O efeito custo perdido nas decisões de investimento em escalada em função da dimensão do investimento e do modo de apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nevado, Pedro
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/726
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional
id RCAP_ebd7e6988a546650b6b4f4b5645a0edf
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito custo perdido nas decisões de investimento em escalada em função da dimensão do investimento e do modo de apresentaçãoDissertação de Mestrado em Comportamento OrganizacionalContinuar com um projecto em escalada de falhanço é uma decisão economicamente irracional, mas que contém motivações psicológicas. Os decisores revelam alguma dificuldade em ignorar os Custos Perdidos vindos do passado e continuam investindo recursos novos. É este Efeito do Custo Perdido que este estudo pretende analisar. Duas hipóteses foram desenvolvidas. (1) A probabilidade de continuar com o investimento aumenta na medida em que o já investido, custo considerado perdido, é de maior dimensão e está mais próximo de previsto (planeado) para o investimento total. (2) A decisão de continuar a investir é maior quando o custo perdido é expresso em termos proporcionais face ao planeado, por oposição aos valores absolutos. As hipóteses foram testadas em duzentos estudantes de fim de curso e de mestrados, constituídos aleatoriamente em oito grupos de vinte e cinco elementos cada, independentes entre si, utilizando um plano experimental 2x4 onde as variáveis independentes são: o investimento já realizado em quatro níveis diferentes e a forma dos valores expressa em termos proporcionais face ao planeado investir e em termos absolutos. A variável dependente é dicotómica nas respostas, sim ou não, de continuar com um investimento que está em falhanço. Os resultados, com um nível de significância de 5%, comprovam em larga medida as hipóteses formuladas. Efectivamente, apesar de não revelar um comportamento em crescendo directamente proporcional, a dimensão do custo perdido e a proximidade do fim do objectivo inicial tem um efeito de escalada na decisão de continuar com um curso de acção negativo. Por outro lado, face aos valores expressos em termos absolutos, a apresentação dos valores de investimento expressos em termos proporcionais, revela no decisor, com excepção das situações de extremo, uma maior apetência em continuar com o investimento. Conclui-se que o Efeito Custo Perdido existe e motiva comportamentos irracionais do ponto de vista económico. O decisor é em certa medida "escravo" de decisões ou hesitações anteriores fazendo por isso aumentar o custo considerado perdido do qual vai sentindo dificuldade em se libertar. Por outro lado ainda o decisor em face de limitações ou restrições várias utiliza artifícios para a tomada de decisão, como a forma percentual da quantificação do custo perdido, que o conduzem na maior parte das situações a decisões erradas do ponto de vista económico.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRibeiro, Jorge da SilvaRepositório do ISPANevado, Pedro2011-08-11T11:16:51Z1998-01-01T00:00:00Z1998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:50Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:50.236360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito custo perdido nas decisões de investimento em escalada em função da dimensão do investimento e do modo de apresentação
title O efeito custo perdido nas decisões de investimento em escalada em função da dimensão do investimento e do modo de apresentação
spellingShingle O efeito custo perdido nas decisões de investimento em escalada em função da dimensão do investimento e do modo de apresentação
Nevado, Pedro
title_short O efeito custo perdido nas decisões de investimento em escalada em função da dimensão do investimento e do modo de apresentação
title_full O efeito custo perdido nas decisões de investimento em escalada em função da dimensão do investimento e do modo de apresentação
title_fullStr O efeito custo perdido nas decisões de investimento em escalada em função da dimensão do investimento e do modo de apresentação
title_full_unstemmed O efeito custo perdido nas decisões de investimento em escalada em função da dimensão do investimento e do modo de apresentação
title_sort O efeito custo perdido nas decisões de investimento em escalada em função da dimensão do investimento e do modo de apresentação
author Nevado, Pedro
author_facet Nevado, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Jorge da Silva
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Nevado, Pedro
description Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01T00:00:00Z
1998-01-01T00:00:00Z
2011-08-11T11:16:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/726
url http://hdl.handle.net/10400.12/726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130048140148736