Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Beatriz Isabel Rosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11455
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_54020e8308d1d2b6607e00e448372da1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidoresMarketing VerdeProdutos VerdesSector AlimentarConsumidor VerdeSegmentação dos ConsumidoresMotivaçõesBarreirasGreen MarketingGreen ProductsFood SectorGreen ConsumerConsumer SegmentationMotivationsBarriersMestrado em MarketingDevido a todos os problemas ambientais com que nos temos deparado, originados pelas incorretas ações do homem para com o ambiente, sentiu-se a necessidade de agir e procurar estratégias que possam ajudar o ambiente a sobreviver e a ser protegido. Uma das formas encontradas para esse efeito foi a oferta de produtos verdes por parte das empresas e consequentemente o consumo destes mesmos produtos. O objetivo desta dissertação é, desta forma, identificar quais são as motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores. Os dados foram recolhidos através de um inquérito online que foi partilhado através do facebook e correio eletrónico. Os resultados mostraram que existem quatro segmentos destintos de consumidores. Em primeiro lugar os "ambientalistas", cuja principal motivação ao consumo de produtos verdes é a obrigação moral e a principal barreira é a falta de informação acerca das características dos produtos. Em segundo lugar os "despreocupados", que referem como principal motivação o fato de serem produtos mais saudáveis e como maior barreira ao consumo a variável preço. Os "pseudo-ambientalistas" não são motivados particularmente por nenhum fator e, no que diz respeito às barreiras, também nenhuma se destaca fortemente. Por último, analisando o segmento "amigo, mas só às vezes", observa-se que todas as variáveis são fatores motivacionais ao consumo destes produtos e que o fator preço é o que mais se destaca enquanto barreira.Due to all the environmental problems we have faxed, originated by the incorrect actions of mankind, it was felt the need to act and search for strategies that can help the environment to survive and be protected. One way found to do that was the offer of green products by companies and consumed of those same products. The objective of this dissertation, is in a way, to identify which are the motivations and barriers to the consume of green products in the food sector by the diverse number of consumers. The data was achieved by an online survey that was shared over Facebook and e-mail. The results shown that exists four different segments of consumers. In first place the "environmentalists", which their main motivation to the consume of green products it's the moral obligation and the main barrier is the lack of information about the characteristics of the products. In second place the "carefree people", which they refer as the main motivation is the fact that the products are healthy and the main barrier the price. The "pseudo-environmentalists" are not motivated particularly, as well as they don't show preference for any barrier. For last, looking in the "friend, but only a few times" segment, we can see all the variables that are motivational factors for the consume of these products and the highlight barrier is the price.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, HelenaRepositório da Universidade de LisboaLucas, Beatriz Isabel Rosa2016-04-29T12:12:08Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11455porLucas, Beatriz Isabel Rosa (2014). "Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:45.774565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores
title Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores
spellingShingle Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores
Lucas, Beatriz Isabel Rosa
Marketing Verde
Produtos Verdes
Sector Alimentar
Consumidor Verde
Segmentação dos Consumidores
Motivações
Barreiras
Green Marketing
Green Products
Food Sector
Green Consumer
Consumer Segmentation
Motivations
Barriers
title_short Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores
title_full Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores
title_fullStr Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores
title_full_unstemmed Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores
title_sort Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores
author Lucas, Beatriz Isabel Rosa
author_facet Lucas, Beatriz Isabel Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Beatriz Isabel Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Verde
Produtos Verdes
Sector Alimentar
Consumidor Verde
Segmentação dos Consumidores
Motivações
Barreiras
Green Marketing
Green Products
Food Sector
Green Consumer
Consumer Segmentation
Motivations
Barriers
topic Marketing Verde
Produtos Verdes
Sector Alimentar
Consumidor Verde
Segmentação dos Consumidores
Motivações
Barreiras
Green Marketing
Green Products
Food Sector
Green Consumer
Consumer Segmentation
Motivations
Barriers
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-29T12:12:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11455
url http://hdl.handle.net/10400.5/11455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lucas, Beatriz Isabel Rosa (2014). "Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131061328805888