Politicas públicas na educação: os resultados do parfor a partir de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Feliciana Lamarca de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7509
Resumo: Nos últimos anos o governo federal do Brasil buscou desenvolver politicas públicas na formação continuada dos professores em todos os estados da federação. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi compreender e analisar as politicas públicas na educação (PARFOR) a partir de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Especificamente buscou-se contextualizar a importância da formação de professores em âmbito da educação básica; investigar sobre a implementação do PARFOR enquanto proposta de formação inicial de professores no IFPA e verificar quais os objetivos do PARFOR, e os resultados alcançados na visão dos alunos e professores, além do coordenador geral do PARFOR/IFPA. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois mescla resultados numéricos e interpretativos, a fim de compreender o objeto estudado, ou seja, as ações do PARFOR no IFPA. A pesquisa desenvolveu um estudo de caso, buscando características específicas, e, portanto, monográficas. O universo da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), sendo a amostra do estudo membros da coordenação pedagógica do programa PARFOR. Usou-se o método da observação não estruturada, diário de campo, entrevistas não estruturadas, aplicação de questionários na pesquisa de campo. Conclui-se que a proposta do PARFOR/IFPA, na visão dos professores entrevistados, veio ao encontro das esperanças e anseios por uma educação de base mais forte, capaz de dar aos professores do ensino básico elementos necessários e sólidos para uma educação transformadora. Porém constatou-se também que a conjuntura pela qual passa a educação brasileira levou a diversos cortes de gastos do governo federal, causando a interdição do PARFOR\IFPA, levando a suspensão da turma de 2015 para o segundo semestre, brecando o sonho de centenas de professores que esperavam se capacitar a partir do PARFOR/IFPA.
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