A relevância da epistemologia para o pensamento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7397 |
Resumo: | A epistemologia, enquanto reflexão sobre a natureza do conhecimento científico, é uma área de estudos com particular relevância para o pensamento crítico, o qual é fundamental quer na prática científica, quer na receção pública do trabalho científico. O presente artigo procura demonstrar esta relevância em quatro domínios. Em primeiro lugar, destacando problemas epistemológicos que se colocam ao nível da confirmação e refutação de hipóteses empíricas. Em segundo lugar, analisando a noção de causalidade, bem como algumas das principais questões críticas associadas ao exercício do raciocínio causal. Em terceiro lugar, e ao nível da distinção entre ciência e pseudociência, apresentando características típicas da pseudociência que podem servir como critérios para julgar a credibilidade de estudos pretensamente científicos. Em quarto lugar, avaliando em que medida a ciência pode ser influenciada por valores não-epistémicos (sociais, morais ou políticos) e indicando meios para controlar a ação desses valores na ciência. Conclui-se que o contributo da epistemologia reforça os benefícios educacionais de uma formação em pensamento crítico, tanto ao nível de uma educação científica, como de uma educação geral. |
id |
RCAP_eb9bca04a9ac4e209a45c2dea9256709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7397 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relevância da epistemologia para o pensamento críticoEDUCAÇÃOCIÊNCIAEPISTEMOLOGIAVALORES MORAISVALORES SOCIAISEDUCAÇÃO CIENTÍFICAEDUCATIONSCIENCEEPISTEMOLOGYMORAL VALUESSOCIAL VALUESSCIENTIFIC EDUCATIONA epistemologia, enquanto reflexão sobre a natureza do conhecimento científico, é uma área de estudos com particular relevância para o pensamento crítico, o qual é fundamental quer na prática científica, quer na receção pública do trabalho científico. O presente artigo procura demonstrar esta relevância em quatro domínios. Em primeiro lugar, destacando problemas epistemológicos que se colocam ao nível da confirmação e refutação de hipóteses empíricas. Em segundo lugar, analisando a noção de causalidade, bem como algumas das principais questões críticas associadas ao exercício do raciocínio causal. Em terceiro lugar, e ao nível da distinção entre ciência e pseudociência, apresentando características típicas da pseudociência que podem servir como critérios para julgar a credibilidade de estudos pretensamente científicos. Em quarto lugar, avaliando em que medida a ciência pode ser influenciada por valores não-epistémicos (sociais, morais ou políticos) e indicando meios para controlar a ação desses valores na ciência. Conclui-se que o contributo da epistemologia reforça os benefícios educacionais de uma formação em pensamento crítico, tanto ao nível de uma educação científica, como de uma educação geral.The philosophy of science, as a reflection on the nature of the scientific knowledge, is a domain of studies with particular relevance to critical thinking, which is fundamental both in the scientific practice and in the public reception of the scientific work. The present paper aims to demonstrate this relevance in four domains. First, by highlighting epistemological problems present at the level of the confirmation and refutation of empirical hypotheses. Second, by analyzing the concept of causality and some of the main critical questions that are associated with the exercise of causal reasoning. Third, and at level of the distinction between science and pseudoscience, by presenting typical characteristics of pseudoscience that can serve as a guide to judge the credibility of putative scientific studies. Lastly, by evaluating the extent to which science can be influenced by non-epistemic (social, moral or political) values and by proposing means to control the action of these values in science. One may conclude that the contribution of philosophy of science strengthens the educational benefits of training in critical thinking, both at the level of a scientific education and a general education.L’épistémologie, entendue comme réflexion critique sur la nature de la connaissance scientifique, est un domaine d’études particulièrement important pour la pensée critique, laquelle est fondamentale non seulement dans la pratique scientifique, mais aussi dans la réception publique du travail scientifique. Le présent article essaie de démontrer cette importance dans quatre domaines. En premier lieu, en tirant l’attention sur des problèmes épistémologiques qui se posent au niveau de la confirmation et réfutation d’hypothèses empiriques. En deuxième lieu, en analysant le concept de causalité et les principales questions critiques qui sont associées à l’exercice du raisonnement causal. En troisième lieu, et au niveau de la distinction entre science et pseudoscience, en présentant des caractéristiques typiques de la pseudoscience qui peuvent servir comme guide pour juger la crédibilité de prétendues études scientifiques. Finalement, en évaluant dans quelle mesure la science peut être influencée par des valeurs non-épistémiques (sociales, morales ou politiques) et en indiquant des moyens pour contrôler l’action de ces valeurs dans la science. On conclut que la contribution de l’épistémologie renforce la valeur éducationnelle d’une formation en pensée critique, tant au plan de l’éducation scientifique que de l’éducation générale.La epistemología, en cuanto reflexión sobre la naturaleza del conocimiento científico, es una área de estudios con particular relevancia para el pensamiento crítico, el cual es fundamental tanto en la práctica científica como en la recepción pública del trabajo científico. El presente artículo procura demostrar esta relevancia en cuatro dominios. En primer lugar, destacando problemas epistemológicos que se plantean al nivel de la confirmación y refutación de hipótesis empíricas. En segundo lugar, analizando la naturaleza del concepto de causalidad y algunas de las principales cuestiones críticas asociadas al ejercicio del razonamiento causal. En tercer lugar, y al nivel de la distinción entre ciencia y pseudociencia, presentando características típicas de la pseudociencia que pueden servir como guía para juzgar la credibilidad de estudios pretensamente científicos. En cuarto lugar, evaluando en qué medida la ciencia puede ser influenciada por valores non epistémicos (sociales, morales o políticos) e indicando medios para controlar la acción de estos valores en la ciencia. Se concluye que la contribución de la epistemología refuerza el valor educacional de una formación en pensamiento crítico, tanto al nivel de la educación científica como al de la educación general.Edições Universitárias Lusófonas2016-10-24T12:19:37Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7397por1646-401XSilva, Rui Sampaio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:32.562493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da epistemologia para o pensamento crítico |
title |
A relevância da epistemologia para o pensamento crítico |
spellingShingle |
A relevância da epistemologia para o pensamento crítico Silva, Rui Sampaio da EDUCAÇÃO CIÊNCIA EPISTEMOLOGIA VALORES MORAIS VALORES SOCIAIS EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EDUCATION SCIENCE EPISTEMOLOGY MORAL VALUES SOCIAL VALUES SCIENTIFIC EDUCATION |
title_short |
A relevância da epistemologia para o pensamento crítico |
title_full |
A relevância da epistemologia para o pensamento crítico |
title_fullStr |
A relevância da epistemologia para o pensamento crítico |
title_full_unstemmed |
A relevância da epistemologia para o pensamento crítico |
title_sort |
A relevância da epistemologia para o pensamento crítico |
author |
Silva, Rui Sampaio da |
author_facet |
Silva, Rui Sampaio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rui Sampaio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO CIÊNCIA EPISTEMOLOGIA VALORES MORAIS VALORES SOCIAIS EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EDUCATION SCIENCE EPISTEMOLOGY MORAL VALUES SOCIAL VALUES SCIENTIFIC EDUCATION |
topic |
EDUCAÇÃO CIÊNCIA EPISTEMOLOGIA VALORES MORAIS VALORES SOCIAIS EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EDUCATION SCIENCE EPISTEMOLOGY MORAL VALUES SOCIAL VALUES SCIENTIFIC EDUCATION |
description |
A epistemologia, enquanto reflexão sobre a natureza do conhecimento científico, é uma área de estudos com particular relevância para o pensamento crítico, o qual é fundamental quer na prática científica, quer na receção pública do trabalho científico. O presente artigo procura demonstrar esta relevância em quatro domínios. Em primeiro lugar, destacando problemas epistemológicos que se colocam ao nível da confirmação e refutação de hipóteses empíricas. Em segundo lugar, analisando a noção de causalidade, bem como algumas das principais questões críticas associadas ao exercício do raciocínio causal. Em terceiro lugar, e ao nível da distinção entre ciência e pseudociência, apresentando características típicas da pseudociência que podem servir como critérios para julgar a credibilidade de estudos pretensamente científicos. Em quarto lugar, avaliando em que medida a ciência pode ser influenciada por valores não-epistémicos (sociais, morais ou políticos) e indicando meios para controlar a ação desses valores na ciência. Conclui-se que o contributo da epistemologia reforça os benefícios educacionais de uma formação em pensamento crítico, tanto ao nível de uma educação científica, como de uma educação geral. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24T12:19:37Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7397 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137078934503424 |