O estatuto da disciplina de EVT no contexto educativo : cultura e ensino artísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1828 |
Resumo: | A presente investigação debruça-se sobre o Ensino Artístico, mais especificamente sobre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica no 2ºCEB e pretende perceber qual é a percepção que os diversos actores educativos têm sobre esta disciplina. Assim, o estudo abrange Professores do 2ºCEB que leccionam actualmente no Concelho de Viseu e Pais/Encarregados de Educação cujos filhos/educandos estudam no referido concelho. No quadro teórico tentámos aprofundar algumas questões relacionadas como o ensino artístico em Portugal, procurando perceber como está estruturado, actualmente,o ensino artístico, onde se insere a disciplina em estudo. No que diz respeito à metodologia, o paradigma dominante foi o quantitativo, tendo-se utilizado na recolha dos dados, o inquérito por questionário e as técnicas de análise a ele associadas. Através dos resultados obtidos verificámos que a disciplina é respeitada por todos os docentes que leccionam no 2ºCEB, tendo-a colocado em paridade face às restantes disciplinas. No entanto, observámos que a disciplina é vista pelos Pais/EE como sendo uma das menos importantes que os seus educandos frequentam. Conluímos, ainda, que os Professores de EVT, na sua maioria, consideram que a percepção que a comunidade educativa tem face à disciplina de EVT, embora não influencie o processo de ensino/aprendizagem, está longe de ser a ideal, facto que reflecte uma desvalorização da disciplina de EVT. |
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O estatuto da disciplina de EVT no contexto educativo : cultura e ensino artísticosEducaçãoEducação ArtísticaEducação Visual e TecnológicaCultura ArtísticaA presente investigação debruça-se sobre o Ensino Artístico, mais especificamente sobre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica no 2ºCEB e pretende perceber qual é a percepção que os diversos actores educativos têm sobre esta disciplina. Assim, o estudo abrange Professores do 2ºCEB que leccionam actualmente no Concelho de Viseu e Pais/Encarregados de Educação cujos filhos/educandos estudam no referido concelho. No quadro teórico tentámos aprofundar algumas questões relacionadas como o ensino artístico em Portugal, procurando perceber como está estruturado, actualmente,o ensino artístico, onde se insere a disciplina em estudo. No que diz respeito à metodologia, o paradigma dominante foi o quantitativo, tendo-se utilizado na recolha dos dados, o inquérito por questionário e as técnicas de análise a ele associadas. Através dos resultados obtidos verificámos que a disciplina é respeitada por todos os docentes que leccionam no 2ºCEB, tendo-a colocado em paridade face às restantes disciplinas. No entanto, observámos que a disciplina é vista pelos Pais/EE como sendo uma das menos importantes que os seus educandos frequentam. Conluímos, ainda, que os Professores de EVT, na sua maioria, consideram que a percepção que a comunidade educativa tem face à disciplina de EVT, embora não influencie o processo de ensino/aprendizagem, está longe de ser a ideal, facto que reflecte uma desvalorização da disciplina de EVT.This research deals with the artistic teaching, specifically with the Technological and Visual Education in the 2nd CEB (Basic Teaching Cycle) and its goal is to understand the perception that several educational players have about this discipline. Therefore, this reasearch includes 2nd CEB teachers, teaching in Viseu´s area, as well as Parents/Education Responsibles whose sons study in the mentioned region. In the theoretical part, we tried to focus on some issues related to the artistic teaching in Portugal, trying to understand how it is presently structured and where this discipline fits in the artistic teaching. In what concerns the methodology applied, the main focus was the quantititve one, and as for collecting data a questionary as well as the analysis techniques associated were applied. The results obtained allowed us to confirm that the discipline is respected by all teachers who teach in the 2nd CEB, considering it in the same level as other disciplines. However, Parents/Education Responsibles consider the discipline as one of the less important ones that their sons attend. It can also be concluded that most Technologics and Visual Education Teachers consider that the perception of the educational community towards the discipline, although it does not influence the teaching/learning process, is far form being the ideal one, situation that reflects a devaluation of the Technological and Visual Education Discipline.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaPereira, JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Patrícia Filomena Geraldes da Silva Meneses2013-10-14T17:33:37Z2013-01-222013-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1828porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:08.076073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente investigação debruça-se sobre o Ensino Artístico, mais especificamente sobre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica no 2ºCEB e pretende perceber qual é a percepção que os diversos actores educativos têm sobre esta disciplina. Assim, o estudo abrange Professores do 2ºCEB que leccionam actualmente no Concelho de Viseu e Pais/Encarregados de Educação cujos filhos/educandos estudam no referido concelho. No quadro teórico tentámos aprofundar algumas questões relacionadas como o ensino artístico em Portugal, procurando perceber como está estruturado, actualmente,o ensino artístico, onde se insere a disciplina em estudo. No que diz respeito à metodologia, o paradigma dominante foi o quantitativo, tendo-se utilizado na recolha dos dados, o inquérito por questionário e as técnicas de análise a ele associadas. Através dos resultados obtidos verificámos que a disciplina é respeitada por todos os docentes que leccionam no 2ºCEB, tendo-a colocado em paridade face às restantes disciplinas. No entanto, observámos que a disciplina é vista pelos Pais/EE como sendo uma das menos importantes que os seus educandos frequentam. Conluímos, ainda, que os Professores de EVT, na sua maioria, consideram que a percepção que a comunidade educativa tem face à disciplina de EVT, embora não influencie o processo de ensino/aprendizagem, está longe de ser a ideal, facto que reflecte uma desvalorização da disciplina de EVT. |
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