pessoal e profissional, com vista à melhoria da qualidade dos cuidados prestados.This report evidence the main contributions of the Internship, within the School of Nursing Master of Specialization in Medical-Surgical Nursing, held in the Intensive Care Unit and an Emergency Service, for the development of clinical skills in assisting the person in critical situation and experiencing processes of sudden health / illness. It aims to document the learning done during the Internship, through the synthesis capacity and analysis critical-reflexive, and lead to obtaining the Master degree. As methodology, presents the descriptive and reflective method. Structurally, address the various domains of competence to acquire / develop, are given the powers proposed by the syllabus of the course and described the activities undertaken to achieve them, through personal reflection of experienced situations, based on bibliographic reference. Describes the process of teaching/ learning as a strategy, not only for skills development, but also as a means for sharing information derived from professional experience and graduate degrees, contributing to the personal and professional development of other nurses, by promoting in-service training within the context of acute pain in the Emergency Service. Relate the activities targeted to adult, elderly person and family, in accordance with ethics and professional deontology, evaluating, adapting and applying the different methods for analyzing complex situations. It highlights the difficulties found as moments of learning and reflection, within the strategies of communication with family and ill-ventilated, and use of computerized information systems in nursing. Shows the applicability of the conceptual model in nursing practice, by developing a case study. Exposes the importance of evidence-based practice, through the analysis of protocols, standards and procedures in order to verify its scientific validation, suggesting, also, some changes / updates that have been accepted, promoting health care quality and safety practices. Concludes that the Internship provided the acquisition / development of knowledge and multiple skills for decision making in providing more specialized care, global and humanized to patient and family, in the context of area of specialization and personal and professional development, to improve the quality of care.Rego, AméliaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Marisa João2012-07-30T10:05:10Z2012-03-1420112012-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T01:35:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:55.968230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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