Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Júlio da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28308
Resumo: Neste trabalho, escolhi esta unidade letiva, “Um sentido para a vida”, como um tema fundamental, no discernimento dos alunos de 10¼ ano, numa etapa importante das suas vidas. É tempo de um pré-anúncio. Um grande horizonte está eminente. Como perceber isso? Como estar preparado para acolher bem a nova etapa que se avizinha? No tema Fazer pela Vida: experimentar viver com sentido (s), procuro aprofundar três grandes questões: Quem? Como? Porquê? Quem são aqueles a quem me dirijo neste trabalho e porque me dirijo a eles. No primeiro capítulo, abordarei a necessidade de motivar. Criar movimento e não ficar parado, desligado, sem sentido. Para isso é preciso pisar a terra, pés no chão e trilhar caminho. Num segundo capítulo procuro responder à pergunta: Como? A vida tem de ter o nosso cunho pessoal, a nossa marca. Tudo isso se define no como eu experimento a vida. Como eu a sinto. Os sentidos aguçam a nossa sensibilidade e fazem com que sintamos a vida com toda a vivacidade. As lutas, as canseiras, o suor, o trabalho duro, a intensidade da respiração, o sabor do doce e do amargo, a dor e a alegria. Tudo transpira a vida. É necessário neste capitulo apresentar modus vivendis operacionais, que não nos deixem desistir, mas que nos deixem insistir. Por fim, concluo respondendo pergunta: Porquê? Tudo isto, tem um sentido e tudo isto, pode dar sentido? Estas escolhas são pessoais, Únicas, e irrepetíveis e levam-nos até nós, à imagem de cada um
id RCAP_eb89be0706f198b808dc705431e58d6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa CatólicaMotivaçãoSentidoSentidosTerraCaminhoCriarVidaVocaçãoLiberdadeDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoNeste trabalho, escolhi esta unidade letiva, “Um sentido para a vida”, como um tema fundamental, no discernimento dos alunos de 10¼ ano, numa etapa importante das suas vidas. É tempo de um pré-anúncio. Um grande horizonte está eminente. Como perceber isso? Como estar preparado para acolher bem a nova etapa que se avizinha? No tema Fazer pela Vida: experimentar viver com sentido (s), procuro aprofundar três grandes questões: Quem? Como? Porquê? Quem são aqueles a quem me dirijo neste trabalho e porque me dirijo a eles. No primeiro capítulo, abordarei a necessidade de motivar. Criar movimento e não ficar parado, desligado, sem sentido. Para isso é preciso pisar a terra, pés no chão e trilhar caminho. Num segundo capítulo procuro responder à pergunta: Como? A vida tem de ter o nosso cunho pessoal, a nossa marca. Tudo isso se define no como eu experimento a vida. Como eu a sinto. Os sentidos aguçam a nossa sensibilidade e fazem com que sintamos a vida com toda a vivacidade. As lutas, as canseiras, o suor, o trabalho duro, a intensidade da respiração, o sabor do doce e do amargo, a dor e a alegria. Tudo transpira a vida. É necessário neste capitulo apresentar modus vivendis operacionais, que não nos deixem desistir, mas que nos deixem insistir. Por fim, concluo respondendo pergunta: Porquê? Tudo isto, tem um sentido e tudo isto, pode dar sentido? Estas escolhas são pessoais, Únicas, e irrepetíveis e levam-nos até nós, à imagem de cada umVaranda, Maria Isabel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Júlio da Costa2019-10-07T14:53:25Z2018-12-072018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28308TID:202140814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:44.118048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica
title Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica
spellingShingle Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica
Gomes, Júlio da Costa
Motivação
Sentido
Sentidos
Terra
Caminho
Criar
Vida
Vocação
Liberdade
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica
title_full Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica
title_fullStr Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica
title_full_unstemmed Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica
title_sort Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica
author Gomes, Júlio da Costa
author_facet Gomes, Júlio da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varanda, Maria Isabel Pereira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Júlio da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Sentido
Sentidos
Terra
Caminho
Criar
Vida
Vocação
Liberdade
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Motivação
Sentido
Sentidos
Terra
Caminho
Criar
Vida
Vocação
Liberdade
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Neste trabalho, escolhi esta unidade letiva, “Um sentido para a vida”, como um tema fundamental, no discernimento dos alunos de 10¼ ano, numa etapa importante das suas vidas. É tempo de um pré-anúncio. Um grande horizonte está eminente. Como perceber isso? Como estar preparado para acolher bem a nova etapa que se avizinha? No tema Fazer pela Vida: experimentar viver com sentido (s), procuro aprofundar três grandes questões: Quem? Como? Porquê? Quem são aqueles a quem me dirijo neste trabalho e porque me dirijo a eles. No primeiro capítulo, abordarei a necessidade de motivar. Criar movimento e não ficar parado, desligado, sem sentido. Para isso é preciso pisar a terra, pés no chão e trilhar caminho. Num segundo capítulo procuro responder à pergunta: Como? A vida tem de ter o nosso cunho pessoal, a nossa marca. Tudo isso se define no como eu experimento a vida. Como eu a sinto. Os sentidos aguçam a nossa sensibilidade e fazem com que sintamos a vida com toda a vivacidade. As lutas, as canseiras, o suor, o trabalho duro, a intensidade da respiração, o sabor do doce e do amargo, a dor e a alegria. Tudo transpira a vida. É necessário neste capitulo apresentar modus vivendis operacionais, que não nos deixem desistir, mas que nos deixem insistir. Por fim, concluo respondendo pergunta: Porquê? Tudo isto, tem um sentido e tudo isto, pode dar sentido? Estas escolhas são pessoais, Únicas, e irrepetíveis e levam-nos até nós, à imagem de cada um
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
2018-12-07T00:00:00Z
2019-10-07T14:53:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28308
TID:202140814
url http://hdl.handle.net/10400.14/28308
identifier_str_mv TID:202140814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131933310976000