Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Rui Pedro dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11054
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_eb9c1daadb4d6101315ce2b4061796ca
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11054
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivosMotivaçãoLealdadeSubscrição de canais desportivosBTVSport TVMotivationLoyaltySubscription of sports channelsMestrado em MarketingOs canais desportivos dependem da captação e retenção de subscritores. Para melhor entender o comportamento dos subscritores importa investigar o que os leva a ver desporto seja ao vivo ou na televisão. Este trabalho aborda as motivações dos adeptos de um clube nacional, Benfica, e investiga os dois canais desportivos sujeitos a subscrição a nível nacional, a BTV pertencente ao Benfica e a Sport Tv, o único canal de televisão nacional dedicada exclusivamente a desporto. Aborda-se também a influência da lealdade dos adeptos, em termos comportamentais e atitudinais para perceber se importa no momento de subscrever o canal concorrente ao do seu clube. O estudo foi alicerçado numa revisão de literatura inicial sobre os temas relevantes para o trabalho empírico. A recolha de dados envolveu a aplicação de um questionário online a adeptos do Benfica, com recurso a uma amostra de conveniência. Percebeu-se que as motivações estudadas não apresentam uma grande influência na opção de subscrever um dos dois canais televisivos. Por outro lado na subscrição ou não de qualquer dos canais, as motivações já demonstraram ter relevância. Os adeptos demonstram ainda, uma maior lealdade atitudinal que comportamental apesar de nenhuma ser relevante para a subscrição dos canais estudados.The sports channels depend on attracting and retaining subscribers. To better understand the behavior of subscribers is important to investigate what makes them watch sports, live or on television. This work discusses the motivations of the supporters of a national Club, Benfica, and investigates the two sports channels subject to subscription at national level, BTV the Benfica?s own channel and Sport TV the only Portuguese exclusive sports channel. In addition, deals with the influence of the loyalty of supporters in behavioral and attitudinal terms to understand if it matters at the time of subscribing to the competitor channel of your club. The study was supported by an initial literature review about the relevant themes to the empiric study. The collection of data was made by an online questionnaire to supporters of Benfica, by one sample per convenience. It was noticed that the motivations studied present no great influence in the choice of which channel is subscribed. On the other hand, it is somehow relevant whether they subscribe or not any channel. Supporters demonstrate still greater atitudinal loyalty than behavioral, however neither are important for the subscription of the channels.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaFurtado, Rui Pedro dos Santos2016-02-24T14:11:27Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11054porFurtado, Rui Pedro dos Santos (2015). "Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:24.561815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos
title Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos
spellingShingle Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos
Furtado, Rui Pedro dos Santos
Motivação
Lealdade
Subscrição de canais desportivos
BTV
Sport TV
Motivation
Loyalty
Subscription of sports channels
title_short Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos
title_full Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos
title_fullStr Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos
title_full_unstemmed Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos
title_sort Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos
author Furtado, Rui Pedro dos Santos
author_facet Furtado, Rui Pedro dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Silva, Rui Correia da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Rui Pedro dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Lealdade
Subscrição de canais desportivos
BTV
Sport TV
Motivation
Loyalty
Subscription of sports channels
topic Motivação
Lealdade
Subscrição de canais desportivos
BTV
Sport TV
Motivation
Loyalty
Subscription of sports channels
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-24T14:11:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11054
url http://hdl.handle.net/10400.5/11054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Furtado, Rui Pedro dos Santos (2015). "Motivação e lealdade dos adeptos do Sport Lisboa Benfica e a subscrição de canais desportivos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131057306468352