Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kelly Andréa Oliveira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/48224
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_ebd7e056bde2e11c170219e247e410e7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significadosAutonomisation of youngsters in residential foster care: speeches and meaningsJovens em acolhimento residencialPercursos de carreiraDecisões escolaresExperiência de acolhimentoProcesso de autonomizaçãoYoungsters in residential careCareer pathsAcademic decisionsFoster care experienceAutonomisation processCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO número de jovens em situação de acolhimento residencial em Portugal justifica a necessidade de atender a como se processa o seu desenvolvimento de carreira, em especial na fase de autonomização. Este estudo pretende analisar a perceção dos jovens acerca dos seus percursos de carreira e vivência do processo de autonomização. Participaram no estudo sete jovens em acolhimento residencial na fase de autonomização, seis raparigas (85,71%) e um rapaz (14,9%) com idades entre os 17 e 19 anos (Midade= 17.71, DP= 0.76), a quem foi administrado um questionário sociodemográfico e um guião de entrevista analisando três dimensões: perceção dos percursos e decisões escolares, perceção da experiência de acolhimento e perceção do processo de autonomização. Os resultados da análise de conteúdo de Bardin revelaram como principais categorias do discurso as alternativas de escolha de carreira, autonomia nas decisões escolares, motivos de escolha do curso atual, papel dos estudos, pessoas significativas nos percursos, valores de vida, sentimentos, pensamentos, aprendizagens e memórias da experiência em acolhimento, sentimentos e pensamentos na saída do acolhimento, planeamento da saída do acolhimento, dificuldades e recursos percecionados. Estes resultados são interpretados e discutidos retirando-se implicações a nível da intervenção da carreira.The number of youngsters in residential foster care situationin Portugal, justify the need to understand how their career development process, specially in the autonomisation fase. Therefore this study consists in analyzing the perception of these youngsters about their career paths and experience of this process. Seven youngsters in residential foster care in process of autonomisation take part in this study, six girls (85,71%) and one boy (14,9%) with ages between 17 and 19 (Mage=17.71, DP=0.76), to whom have been presented a sociodemographic survey and the interview guide analyzing three dimensions: perception of academic decisions and career, foster care experience and autonomisation process. The results of Bardin’s content analysis revealed, as main categories of the speech, the alternative career choices, autonomy in academic decisions, reasons of current academic course choice, role of the studies, significant people in their paths, life values, feelings, thoughts, learnings and foster care experience memories, feelings and toughts on the departure of foster care, dificulties and perceived resources. These outputs are interpreted and discussed and then, conclusions are drawn on the implications on career intervention.Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha SoaresUniversidade do MinhoSilva, Kelly Andréa Oliveira da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48224por201718731info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:26.985626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados
Autonomisation of youngsters in residential foster care: speeches and meanings
title Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados
spellingShingle Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados
Silva, Kelly Andréa Oliveira da
Jovens em acolhimento residencial
Percursos de carreira
Decisões escolares
Experiência de acolhimento
Processo de autonomização
Youngsters in residential care
Career paths
Academic decisions
Foster care experience
Autonomisation process
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados
title_full Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados
title_fullStr Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados
title_full_unstemmed Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados
title_sort Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados
author Silva, Kelly Andréa Oliveira da
author_facet Silva, Kelly Andréa Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kelly Andréa Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens em acolhimento residencial
Percursos de carreira
Decisões escolares
Experiência de acolhimento
Processo de autonomização
Youngsters in residential care
Career paths
Academic decisions
Foster care experience
Autonomisation process
Ciências Sociais::Psicologia
topic Jovens em acolhimento residencial
Percursos de carreira
Decisões escolares
Experiência de acolhimento
Processo de autonomização
Youngsters in residential care
Career paths
Academic decisions
Foster care experience
Autonomisation process
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/48224
url http://hdl.handle.net/1822/48224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201718731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132272932159488