Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/48224 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_ebd7e056bde2e11c170219e247e410e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48224 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significadosAutonomisation of youngsters in residential foster care: speeches and meaningsJovens em acolhimento residencialPercursos de carreiraDecisões escolaresExperiência de acolhimentoProcesso de autonomizaçãoYoungsters in residential careCareer pathsAcademic decisionsFoster care experienceAutonomisation processCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO número de jovens em situação de acolhimento residencial em Portugal justifica a necessidade de atender a como se processa o seu desenvolvimento de carreira, em especial na fase de autonomização. Este estudo pretende analisar a perceção dos jovens acerca dos seus percursos de carreira e vivência do processo de autonomização. Participaram no estudo sete jovens em acolhimento residencial na fase de autonomização, seis raparigas (85,71%) e um rapaz (14,9%) com idades entre os 17 e 19 anos (Midade= 17.71, DP= 0.76), a quem foi administrado um questionário sociodemográfico e um guião de entrevista analisando três dimensões: perceção dos percursos e decisões escolares, perceção da experiência de acolhimento e perceção do processo de autonomização. Os resultados da análise de conteúdo de Bardin revelaram como principais categorias do discurso as alternativas de escolha de carreira, autonomia nas decisões escolares, motivos de escolha do curso atual, papel dos estudos, pessoas significativas nos percursos, valores de vida, sentimentos, pensamentos, aprendizagens e memórias da experiência em acolhimento, sentimentos e pensamentos na saída do acolhimento, planeamento da saída do acolhimento, dificuldades e recursos percecionados. Estes resultados são interpretados e discutidos retirando-se implicações a nível da intervenção da carreira.The number of youngsters in residential foster care situationin Portugal, justify the need to understand how their career development process, specially in the autonomisation fase. Therefore this study consists in analyzing the perception of these youngsters about their career paths and experience of this process. Seven youngsters in residential foster care in process of autonomisation take part in this study, six girls (85,71%) and one boy (14,9%) with ages between 17 and 19 (Mage=17.71, DP=0.76), to whom have been presented a sociodemographic survey and the interview guide analyzing three dimensions: perception of academic decisions and career, foster care experience and autonomisation process. The results of Bardin’s content analysis revealed, as main categories of the speech, the alternative career choices, autonomy in academic decisions, reasons of current academic course choice, role of the studies, significant people in their paths, life values, feelings, thoughts, learnings and foster care experience memories, feelings and toughts on the departure of foster care, dificulties and perceived resources. These outputs are interpreted and discussed and then, conclusions are drawn on the implications on career intervention.Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha SoaresUniversidade do MinhoSilva, Kelly Andréa Oliveira da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48224por201718731info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:26.985626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados Autonomisation of youngsters in residential foster care: speeches and meanings |
title |
Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados |
spellingShingle |
Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados Silva, Kelly Andréa Oliveira da Jovens em acolhimento residencial Percursos de carreira Decisões escolares Experiência de acolhimento Processo de autonomização Youngsters in residential care Career paths Academic decisions Foster care experience Autonomisation process Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados |
title_full |
Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados |
title_fullStr |
Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados |
title_full_unstemmed |
Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados |
title_sort |
Autonomização de jovens em acolhimento residencial: discursos e significados |
author |
Silva, Kelly Andréa Oliveira da |
author_facet |
Silva, Kelly Andréa Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kelly Andréa Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens em acolhimento residencial Percursos de carreira Decisões escolares Experiência de acolhimento Processo de autonomização Youngsters in residential care Career paths Academic decisions Foster care experience Autonomisation process Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Jovens em acolhimento residencial Percursos de carreira Decisões escolares Experiência de acolhimento Processo de autonomização Youngsters in residential care Career paths Academic decisions Foster care experience Autonomisation process Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/48224 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/48224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201718731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132272932159488 |