Motivações para a Internacionalização e Modos de Entrada nos Mercados Externos
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15049 |
Resumo: | As motivações para a internacionalização das empresas devem influenciar a seleção dos modos de entrada nos mercados externos. Neste artigo usamos a classificação de John Dunning (1993) que distingue quatro motivos - procura de mercado, de recursos, de eficiência e de recursos estratégicos – discutindo conceptualmente qual o impacto sobre os modos de entrada escolhidos. As formas e estratégias das empresas multinacionais (EMNs) são escolhidas num quadro alargado onde convergem motivações com a exploração ou prospecção de vantagens específicas à empresa. A nossa análise é suportada num conjunto de proposições teóricas. O resultado é que as EMNs precisam desenvolver a melhor combinação possível de estratégia-estrutura para as suas operações internacionais, mas fazendo uma análise casuística de cada operação individual. Contribuímos, assim, para compreender melhor a seleção dos modos de entrada como enquanto reflexo de opções ou motivações estratégicas. DOI:10.5585/riae.v10i.1719 |
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Motivações para a Internacionalização e Modos de Entrada nos Mercados ExternosInternationalization Motivations and Foreign Market Entry Modes http://dx.doi.org/10.5585/riae.v10i1.1719Motivações para a Internacionalização; Procura de Recursos Estratégicos; Procura de Mercado; Modos de Entrada nos Mercados Externos; Seleção dos Mercados.Internationalization Motivations; Strategic Asset Seeking; Market Seeking; Foreign Market Entry Modes; Market Selection.As motivações para a internacionalização das empresas devem influenciar a seleção dos modos de entrada nos mercados externos. Neste artigo usamos a classificação de John Dunning (1993) que distingue quatro motivos - procura de mercado, de recursos, de eficiência e de recursos estratégicos – discutindo conceptualmente qual o impacto sobre os modos de entrada escolhidos. As formas e estratégias das empresas multinacionais (EMNs) são escolhidas num quadro alargado onde convergem motivações com a exploração ou prospecção de vantagens específicas à empresa. A nossa análise é suportada num conjunto de proposições teóricas. O resultado é que as EMNs precisam desenvolver a melhor combinação possível de estratégia-estrutura para as suas operações internacionais, mas fazendo uma análise casuística de cada operação individual. Contribuímos, assim, para compreender melhor a seleção dos modos de entrada como enquanto reflexo de opções ou motivações estratégicas. DOI:10.5585/riae.v10i.1719The motivations for the internationalization of firms influence the selection of foreign entry modes. In this article we use John Dunning’s (1993) classification, which distinguishes four primary motives to invest overseas – market seeking, resource seeking, strategic asset seeking and efficiency seeking –, conceptually discussing the impact of the selected foreign entry modes. The methods and strategies of multinational corporations (MNCs) are chosen in a broader framework, where internationalization motivations converge with the exploitation, or exploration, of firm-specific advantages. Our analysis is supported by a set of theoretical propositions. The results demonstrate that MNCs must develop the best possible combination of strategy-structure for their international operations, and yet conceive a casuistic analysis of each individual operation. We have therefore contributed to a better understanding of the selection of foreign market entry modes as a reflection of strategic choices or motivations.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2011-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1504910.5585/ijsm.v10i1.1719Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 29-54Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 29-542176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15049/7258Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos Ferreira, Manuel Aníbal Silva PortugalSerra, Fernando RibeiroReis, Nuno Rosa2019-09-20T13:23:58Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15049Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:23:58Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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