Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28308 |
Resumo: | Neste trabalho, escolhi esta unidade letiva, “Um sentido para a vida”, como um tema fundamental, no discernimento dos alunos de 10¼ ano, numa etapa importante das suas vidas. É tempo de um pré-anúncio. Um grande horizonte está eminente. Como perceber isso? Como estar preparado para acolher bem a nova etapa que se avizinha? No tema Fazer pela Vida: experimentar viver com sentido (s), procuro aprofundar três grandes questões: Quem? Como? Porquê? Quem são aqueles a quem me dirijo neste trabalho e porque me dirijo a eles. No primeiro capítulo, abordarei a necessidade de motivar. Criar movimento e não ficar parado, desligado, sem sentido. Para isso é preciso pisar a terra, pés no chão e trilhar caminho. Num segundo capítulo procuro responder à pergunta: Como? A vida tem de ter o nosso cunho pessoal, a nossa marca. Tudo isso se define no como eu experimento a vida. Como eu a sinto. Os sentidos aguçam a nossa sensibilidade e fazem com que sintamos a vida com toda a vivacidade. As lutas, as canseiras, o suor, o trabalho duro, a intensidade da respiração, o sabor do doce e do amargo, a dor e a alegria. Tudo transpira a vida. É necessário neste capitulo apresentar modus vivendis operacionais, que não nos deixem desistir, mas que nos deixem insistir. Por fim, concluo respondendo pergunta: Porquê? Tudo isto, tem um sentido e tudo isto, pode dar sentido? Estas escolhas são pessoais, Únicas, e irrepetíveis e levam-nos até nós, à imagem de cada um |
id |
RCAP_eb89be0706f198b808dc705431e58d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28308 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa CatólicaMotivaçãoSentidoSentidosTerraCaminhoCriarVidaVocaçãoLiberdadeDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoNeste trabalho, escolhi esta unidade letiva, “Um sentido para a vida”, como um tema fundamental, no discernimento dos alunos de 10¼ ano, numa etapa importante das suas vidas. É tempo de um pré-anúncio. Um grande horizonte está eminente. Como perceber isso? Como estar preparado para acolher bem a nova etapa que se avizinha? No tema Fazer pela Vida: experimentar viver com sentido (s), procuro aprofundar três grandes questões: Quem? Como? Porquê? Quem são aqueles a quem me dirijo neste trabalho e porque me dirijo a eles. No primeiro capítulo, abordarei a necessidade de motivar. Criar movimento e não ficar parado, desligado, sem sentido. Para isso é preciso pisar a terra, pés no chão e trilhar caminho. Num segundo capítulo procuro responder à pergunta: Como? A vida tem de ter o nosso cunho pessoal, a nossa marca. Tudo isso se define no como eu experimento a vida. Como eu a sinto. Os sentidos aguçam a nossa sensibilidade e fazem com que sintamos a vida com toda a vivacidade. As lutas, as canseiras, o suor, o trabalho duro, a intensidade da respiração, o sabor do doce e do amargo, a dor e a alegria. Tudo transpira a vida. É necessário neste capitulo apresentar modus vivendis operacionais, que não nos deixem desistir, mas que nos deixem insistir. Por fim, concluo respondendo pergunta: Porquê? Tudo isto, tem um sentido e tudo isto, pode dar sentido? Estas escolhas são pessoais, Únicas, e irrepetíveis e levam-nos até nós, à imagem de cada umVaranda, Maria Isabel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Júlio da Costa2019-10-07T14:53:25Z2018-12-072018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28308TID:202140814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:44.118048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica |
title |
Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica |
spellingShingle |
Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica Gomes, Júlio da Costa Motivação Sentido Sentidos Terra Caminho Criar Vida Vocação Liberdade Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica |
title_full |
Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica |
title_fullStr |
Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica |
title_full_unstemmed |
Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica |
title_sort |
Fazer pela vida : experimentar viver com sentido(s) : contributo para a unidade letiva 6, do 10 ano : Um Sentido para a Vida : do programa de escolaridade de Educação Moral Religiosa Católica |
author |
Gomes, Júlio da Costa |
author_facet |
Gomes, Júlio da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Varanda, Maria Isabel Pereira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Júlio da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Sentido Sentidos Terra Caminho Criar Vida Vocação Liberdade Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Motivação Sentido Sentidos Terra Caminho Criar Vida Vocação Liberdade Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
Neste trabalho, escolhi esta unidade letiva, “Um sentido para a vida”, como um tema fundamental, no discernimento dos alunos de 10¼ ano, numa etapa importante das suas vidas. É tempo de um pré-anúncio. Um grande horizonte está eminente. Como perceber isso? Como estar preparado para acolher bem a nova etapa que se avizinha? No tema Fazer pela Vida: experimentar viver com sentido (s), procuro aprofundar três grandes questões: Quem? Como? Porquê? Quem são aqueles a quem me dirijo neste trabalho e porque me dirijo a eles. No primeiro capítulo, abordarei a necessidade de motivar. Criar movimento e não ficar parado, desligado, sem sentido. Para isso é preciso pisar a terra, pés no chão e trilhar caminho. Num segundo capítulo procuro responder à pergunta: Como? A vida tem de ter o nosso cunho pessoal, a nossa marca. Tudo isso se define no como eu experimento a vida. Como eu a sinto. Os sentidos aguçam a nossa sensibilidade e fazem com que sintamos a vida com toda a vivacidade. As lutas, as canseiras, o suor, o trabalho duro, a intensidade da respiração, o sabor do doce e do amargo, a dor e a alegria. Tudo transpira a vida. É necessário neste capitulo apresentar modus vivendis operacionais, que não nos deixem desistir, mas que nos deixem insistir. Por fim, concluo respondendo pergunta: Porquê? Tudo isto, tem um sentido e tudo isto, pode dar sentido? Estas escolhas são pessoais, Únicas, e irrepetíveis e levam-nos até nós, à imagem de cada um |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 2018-12-07T00:00:00Z 2019-10-07T14:53:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28308 TID:202140814 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28308 |
identifier_str_mv |
TID:202140814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131933310976000 |