Influência da cultura na seleção de mercados internacionais no sector alimentar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9048 |
Resumo: | Cada povo tem os seus hábitos e os seus costumes, e isso é refletido nos hábitos alimentares. Na forma como, quando e o que é que comemos. Então, para as empresas que decidem explorar mercados internacionais, culturalmente diferentes do seu mercado de origem, é essencial entender o impacto que essa diferença cultural terá no negócio. Nesse sentido, este trabalho, procurar identificar fatores culturais que possam influenciar a seleção de mercados internacionais no sector alimentar. Na revisão da literatura sobre a seleção de mercados, vamos abordar os diferentes perfis de mercado, a análise faseada, as aproximações que podemos fazer, e as dimensões de análise. Relativamente à cultura começamos por definir o conceito cultural que pretendemos abordar, exploramos as várias dimensões culturais de Hofstede (2010), e desenvolvemos o conceito de distância cultural, revendo os modelos de Ghemawat (2001), Blizzard (2002) e Drogendijk e Martin (2008). Por fim, particularizamos o conceito cultural no sector alimentar e a respetiva distância. Na conjugação dos conceitos revistos sugerimos um conjunto de proposições de variáveis culturais fundamentais que possam influenciar a decisão de selecionar um mercado em detrimento de outro. Estas variáveis são exploradas em entrevistas realizadas com decisores da seleção de mercados internacionais, em empresas portuguesas no sector alimentar. Apesar do maior fator influenciador na seleção de mercados ser o fator económico, encontramos, para o sector alimentar, uma grande influência da cultura na necessidade de adaptar os produtos alimentares, devido aos diferentes hábitos e costumes alimentares. |
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Cada povo tem os seus hábitos e os seus costumes, e isso é refletido nos hábitos alimentares. Na forma como, quando e o que é que comemos. Então, para as empresas que decidem explorar mercados internacionais, culturalmente diferentes do seu mercado de origem, é essencial entender o impacto que essa diferença cultural terá no negócio. Nesse sentido, este trabalho, procurar identificar fatores culturais que possam influenciar a seleção de mercados internacionais no sector alimentar. Na revisão da literatura sobre a seleção de mercados, vamos abordar os diferentes perfis de mercado, a análise faseada, as aproximações que podemos fazer, e as dimensões de análise. Relativamente à cultura começamos por definir o conceito cultural que pretendemos abordar, exploramos as várias dimensões culturais de Hofstede (2010), e desenvolvemos o conceito de distância cultural, revendo os modelos de Ghemawat (2001), Blizzard (2002) e Drogendijk e Martin (2008). Por fim, particularizamos o conceito cultural no sector alimentar e a respetiva distância. Na conjugação dos conceitos revistos sugerimos um conjunto de proposições de variáveis culturais fundamentais que possam influenciar a decisão de selecionar um mercado em detrimento de outro. Estas variáveis são exploradas em entrevistas realizadas com decisores da seleção de mercados internacionais, em empresas portuguesas no sector alimentar. Apesar do maior fator influenciador na seleção de mercados ser o fator económico, encontramos, para o sector alimentar, uma grande influência da cultura na necessidade de adaptar os produtos alimentares, devido aos diferentes hábitos e costumes alimentares. |
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